INTRODUÇÃO

 

        O maior representante da nova tendência literária na terceira geração da poesia romântica brasileira foi Castro Alves,este autor trouxe para a literatura brasileira uma poesia social e humanitária.Castro Alves nasceu no estado da Bahia em 14 de março de 1947 e na adolescência produziu precocemente seus primeiros versos,ele tinha uma intensa vida amorosa  da qual pode destacar seu romance com Eugênia Câmara,esta mulher lhe deu inspiração para boa parte dos seus versos líricos.Na poesia social e nacionalista,Castro Alves mostra toda a sua eloquência épica, a temática social é de excepcional comunicabilidade e o tom da oratória é exibido de forma pragmática, assim fica perceptível  o propósito do autor em alcançar multidões.

       Seus poemas são escritos com a intenção de serem declamados em teatros, praças públicas e grandes salas,como sinceros discursos e essa missão do poeta revela ao leitor um desejo em anunciar a todos o ‘‘mundo novo’’ e a sua vontade de persuadir a todos aparece como uma necessidade de mudanças.Daí a épica ressoante de seus versos,as apóstrofes violentas,as antíteses constantes,as hipérboles,as ousadas metáforas e o tom grandioso de seus cantos,tornam-se importantes meios reveladores de épocas  vivenciadas intensamente por Castro.A necessidade de um ‘‘novo mundo’’ vem sendo mostrada nos tempos de hoje, de várias formas pelas pessoas . As poesias de Castro Alves,inspiram e revelam um olhar penetrante e significativo necessitado de saberes que nos leva a repensar sobre a vida,sobre o significado do amor e sobre o direito de viver,fatos tão necessários nos dias de hoje. A contribuição da poesia é mostrada nas questões sociais do país, um grito sobre as injustiças seculares.

       Como objetivo,este trabalho pretende analisar as poesias de Castro Alves, focando nos aspectos românticos e sociais inseridos nos versos.O desenvolvimento da análise pretendida,gira em torno de um contexto histórico e literário que envolve o grande escritor Castro  Alves,participante da terceira geração do romantismo.Busca-se  identificar as características deste escritor e pretende-se verificar qual importância tem suas poesias para tratar de questões sociais, desenvolvendo análises  do estilo literário desenvolvido por Castro Alves.

       A crítica inserida nas obras de Castro ao poder político,se revela através da música, cujas composições são autênticas poesias. Considerado um poeta fervoroso e adepto aos movimentos abolicionistas,através de suas poesias é possível  perceber que ele conta e canta os acontecimentos,a realidade e acima de tudo um possível acontecimento segundo a sua visão,levando para o lado emotivo,assim,a linguagem de Castro é usada para gerar sentimentos no leitor.

       Será que Castro Alves tinha uma visão universal da realidade na sua época? E os assuntos dos poemas se voltavam somente para o universo limitado do eu lírico? O mundo que cercava Castro Alves tinha importância e este autor não se restringiu apenas no egocentrismo das primeiras gerações românticas,pelo contrário,os horizontes literários do poeta são mais amplos.

       Castro não falava apenas do amor voltado ao lirismo, direcionava sua oralidade também para o amor carnal,para a luta de classes,dos oprimidos,dos marginalizados e do abolicionismo.

  

07

       Falam-se muito nos poemas românticos de Castro, mas, os poemas que chamam mais a atenção do leitor são os que envolvem as questões sociais, assim,esse magnífico autor exibe em seus versos uma tendência da escola literária vindoura (realismo) e com relação a forma,o poeta mostra-se totalmente romântico.Os versos de Castro Alves estão cheios de figuras de linguagem e o poeta é individualizado por seu trato poético com o ritmo e sonoridade perfeitos em suas poesias.Este poeta mostra em suas obras um nível elevado da linguagem poética ,esse nível costuma ser discutível.Temos que admitir que existe recursos de linguagem e de retórica perfeitos nas obras de Castro.

      Há ainda muito que pensar, pesquisar,discutir e debater sobre os poemas de Castro Alves,o objetivo maior é analisar profundamente as poesias sociais e românticas deste  autor,uma vez que este autor ficou conhecido como o poeta social,genial e dos escravos.    

        Castro Alves é uma das maiores figuras que surgiu em um contexto histórico e literário e contribuiu com o amadurecimento das ideias para definir uma identidade cultural para o país. Este estudo é muito importante é necessário, pois os  sentimentos e histórias ,os anseios,as angústias e desejos de Castro Alves são reais e significativos para o desenvolvimento de uma análise investigativa.

       Deseja-se analisar pontos fundamentais para a identificação de características poéticas buscando argumentos para obter melhores resultados.

       Segundo Rodovalho(2010,pg.10):‘‘Introduzindo um novo estilo na literatura brasileira, Castro Alves promoveu a construção de uma poesia que  envolvia as causas da liberdade e da justiça, um estilo de poesia social e libertária com uma linguagem capaz de quebrar o silêncio sobre o negro e a escravidão, ditado pela colonização na história e na literatura do país.’’

       O som das palavras,os novos aspectos linguísticos,as  expressões de cenas dramáticas deste ‘‘novo mundo’’ ou estilo de poesia ,leva os poemas de Castro a terem uma dedicação aos negros, tratando-os como heróis em seus poemas.De certa forma Castro Alves os libertava por meio da poesia.

        É possível compreender que a obra deste autor é profundamente marcada pelos sentimentos de clemência e tragédias que rodam o espírito negro infeliz, incapaz de superar as diversidades do sistema de escravidão.

