O SEGREDO DA PROSPERIDADE

DE JOSÉ

 

E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o Senhor estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo. Gn 39.1-5.

 

E o Senhor estava com José.

 

Eis o segredo da prosperidade deste homem. A Bíblia diz claramente que ele foi homem próspero e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em sua mão.

 

Como alcançar esta vitória? Tiago desvenda o segredo: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”. Tg 4.8.

 

É um teorema simples, não? Alguém pode até pensar que Deus fica estático em seu trono, esperando nossa atitude, mas não é assim. O profeta Oséias nos mostra que é o próprio Deus que nos busca, como buscou a Adão, naquele dia fatídico em que ele disse: “Adão, onde estás”?

 

“Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento”. Os 11.4.

 

É quando o baiano diz: “Eita Deus de força”!

 

É ele que nos atrai. Mas não se iluda, irmão, ele não usa cordas espirituais, sobrenaturais, divinas, ele nos atrai com cordas humanas. Ele usa pessoas, usa contingências, usa fatos, acontecimentos, episódios diversos, ocorrências que parecem triviais, lances aparentemente sem importância, fenômenos naturais, do dia a dia.

 

Seus laços de amor muitas vezes podem estar embutidos no sorriso de um filho, no carinho de sua esposa, na atenção especial do seu marido, no gesto de um estranho, no garçon que lhe serve o almoço, na menina que lhe vende umas balinhas, no cobrador educado, no motorista que lhe espera um pouquinho, na simpatia de um velhinho, na expressão feliz e bonita de uma criança... são tantas coisas!

 

E ainda existe alguém que abre sua boca grande e diz:

 

- Deus não tem falado comigo!

 

Até parecem com o rei Saul em sua interpretação maluca, quando afirmou:

 

“Deus se tem desviado de mim”.  1 Sm 28.15.

 

Que engano, Saul! Não foi Deus quem se desviou de você, foi você que se desviou de Deus.

 

Tenho ouvido muitos cometerem o mesmo erro de Saul, dizendo que Deus os abandonou, os deixou, não fala mais com eles, não liga mais para eles... Não é exatamente o contrário, minha boa gente?!

 

Sal 9:10 -  Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.

 

Sal 34:10 -  Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará.

 

Sal 40:16 -  Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor.

 

Sal 105:3 -  Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao Senhor.

 

Sal 119:2 -  Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.

 

Quando o Senhor está na vida de um homem ou de uma mulher, até os arredores da sua casa e da sua vida, o espaço em que gravita, os recintos que freqüenta, os locais onde interage, os vizinhos, os amigos, os parentes, todos são abençoados. Você se torna uma fonte de bênçãos, de paz, de felicidade e de prosperidade para muitos.

 

Glória a Deus pelo seu dom inefável.