QUER VIVAMOS OU MORRAMOS, SEJAMOS DO SENHOR

Romanos 3.22 a 25 Nos é manifestada a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos.

 

Em Gênesis 49.9 a 11 (ler): Jacó reúne seus filhos e faz sabersobre os dias vindouros: Fala de uma forma figurada à promessade um filho de Silo ( entendendo-se como anunciação do Messias), que viria ser morto como um leão, como um rei, e seria da tribo de Judá, e que não poderia ser dado vidaapós morto se não fosse por obra de Deus. No qual, todos os povos lhe obedeceriam, que seu cetro não seria tirado e que sua capaestaria manchada com sangue, sendo a videira mais excelente. Fatos todos ocorridos tempos depois desta profecia, em Jerusalém, quando o Messias se mostra montado num jumentinho,dizendo ser a videira verdadeira em qual a salvação estava pelo seu sangue que seria vertido na cruz, aonde sua capa como sumo sacerdote seria manchada pelo sangue aos injustos.

Em Isaías 53 certamente esta é a mais completa predição de como seria o sacrifício do Messias, contando com detalhes todos os atos e fatos que estariam por vir, nos quais Jesus teria que passar para que houvesse perdão dos pecados de toda a humanidade. Os fatos ocorridos se deram e se darão uma única vez em toda a historia da humanidade, foi uma profecia consumada, nada mais restando para que haja salvação, nada mais precisando de intercessão substitutiva. Jesus levou sobre si todas as nossas transgressões. Tornou-se um fato incontestável "verdadeiramente"sem fraude. Ele "tomou sobre sí", nada foi designado como imposição,foi voluntário, num sacrifício real e verdadeiro; "as nossasenfermidades" , aqui não é tratado da enfermidade física, mas das enfermidades da alma, daquilo que nos separava do amor de Deus. O nosso pecado.

Em Isaías 49.7 a 9 Jacó fala ao seu povo coisas desconexas, mas de profundo mistério perante a humanidade: Assim diz o SENHOR, o Redentor e Santo de Israel, ao que é desprezado, ao aborrecido das nações, ao servo dos tiranos: Os reis o verão, e os príncipes se levantarão; e eles te adorarão por amor do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu. Diz ainda o SENHOR: No tempo aceitável, eu te ouvi e te socorri no dia da salvação; guardar-te-ei e te farei mediador da aliança do povo, para restaurares a terra e lhe repartires as herdades assoladas;

para dizeres aos presos: Saí, e aos que estão em trevas: Aparecei.

No momento da entrega do espírito de Jesus, o véu é rasgado do alto para baixo, simbolizando que a obra de Deus em nós é de cima para baixo, que a salvação ela vem de cima, num ato da Graça de Deus, sem que o homem tenha interferência em sua misericórdia, está em nós proclamarmos da sua misericórdia para que a sua Graça seja manifesta. Não temos como dimensionar a tamanha obra do que seja a nossa salvação. Este favor imerecido é algo que nos foge da compreensão. Nós pensamos em nos alegrar quando uma alma volta-se para Deus, mas a Palavra nos diz que nos Céus os anjos fazem festa. Tamanha é a obra.

È propiciado cair dos olhos dos antes perdidos, as escamas do mundo espiritual, rasga-seo véu que nos separa de Deus. Revela-se o Espírito Santo e Este propicia o consolo da alma pela Palavra que se torna viva ao conhecimento.

O brado de Jesus concluiu aos céus, toda a açãoterrena e humana do Messias. Tudo havia se consumado, toda obra redentora da reencarnação estava encerrada ali.

Em Mateus 27.46, está a maior lamentação como homem que Jesuspronunciara:Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

A angustia de Jesus demonstrou o fardo do pecado da humanidade que sobre ele havia sido colocado. Por isto afirmar que em nenhum outro há salvação. A obra redentoraera recitada na cruzem hebraico, quando o povopensou entender que Jesus falava em Elias, pois eles falam em aramaico, Jesusindaga o seu Pai: POR QUE NÃO ME AUXILIAS?

Alguns sinais terrenos deram seqüência ao fato da entrega do espírito de Jesus, razão nas quais as pessoas que o haviam crucificado, se desesperarem e baterem em seus peitos, conscientes daresponsabilidade querecairia sobre eles. Era costume romanocrucificar as pessoas quecombatiam o império. O monte da caveira, era um local de morte. O que O Messiascombatia não erado reino terreno, perverso e opressor , era nas hostes que oprime até os dias de hoje. Eis que o projeto de Deusdaria continuidade dos céus, após a reencarnação do homem Deus, chamado deJesus O Cristo. Aquele que aprouve a Deus fazer cumprir a sua vontade tanto na terra como no céu, cfe.Colossenses 1.19porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Passamos a ser nEle, amados do Pai. O aceitar a expiação de Cristo, nos possibilita termos acesso ao Pai,pelo seu ministério da reconciliação. O aceitamos como Verdadeiro Filho de Deus, pelo qual tira o Pecado do Mundo.

A reconciliação teve um preço a ser pago por Jesus. Nós teremos um preço a pagar para que sejamos salvos. Nada se efetivará se não renegarmos-nos a nós mesmos. Querer o mundo e querer estar dentro da vontade de Deus, é algo importante para revermos em nossos conceitos de ser cristão que caminha pelo mundo. O sacrifício vicário se deu por intermédio de um cordeiro sem mácula. O único que levou sobre si, toda a necessidade da satisfação da justiça divina.

Estávamos como ovelhas desgarradas, errantes, mas fomos arrebanhadas por bom preço. Em nenhum outro e por nenhuma outra forma foi imputado em sermos salvos, a não ser POR CRISTO JESUS O NOSSO SENHOR.

Os opositores sempre houveram, desde os que o crucificaram, até os defensores da fé em Alá.

Seguidores de Maomé, mencionam que tudo foi uma simulação.Que Deus não seria tão injusto a ponto de mandar o seu próprio filho vir morrer pela humanidade. Crêem que ao pecarmos não se fere a Deus e a sua justiça, masa nós mesmos. E pecando, apagaríamos o pecado praticando o bem, combatendo o mal. Apregoam que Deus não exige nenhum preço para sermosperdoados dos nossos erros, falam que a doutrina da redenção é uma negação da justiça e da misericórdiade Deus..

Uma pergunta se deva fazer: Quem tem poder de restaurar o homem morto perante Deus, se não for por obra vicária à reconciliação por Cristo Jesus?

CONCLUSÃO:

A Palavra fala que aqueles que estão em Cristo novas criaturas são. O velho fica para trás e tudo se faz novo.

A ninguém foi dado tamanha autoridade de transformação, ondese transforma coisa ruim, em algo novo bom. É necessário que não transformemos a ação de Jesus numa zombaria, para que não sejamos condenados pela nossa negligência, porque 1 Coríntios 6:14Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não dimensionamos, nem compreendemos, somentetestificaremos pela nossa fé. É crer para salvação ou descrer para condenação.

CRISTO O SENHOR DA NOSSA FÉ,É SENHOR !Aleluia !

Valdir Carvalho – Cascavel- 12.03.2008