       A poesia de Castro contribuiu para que o diferente despontasse na sociedade brasileira no período em que suas obras eram escritas,inspirado pelos valores humanísticos Castro envolvia a igualdade e a liberdade,a fim de promover um chamado a organização cultural do país.Sua expressividade faz parte de uma especial e única forma linguística,seus poemas levam ao leitor um sentimento intenso e cheio de angústias,prestes a eclodir e formar um estilo linguístico empanturrado de desejos e visões humanas voltadas para o amor e para a liberdade.

        Assim,será explicado bem claramente os aspectos linguísticos e filosóficos de Castro Alves,suas inspirações,seus desejos e a sua visão abolicionista.Nos capítulos inseridos neste artigo,haverá descrições mais detalhadas sobre o assunto abordado. As filosofias passadas para o papel, fez de Castro Alves um autor a frente do seu tempo,rico linguisticamente,poderoso nas idéias e puro na sua inspiração poética.   

08

 

1. O HERÓI COROADO

1.1. CASTRO ALVES: UM POETA SOCIAL,GENIAL  E LÍRICO

           

       ‘‘Vai, pois, meu livro! E como louro agreste. Traz-me no bico um ramo de... cipreste!’’(ALVES,2005,pg.225).Esses versos são os últimos do poema que abre o livro ‘‘espumas flutuantes’’,que é o primeiro livro de Castro Alves.Este livro a primeira vista parece um contra-senso em termos de título,por que toda espuma é flutuante,por outro lado há um cruzamento com os chamados pulos flutuantes ,que era o nome que se dava aos navios negreiros e como Castro Alves trabalhou a questão da abolição da escravatura em quase toda sua poesia social,nós temos portanto já  a partir deste poema de abertura um nível elevado da linguagem poética de Castro Alves ,é claro que este nível costuma ser discutível e discutido também pela critica literária de todos os tempos.Nós temos que admitir que se por um lado existem recursos de linguagem ,de retórica perfeitos na obra poética de Castro Alves,por outro lado até devido a sua imaturidade poética,ele é um poeta que começou a escrever aos 13 anos de idade,alguns de seus versos não são compreensíveis,para não dizer legíveis aos olhos de hoje.Os versos demonstrados  na primeira linha,mostram que por um lado o poeta está cruzando ‘‘louro agreste’’ com ‘‘cipreste’’ e isso remete ao mesmo tempo  o herói coroado e o herói que vai morrer,uma vez que Castro Alves morreu aos 24 anos de idade e durante a elaboração do livro  ‘‘espumas flutuantes’’ ele já estava muito doente.

       Poeta social,poeta dos escravos,poeta genial,exatamente por ter produzido o livro ‘‘espumas flutuantes’’ em tão pouco tempo,deixou uma rótulo  e uma tradição na literatura brasileira e essa tradição se fixa dentro da própria história da literatura,para não dizer dentro da concepção do ensino literário,do ensino de poesia,nas escola brasileiras desde o século XIX, então Castro Alves ficou mais conhecido como poeta dos escravos na medida em que ele foi de inicio um líder isolado na sua vida pessoal,ainda não na sua vida poética,um líder que empunhou a bandeira da abolição da escravatura e por outro lado ele vai também ser uma espécie de símbolo e modelo do poeta brasileiro do século XIX.Castro Alves era uma pessoa bonita e amou uma das artistas mais importantes que trabalhava no Brasil,chamada Eugenia Câmara e foi um homem que teve outras mulheres.Além disso,ele era um homem que tinha condições declamatórias muito grandes e nesse sentido ele declamava em várias situações e espaços públicos os seus poemas sobre os escravos,analisando isso é possível enxergar que na vida pessoal e poética de Castro Alves ocorre uma união entre o amor e o social e da união dos dois,Castro passou a ser  chamado de poeta genial.O adjetivo genial aplicado ao poeta talvez esteja ligado ao verso dele que diz o seguinte: ‘‘Eu sinto em mim,o borbulhar do gênio’’,muitos críticos acharam que se tratava de um narcisismo desvairado,quando na verdade não era bem isso,gênio na linguagem do século XIX,não tem o sentido de algo genial ou super inteligente etc. O adjetivo ‘‘Gênio’’ para Castro é a inspiração poética propriamente dita,o poder de criação.

       A dimensão lírica da poesia de Castro Alves,revela um poeta que deixou um dos poemas românticos mais interessantes e agradáveis da literatura brasileira,é o caso do ‘‘o adeus de Teresa’’ e ‘‘adormecida’’.Seus trechos líricos  são de extrema beleza, como por exemplo, ‘‘ a tirana do escravo’’ e no poema ‘‘ tragédia do lar’’, ele narra e insere   a   voz   da  mãe  preta,escrava  e  que  teve  seu  filho  escandida  

09

dos seus senhores e esta mãe canta a tirana da escrava: ‘‘eu sou como a garça triste,que vive a beira do rio,as orvalhadas da noite me fazem tremer de frio.’’(ALVES,2005,pg.345).Assim,Castro Alves é dentro da poesia brasileira romântica,um poeta que fez toda uma obra em um espaço de 6 a 9 anos,por que sua vida foi muito curta.Não fez apenas uma obra,ele construiu uma das maiores obras da literatura brasileira do século XIX,uma obra que é viva e que não devemos desprezar em nome as vezes de certas conquistas modernas que estão mais para fracasso do que mais propriamente para o avanço da poesia dentro da nossa literatura.

‘‘A vez primeira que eu fitei Teresa;

como as plantas que arrasta a correnteza...

a valsa nos levou nos giros seus e

amamos juntos e depois na sala;

‘‘adeus’’eu disse-lhe a tremer com

a fala, e ela ,corando ,murmurou-me: ‘‘adeus’’(ALVES,2005,pg.347).

        A atualidade de Castro Alves,se revela em pequenos fragmentos que ele deixa em vários poemas.No fragmento poético acima citado,é possível notar a questão do amor relacionado com a separação,com o adeus,com a fraqueza e com o morrer de amor.Estes aspectos são muito típicos da literatura romântica e isso revela uma permanência do poeta e escritor Castro Alves ainda que no inconsciente dos poetas contemporâneos.

      Ainda no aspecto lírico poético de Castro Alves é possível ver uma dimensão erótica.Para que se tenha idéia da dimensão superior da poesia de Castro Alves basta lembrar de dois de seus poemas : ‘‘o navio negreiro’’ e ‘‘vozes da África’’,estes textos são insuperáveis em nosso poesia e eles representam o que há de mais importante na poesia lírica e na poesia social de Castro Alves.Se nós situarmos este autor dentro do romantismo,veremos que este é um momento privilegiado que diz respeito a sensibilidade,a emoção  e ao erotismo,a poesia de Castro Alves tem um tonalidade toda especial,por que o erotismo de Castro Alves não decorre como em Casimiro de Abreu,Fagundes Varela ou em Álvares de Azevedo,dessa focalização direta dos aspectos relacionados com a figura da mulher.O erotismo de Castro Alves vem justamente da linguagem,a linguagem é erótica em Castro Alves,por que é uma linguagem que quer com sua grande eloquência,com a sua grande força de persuasão  ganhar e captar o leitor,portanto, ‘‘a poesia social e a poesia erótica em Castro Alves formam uma única coisa’’(SANTANNA,1975,pg.57).Se nós verificarmos no seu poema ‘‘cachoeira de Paulo Afonso’’,veremos como isso realmente acontece.Nós temos um tratamento todo especial,bastante erótico dado aos escravos, especialmente a Maria e Lucas e é exatamente este tratamento que vai conferir ao poema uma dimensão social maior,por que  o erotismo das personagens ganha a atenção do leitor.Castro revela uma linguagem que tem grandes voos e seus poemas foram feitos para serem declamados,a poesia que voa alto,influía nas pessoas para alguma causa,para algum sentimento,para alguma ação vital e nesse sentido é possível entender a questão do erotismo,este se revela nos poemas em  oposições, alto/baixo;céu/abismo,ou seja,o amor é colocado contrariamente, dialeticamente,como coisas que ao mesmo tempo que se unem  também se separam. Castro Alves trouxe para os seus leitores e ouvintes uma memória do que foi o tráfico negreiro,este poeta desmitificou e  sua obra é indissociável da sua imagem quanto poeta.

                                 10

     

2. UM AUTOR INOVADOR

2.1. SIGNOS POÉTICOS

       Segundo Bosi(2003,pg.56), ‘‘a terceira geração da poesia romântica foi caracterizada por versos libertários e sociais que refletiam as questões que envolviam o Brasil império.’’ Já Coutinho(2001,pg.166),defende que os poetas do século XIX desenvolveram um novo estilo:

               

Romantismo liberal e social: intensa impregnação política social,nacionalista ligada às lutas pelo abolicionismo (especialmente depois de1866) e um lirismo intimista e amoroso, por influencia de Victor Hugo tende para um lirismo de metáforas arrebatadas e ousadas, que se batizou(Capistrano de Abreu) de poesia “Condoreira” ou “condoreirismo’’.

       A poesia segundo este crítico,veio mover as pessoas e seus silêncios que estavam bem acomodados dentro de um sistema que privilegiava poucos.Tanto Coutinho como Bosi reconhecem que Castro Alves trouxe um novo conceito na realidade daquela época,este poeta revelou-se como um poeta representante e inovador na literatura da terceira geração romântica.

      Segundo Oliveira(2007,pg.46):

Ainda muito jovem Castro Alves já despertava atenções em suas produções “colegiais”, e sempre gostava de recitar seus poemas em público e no Ginásio Baiano (1861). O ambiente propício para declamar e conduzir as denúncias contra as ações da classe dominante. Alves sempre olhando as condições em que encontravam os oprimidos,defendia a abolição e a República.

       Outras pessoas aderiram a ideia de Castro Alves e isso fortaleceu ainda mais ‘‘o novo mundo’’do jovem poeta.Oliveira(2007,pg.46)faz um comentário para exemplificar as ações de Castro :“o poema recitado pelo aluno Antônio de Castro Alves no Outeiro que teve lugar no Ginásio Baiano a 3 de julho de 1861, foi um momento de grande repercussão’’.

Se o índio, o negro africano,

E mesmo o perito Hispano

Tem sofrido servidão;

Ah! Não pode ser escravo

quem nasceu no solo bravo

Da brasileira região! (ALVES, 2005, pg. 568-569)

        Com um estilo inovador e posicionado,o jovem poeta defende o índio,o negro,os oprimidos e no quinto verso o reconhecimento da pátria : ‘‘solo bravo’’.Na terra ‘‘em que tudo dá’’ existia o domínio dos portugueses que tentaram escravizar os índios,mas isso não vingou,por que os índios tinham facilidade para se movimentar na floresta.Depois da fracassada tentativa de escravização dos índios,os portugueses partiram para a captura dos negros ,tirados a força da África e trazido para o Brasil.

11

       Os negros viraram mão –de –obra fácil,uma vez que pouco reagia.Estes motivos levaram Castro Alves a enfrentar a realidade fazendo aquilo que outros poetas não fizeram,Alves ganhou as expressões de um poeta condor.De acordo com Bosi(2003,pg.120):

A sua estréia coincide com o amadurecimento de uma situação nova a crise

do Brasil puramente rural o lento mais firme crescimento da cultura urbana,

dos ideais democráticos e, portanto o despertar de uma repulsa pela moral

do senhor – e- servo, que poluía as fontes da vida familiar e social no Brasil

– Império.

       Alves é visto como um poeta inovador e representante de uma geração,este poeta apresenta uma nova linguagem poética e a partir disso ele rompe o silêncio que existia sobre os escravos negros,expondo os problemas sociais que acontecia na colonização do país.Assim,Castro diferencia-se da literatura clássica,que estava voltada somente para o amor ,para o índio e para as diferenças culturais urbanas.

      ‘‘As palavras de Castro Alves são abertas para a realidade de uma nação que sobrevive à custa da escravidão’’(BOSI,2003,pg.120).

E existe um povo que a bandeira empresta

P’ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...

E deixa-a transformar-se nessa festa

Em manto impuro de bacante fria!...

Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,

Que impudente na gávea tripudia?

Silêncio. Musa... chora, e chora tanto

Que o pavilhão se lave no teu pranto! ...

Auriverde pendão de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija a balança,

Estandarte que a luz do sol encera

E as promessas divinas da esperança...

Tu, que da liberdade após a guerra,

Foste hasteado dos heróis na lança,

Antes te houvessem roto na batalha,

Que servires a um povo de mortalha! (ALVES, 2005, pg. 138)

       

       Castro Alves indagava e isso o fez uma ‘‘nova voz’’na nossa poesia,seus poemas envolviam o povo e rompia com dogmas impregnados na classes mais privilegiadas.Castro diferenciou-se dos demais poetas,deixou de se restringir aos simples sentimentos individuais e acabou despertando novo e abrangentes temas, como a igualdade de direitos e a luta de classe.Ele fez denúncia,dizendo:  “existe um povo que a bandeira empresta/ Para cobrir tanta infâmia e covardia”,a bandeira para Castro estava manchada pelo mancomunado  que disfarçava os problemas da escravidão.

      Segundo Bosi (2003, pg. 120-121):

A poesia social de Castro Alves também apresenta uma nova imagem sobre a mulher, considerando-a como aquela que está próxima da figura sensual, enquanto os demais poetas viam a mulher como algo a ser idealizado.

12

      

       Como poeta inovador e intenso sentimentalmente,Castro Alves mostra em suas poesias olhares verdadeiros e expressivos no que diz respeito a natureza,sua crítica social implanta na literatura algo novo e importante.Digno de elogios e admirações, Castro mostrou  na sua época que o silêncio precisava ser rompido e que os homens deveriam e tinham o direito de serem livres no Brasil.

      Segundo Coutinho (2002,pg.04):

O movimento romântico surge como um amplo movimento internacional com características próprias que vai se constituindo gradativamente com seus diferentes escritores.

      

       Castro Alves representa um Brasil social e literário voltado para questões sociais,sua voz chegava aos ouvidos da sociedade, ‘‘a praça é do povo.Como o céu é do condor’’(ALVES,2005,pg.455). O céu sendo do condor é uma imagem que corresponde a ânsia de liberdade que não só trás a poesia de Castro Alves como também devemos trazer dentro de nós.A liberdade é a grande bandeira que devemos empunhar neste século.

       Este magnífico autor tinha musas,fez poemas sentimentais e foi um poeta lírico,amoroso e erótico ,alguns dos melhores poemas  de Castro Alves são poemas em que ele vê uma mulher através de uma fresta de uma porta,através de uma janela, e ele a surpreende em um determinado momento dormindo numa rede,balançando em uma cadeira de balanço ou calçando um sapato e tudo isso está tomado de um erotismo surpreendente,o sentimento mostrado por Castro em seus poemas líricos,revela signos e significados que vão de encontro aos desejos do leitor.Ele viveu muito pouco,mas amou muitas mulheres.

       A poesia na época de Castro Alves ,não tinha um caráter tão reservado e íntimo de hoje,a poesia hoje é para a intimidade,a poesia naquela época,tinha a figura poética onde os jovens declamavam,improvisavam poesias que eram discursos, poesias que eram exaltação,a poesia tinha um caráter social e agregador,era uma poesia de oratória.

      Quando ninguém falava na escravidão,Castro Alves surgiu para escrever poemas abolicionistas. ‘‘O navio negreiro’’ foi um poema altamente genial,ele termina o poema com um golpe teatral,ele vai o tempo inteiro descrevendo aquela cena hedionda que é o navio negreiro e os elementos da natureza vão ficando com horror daquilo: ‘‘Senhor Deus dos desgraçadosDizei-me vósSenhor Deus! Se é loucura... se é verdade. Tanto horror perante os céus?! Ó mar, por que não apagas.’’ (ALVES,2005,pg.333).

       Castro Alves foi um jovem que amou muito e presenciou um dos momentos mais marcantes de nossa história,morreu jovem,aos 24 anos,mas deixou uma obra que é marcada pelo romantismo e pelos cacoetes do romantismo ela sobrevive límpida,clara ,precisa e jovem,liricamente juvenil.Castro queria ser um poeta político é foi importantíssimo ,Alves nos seus poemas se dirigia a liberdade de forma esplendida,realista e torneada de signos.

       Seus sentimentos intensos e a sua visão, trouxeram uma nova literatura para o Brasil .O valor humano e o significado do amor e da liberdade são bases importantes para a compreensão da sua linguagem.

13

2.2. ESTILOS LITERÁRIOS NAS OBRAS DE CASTRO ALVES

      Castro Alves é um dos grandes poetas românticos brasileiro. Os temas recorrentes do romantismo foram o culto da sensibilidade e o isolamento heróico do artista.Castro tem uma parte de poesia amorosa que das mais altas na história da poesia no Brasil,ele fez poesias que chegam muito perto de ações políticas e ele escolheu como causa a escravidão,que era a grande causa nacional naquele momento e fora isso ele tem o que é chamado de pura reflexão ,ou seja,poemas  sobre a morte ,sobre a passagem do tempo,sobre a saudade da infância,as poesia de Castro são marcadas e qualidade de seus poemas são altíssimos.

Eram três anjos - e uma só mulher
Quando a infância corria alegre, à toa,
Como a primeira flor que, na lagoa,
Sobre o cristal das águas se revê,
Em minha infância refletiu-se a tua...
Beijei-te as mãos suaves, pequeninas,
Tinhas um palpitar de asas divinas...
Eras - o Anjo da Fé! ...(ALVES,2005,pg.412)

       Segundo Bosi(1994,pg.120),a poesia deixa de ser silêncio  e lamentos,a partir das inovações de Castro Alves.Várias vezes não reveladas por outros poetas de sua época,sua poesia clama muito mais e de maneira intensa e forte pela igualdade social no Brasil.Este poeta desenvolve novos tons, vozes, linguagens e novas formas de expressão em seus textos poéticos,ele insere diferentes conceitos linguísticos ,com uma oratória poética apelativa e inovada pela sonoridade das palavras ,isso chama a atenção das pessoas para o estilo poético.

        Para uma compreensão acerca do estilo literário de Castro Alves serão analisados alguns de seus poemas.Busca-se descrever o cenário  de algumas estrofes ,observando o enfoque das imagens que representam melhor o estilo literário de Castro Alves.

       De acordo com Bosi (2003, pg. 123):

A obra de Castro Alves torna-se o marco introdutor de uma poesia com a função de ser um instrumento de reforma social na literatura brasileira. Partindo destes princípios, pode-se observar que Castro Alves,com seu voar alto, descreve, no poema “Vozes d’África”, as difíceis condições de vida dos negros no continente africano que culminam com a escravidão no Brasil.Nesse sentido, é possível tomar o poema “Vozes d’África” como um exemplo da visão condoreira de Castro Alves quando ele consegue visualizar o negro sofrendo constantemente a exploração das classes dominantes. O poema ilustra bem tais situações.

        No trecho a seguir,a liberdade não está presente e é possível enxergar a imagem transferida. É possível entender a ansiedade ,a penumbra e o desconforto trágico sofrido pelos menos favorecidos,que clamam no mais alto tom: ‘‘Deus !Ó Deus!Onde estás que não responde?’’(ALVES,2005,pg.333).

14

      Castro Alves ,exalta-se e interroga-se diante do sofrer do negro escravo,este espera um milagre enviado por Deus,pois não tem mais forças para reagir aos maus tratos.O cenário é descrito e ele vivencia as expressões do escravo com suas ações na busca incansável pela liberdade.É notável essa espera ainda no seguinte trecho:

‘‘Há dois mil anos te mandei meu grito’’,sua fúria é materializada,e ele transmite para o poema aquilo que é impossível de acontecer com o ser humano,ele transfere o grotesco.

Qual Prometeu tu me amarraste um dia

Do deserto na rubra penedia

- Infinito: galé!...

Por abutre - me deste o sol candente,

E a terra de Suez - foi a corrente

Que me ligaste ao pé... (ALVES, 2005, pg. 141)

       Mostrar o lado não visto pela sociedade é um propósito de Castro Alves,todo o envolvimento critico e social tem signos e significados importantes e indispensáveis para quem quer compreender a história e seu estilo literário. Castro visa a liberdade e os direitos garantidos do homem escravo.

       No trecho : ‘‘Qual Prometeu tu me amarraste um dia”,o eu lírico de Castro Alves está  furioso  e revoltado com a ingratidão da penumbra.Os negros escravos sem liberdade,vistos como algo que gera dinheiro recebem de Castro tratos nunca previsto na idealização humana daquela época.Ainda há questionamentos no poema: ‘‘vozes da África’’:

E nem tenho uma sombra de floresta...

Para cobrir-me nem um templo resta

No solo abrasador...

Quando subo às Pirâmides do Egito

Embalde aos quatro céus chorando grito:

“Abriga-me, Senhor!... (ALVES, 2005, pg. 142)

      A obra ‘‘saudação a Palmares’’retrata o negro refugiado,com outras condições para sua liberdade,mas o sofrer é ininterrupto ,mesmo livre de uma vida regrada:

Nos altos cerros erguido

Ninho d’águias atrevido,

Salve!---Pais do bandido!

Salve----Pátria do jaguar!

Verde serra onde os palmares

--- Como indianos cocares---

No azul dos colúbios ares

Desfraldam se em mole arfar!...

(...)

Palmares! a ti meu grito!

A ti burcas de granito,

Que no soçobro infinito

Abriste a vela ao trovão.

E provocaste a rajada,

Solta a flâmula agitada

Aos uivos da marujada

Nas ondas da escravidão! (ALVES, 2005, pg. 144)

15

       Diante de uma situação contextual desenvolvida,o escravo se vê livre em Palmares.Sua esperança é notável  e o seu desejo do viver liberto inclui o ar livre em sonhos,mas esse desejo está sempre em situação de confronto no meio da escuridão.Alves contempla a alegria da simplicidade com alegria que ocorre com alforriado.

       A mulher escrava é vista como frágil,tendo seu íntimo dilacerado com o olhar, pouco  idealizada neste cenário de confrontos distintos são travados e sua proteção fica longe de reconhecida.Todo o sofrimento envolve a mulher negra :

Meu filho, dorme o sono eterno

No berço imenso, que se chama --- o céu.

Pede às estrelas um olhar materno,

Um seio quente, como o seio meu.

(...)

Perdão, meu filho... se matar-te é crime...

Deus me perdoa ... me perdoa já.

A fera enchente quebraria o vime...

Velam-te os anjos e te cuidem lá.

Meu filho dorme... dorme o sono eterno

No berço imenso, que se chama o céu.

Pede às estrelas um olhar materno,

Um seio quente, como o seio meu. (ALVES, 2005, pg. 100)

        A representação da mulher negra está neste poema acima,ela sofre maus tratos ,ela sente dor de ver seu filho na miséria:“perdão, meu filho... se matar-te é crime...”,a mãe vai se desfazer do filho,assim é melhor ,pois o filho não vai mais sofrer com a dor da escravidão. De acordo com Oliveira (2007, pg. 55-96):

Castro Alves, o poeta jovem, que já no Ginásio declamava seus ensaios de poema, reconhecendo que a vida dos negros cativos não seria algo confortável de se viver e desagradável para o país. Sempre avança na direção das cenas trágicas, sempre olhando de perto com muito empenho para evitar as marcas ideológicas do sistema já implantando, uma vez que o próprio poeta fazia parte da elite, mas o que diferenciava dos demais era justamente sua crítica social. Queria com seu projeto inovador mudar o país e a vida das pessoas, principalmente os menos favorecidos e cativos.

  

       Castro Alves era uma pequena luz em meio a uma multidão de pessoas traficantes de escravos e  senhores.O poeta persistiu  para vencer não para si,mas para as pessoas que vivem hoje no Brasil moderno.Alves talvez não tenha conseguido com êxito realizar um dos seus sonhos mais desejados,ver abolida a escravidão no Brasil,mas sua semente está semeada com desejos imensuráveis de mudar o país e isto esta sendo levado em frente com um declamar pouco sintetizado,mas genial.A senzala nunca será banida e tem motivos para ser um dos maiores monumentos históricos,por que lá ainda está o olhar do nosso único e magnífico poeta Castro Alves.

       Esse olhar está sendo mantido por gerações e gerações ,a fim de guardar a história de Alves e suas memórias que são únicas e individuais,assim como a sua poesia.Somos privilegiados pois temos na literatura um poeta que escrevia com uma simplicidade incrível e com um desejo de mudança,a nossa literatura com as obras de Castro Alves criou uma identificação real do ser brasileiro.

 

16

3. ANÁLISE DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS NO POEMA DE CASTRO ALVES

3.1. O ADEUS DE CASTRO ALVES

           A poesia não deixa de ser ao seu modo uma sucessão de adeuses,adeus a pátria,adeus de Tereza.Em ‘‘o adeus de Tereza’’,além da despedida dos amantes também vai haver um adeus as convenções românticas e de quais eram os papéis pré determinados para o masculino e o feminino.

      Então os amantes se despedem e também vão se despedir de uma certa maneira de ver o papel do homem e da mulher na lírica romântica.Mas para percebermos como a cena do amor romântico vai ser desfeita precisamos saber antes como ela foi montada e aquilo que a caracteriza.

        Segundo o crítico literário Xavier Marques(2009,pg.88),o poema ‘‘o adeus de Tereza’’,se reportaria ao fim do romance de Castro Alves e Eugênia Câmara,uma atriz portuguesa que foi sua intensa paixão,entre muitas idas e vindas amorosas,ela rompeu com o poeta e se uniu ao  maestro da sua companhia teatral.

E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"
Passaram tempos sec'los de delírio
Prazeres divinais gozos do Empíreo
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse - "Voltarei! descansa!. . . "
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"
Quando voltei era o palácio em festa!
E a voz d'Ela e de um homem lá na orquestra
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei! Ela me olhou branca surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa!
E ela arquejando murmurou-me: "adeus!"   (ALVES,2005,pg.347)

       Ocorre no poema acima uma grande mudança no tratamento da cena romântica desaparece a questão da virgindade,utilizada em muitas obras românticas daquela época,a condição da virgindade é irrelevante para a vivencia extremada dessa paixão relatada no poema ‘‘o adeus de Tereza’’,o prazer em Castro Alves,perde aquela áurea culposa e se torna divinal,gozos do puro prazer  divinal.

      ‘‘A primeira vez que fitei Teresa’’,nesta estrofe Castro Alves cita o verbo fitar que significava uma ação,que é um mergulho no giro da valsa e a valsa no espaço público é o tempo erótico por excelência,permitindo aproximações,recuos,piscadelas de olho,flertes e insinuações.A imagem da natureza,que até então no regime romântico era sempre dual,corruptora ou redentora,em ‘‘o adeus de Teresa’’,não apresenta nenhuma cisão,a natureza é apenas essa força irresistível,sem qualquer componente punitivo ou judicativo,é inevitável ‘‘como as plantas que arrastam a natureza’’,não é bom ,nem mau é assim,assim é a força da paixão.

       ‘‘E amamos juntos... e depois na sala’’(ALVES,2005.pg.347),é possível reparar que o verbo está na primeira pessoa do plural reforçado pelo adjetivo juntos,mas há uma curiosidade ,onde eles se amaram? Em qualquer lugar ,menos na sala,por que o poeta é literalmente reticente quanto a este local  ‘‘E amamos juntos... e depois na

17

sala’’,portanto se eles retornam para a sala depois e estiveram em alguma lugar que não está dito no poema para situar este intercâmbio amoroso entre o poeta e Teresa.

       Quando ele treme com a fala,esse tremor não é pela hipótese do encontro com a amada como acontecia com os poetas românticos e ultra-românticos,em ‘‘o adeus de Tereza’’o tremer é exatamente pelo desencontro pela possibilidade dele perdê-la e não pela oportunidade de ele ter amado a própria Teresa e quando ele fica com a hipótese da perda vai gerar no texto o primeiro ‘‘adeus’’ da estrofe 1 e ela simplesmente repete ‘‘adeus’’.

       Ela repete ‘‘corando’’ por inexperiência ou pudor e este poema desenvolve um belo jogo cromático,por que na estrofe 1 ela está ‘‘corando’’, na estrofe 2 ela está ‘‘pálida’’e na estrofe final, diante do céu azul ela vai estar branca.Então há uma palheta discreta de cores disseminada no texto.

      Quando Tereza deixa de estar ‘‘corada’’,ela também vai sair do espaço público do baile para o espaço privado da alcova,ou seja ,muda a cor e o ambiente.Apesar da reciprocidade dessa paixão,o domínio da relação é masculino,por que cabe ao homem administrar os protocolos de partida e volta,o reencontro.

      O ápice da intensidade da paixão é visto na 3º estrofe, através de signos, delírios,prazeres  e gozos,porém  no meio do caminho dessa estrofe surge o ‘‘mais’’,para dar a virada decisiva no enredo. ‘‘Passaram tempos séculos de delírio , prazeres divinais,gozos do empíreo ...Mas um dia volvi aos lares meus.’’(ALVES,2005,pg.347),apesar do lugar não ser determinado é um fato linguistico  interessante,pela primeira vez vai se romper a simetria discursiva,de ela repetir a palavra dele,até então ele dizia: ‘‘adeus’’ ,ela dizia: ‘‘adeus’’,agora ele diz: ‘‘voltarei’’ e ela responde : ‘‘adeus’’,este ao meu ver apesar de ser o terceiro,na verdade é o primeiro ‘‘adeus’’ de Teresa ,por que os outros dois foram dele e ela apenas ecoava a palavra pela qual ela não era responsável.

      Na última estrofe, o poeta volta ao baile e vê um novo par que se formava,no caso Teresa e outro homem,Castro Alves desfaz  assim,o mito romântico do amor eterno nessa estrofe,Teresa se afirma como dona do seu desejo e discurso,por que cabe a ela antecipar a fala do homem.No terreno literário,o baile de Teresa representa uma transição,do velho regime romântico para o novo regime realista.

       O ‘‘adeus’’ se revela de forma intensa,totalmente sentimental e dolorosa,Castro Alves,como sabemos,amou realmente e esse amor foi vivido e preencheu o seu coração.A  partir disse amor, Alves pode expressar-se de forma sincera em suas poesias líricas.

       Dentro de uma forma linguística rica e poderosa,sua voz revelou o ‘‘ adeus’’ de forma não desejada,sua vontade era de não dizer ‘‘adeus’’,por que dói e não faz parte de uma história amorosa  tão sentida e prazerosa.

       Depois de um ano da publicação do poema ‘‘o adeus de Teresa’’,Castro Alves já separado de Eugênia Câmara,mutilado com a amputação de um pé,vai ao teatro disfarçado,assistir pela última vez a representação daquela que foi sua amada,logo depois transido de emoção,ele escreve o poema ‘‘o adeus’’,este é uma confissão dolorosa em que a arte e a vida se misturam.    

      

18

 

METODOLOGIA

            Sabemos que o artigo científico é de fundamental importância para a análise e para o aprofundamento da teoria, é uma busca com importantes significados para determinadas áreas e também é um processo que requer métodos e técnicas necessárias para a exposição de opiniões e visões relativas a tais buscas. Este artigo é um estudo bibliográfico de natureza qualitativa.

        A expressão “natureza qualitativa” assume diferentes significados e compreende a um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados.

        Segundo Cervo e Bervian (1998, pg. 60), “O artigo científico de natureza qualitativa é uma atividade voltada para a construção, através do emprego de relatos científicos”.

        As técnicas utilizadas para a elaboração deste trabalho requereram conhecimentos teóricos.Primeiramente procedeu-se a um levantamento bibliográfico sobre as ideias postuladas pelos autores a serem estudados neste trabalho e em seguida a bibliografia conseguida foi exaustivamente estudada a fim de elaborar uma síntese das principais contribuições dos autores.Este artigo apresenta como tema central a analise dos textos poéticos de Castro Alves.Neste artigo foi realizado análise de questões relacionadas com as poesias de Castro Alves. Em relação ao delineamento do artigo, ele foi classificado como estudo bibliográfico.

      Com a finalização das leituras, o conteúdo adquirido foi transcrito. Após a transcrição, as informações foram organizados em categorias para análise. Gil (2002,pg.49) explica que a categorização consiste tomar decisões e tirar conclusões dos dados de forma que o leitor consiga tomar decisões e tirar conclusões a partir deles.

 

 

 

 

 

19

3.1. Discussão

           Sempre que se fala em poemas líricos de Castro Alves, têm-se a visão de um autor somente romântico e inovador na literatura brasileira. Neste estudo ficou evidente que as poesias líricas de Castro Alves,se inserem não em um clássico romântico ,mas numa inovação poética que aborda trocas sentimentais,relações carnais e amorosas que quebras aspectos românticos trazidos por outros poetas românticos.Seu romance revela o erotismo e isso se torna presente na maioria dos seus versos. Mas,Castro não escreveu somente poemas líricos,ele defendeu os negros escravos em seus poemas,trouxe um novo olhar sobre aquilo que a sociedade não enxergava,o poeta revelou-se triste, abismado e chocado com tamanha crueldade que eram tratados os negros,as senzalas ainda estão presentes em algumas cidades do Brasil,mas essa permanência serve para lembrar a luta de Castro Alves pela abolição da escravatura,em defesa dos oprimidos,daqueles que sofriam com os maus tratos.

       A questão social em seus poemas,ficou perceptível e seus desejos abolicionistas evidentes.A luta de Castro Alves foi a favor da liberdade humana e isso fica bem claro em seus versos,castro mostra um fervor e uma vontade intensa de mudar o que via,assim,através da sua voz protestou e expôs a sua indignação. Ele se envolveu em uma luta que não seria fácil,nem aceita totalmente pela sociedade,mas isso não silenciou sua voz,seu objetivo era dar voz à aqueles que eram oprimidos e com sua ousadia fixou  uma linguagem absolutamente guerreira e feroz,sua oralidade nas praças e em espaços públicos tinha como meta alcançar o direito e a liberdade daqueles que sofriam e não tinham perspectivas.

       A forma organizativa de seus poemas,trazem signos e significados que levam o leitor a enxergar o que aconteceu na história,as angústias e crueldades daquela época(século XIX)com o negros.Sua poesia lírica é inovadora e totalmente sentimental,Castro se entrega para o amor.

      Com isso,pode-se observar na pesquisa feita que,Castro Alves escrevia não para si,mas para o povo,a fim de ser escutado,de fazer com que os menos favorecidos fossem ouvidos por toda uma sociedade.Sua escrita é única e não existe sem a sua imagem de lutador e abolicionista,seus versos visam levar o leitor a um interesse pelos fatos ocorridos, vivenciados ,vistos e sentidos por ele e pelos negros.

      As informações analisadas mostram que Castro Alves foi um poeta a frente de seu tempo,com desejos de liberdade e a sua poesia veio mover as pessoas e seus silêncios  que estavam bem acomodados dentro de um sistema que privilegiava poucos.

      Os resultados obtidos foram significativos quando observados a necessidade de liberdade,a participação de todos na preservação histórica dos significados poéticos e realistas de Castro Alves é muito importante para a manutenção de um pensamento livre e real do ser humano e seus pensamentos.

     Segundo Rodrigues (2002,pg.87) a presença de um pensamento  baseado nas memórias e nas lutas de Castro Alves,colabora para a manutenção do sentido da liberdade .

20

                

CONCLUSÃO

 

 

       Castro Alves seguiu pelo caminho da poesia libertária,do romance carnal e do social,o estilo romântico sempre esteve presente na sua história.Assim como a poesia social, sua poesia está atrelada a sua imagem.Com uma poesia inovadora, Castro Alves seguiu pelo caminho dos desejos,das angústias,da realidade escrava e cruel dos menos favorecidos,este poeta teve ideias a frente de seu tempo,visando a liberdade e os significados abolicionistas para um povo oprimido.

       Dessa forma o romantismo ganhou um novo campo literário com o envolvimento de poetas e de Alves com a crítica social,Castro com sua poesia conhecida como condoreira apresenta um novo estilo poético,capaz de romper o silêncio comparando com os estilo literários anteriores.

       Castro Alves implanta um projeto literário  contraposto,e nesse sentido revela a dor,o sofrimento de trabalhadores escravos.Ele introduziu uma literatura atrelada a sua imagem que era repudiada pelos senhores e até pelos poetas naquele período.

O escravo era visto apenas como um instrumento de trabalho e depois de Castro ,o negro ganhou um novo ideal e passou a fazer parte de um projeto cultural e literário do país.O que marca no poeta é a sua audácia e o seu olhar de frente a realidade,ele expressava em seus poemas o outro lado do mar.

      Olhar o lado daqueles menos favorecidos foi uma das mais fortes características de Castro Alves.Suas obras buscaram incluir estes desfavorecidos nas culturas do país.Castro Alves estava presente,na vida cotidiana do povo para realizar suas conquistas,ele não precisou descer de nenhum pedestal  para compreender a realidade dos escravos em terras brasileiras.

21

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES,C. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. 41ª. ed. São Paulo:Cultix, 2003.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1998.

COUTINHO, A. A Literatura no Brasil. volume 3 a era Romântica. São Paulo: Global, 2002.

COUTINHO, A. Introdução à Literatura no Brasil. 17ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

MARQUES,X.Análises poéticas.São Paulo:Cortez,2009.

NERUDA,P. Libro de las preguntas. Buenos Aires: Losada, 1974.

OLIVEIRA, L.H.S.de. A representação do negro nas poesias de Castro Alves e de [Luis Silva] Cati: de objeto a sujeito. 2007. 187 f. (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: http://biblioteca.universia. net/html_bura/ficha/params/id/29450108.html. Acesso em:18 de out, de 2013.

RODOVALHO,A.X. Análise da crítica  social de Castro Alves na produção literária dos demais poetas da 3º geração do romantismo.2010.59f.(monografia de graduação). AJES - Instituto Superior De Educação Do Vale Do Juruena. Disponível em: http://www. biblioteca. ajes. edu.br/ arquivos/ monografia _20110915203750.pdf. Acesso em: 20 de novembro de 2013.

RODRIGUES,F.T.Aspectos importantes sobre a poesia de Castro Alves.São Paulo:Cortez,2012.

SANTANNA,A.R.Poesia sobre Poesia.Rio de Janeiro:Imago,1975.