O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E O AMBIENTE DE TRABALHO
 
O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E O AMBIENTE DE TRABALHO
 


O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E O AMBIENTE DE TRABALHO

O relacionamento interpessoal, dentro das organizações é bem comum nos dias de hoje, pelo fato de se tratar de pessoas. Ou seja, o relacionamento interpessoal é o relacionamento com pessoas, é a habilidade de se comunicar tanto profissionalmente quanto pessoal.

Cada ação existe uma reação, o modo de se comportar também tem influencia sobre o relacionamento interpessoal, dentro das organizações pode-se tornar em um ambiente harmonioso quando se pratica o relacionamento com pessoas, trocando informações, experiências e energias.

Existem regras básicas de como ter um bom relacionamento interpessoal nas organizações, por exemplo: Como ouvir, como dialogar, como informar entre muitas outras. Quanto mais se busca ideias e evitar as questões pessoais melhor para o desempenho neste quesito relacionamento.

Quando se põe a questão: Relacionamento interpessoal, também se fala muito em empatia que na maioria das vezes atrapalha na postura de um colaborador, porém pode-se dizer na era em que vivemos que é comum as pessoas abordarem esse assunto, pois trata-se de conceitos básicos da comunicação.

Cada indivíduo tem uma forma diferente de se comunicar, pois se usado corretamente o relacionamento interpessoal atribui para o crescimento profissional eficaz, onde as organizações das ideias se conectam para um bom desenvolvimento dentro de um cargo.  Existem competições entre cargos nas organizações, isso é muito claro quando fala- se de gestão de pessoas que é ligado diretamente a relacionamento interpessoal e que oferece tomada de decisões, objetivos e adaptação.

Deve-se investir em estratégias nas organizações para que seja praticado o relacionamento interpessoal como: palestras, reuniões e também; criar incentivo para que os colaboradores se tornem motivados a ter um ambiente de trabalho mais saudável e que todos consigam ter um ótimo relacionamento com sigo mesmo e com outras pessoas sem conflitos, pois as pessoas vivem a maior parte do tempo dentro da empresa, assim o relacionamento interpessoal pode tornar- se harmonioso e saudável.

A motivação dentro da organização é um fator de constante mudança, pelo fato do relacionamento interpessoal ser um universo de desenvolvimento onde permite- se o trabalho em equipe, a troca de energia e a cooperação. Caso haja o inverso o ambiente de trabalho pode-se tornar muito tenso e desagradável levando o desenvolvimento para dependência de forças que manipulam o seu comportamento e evitando relacionamento com o próximo.

Quando fala-se em liderança e relacionamento interpessoal, a comunicação é um fator essencial para a gestão de pessoas onde a motivação depende do bom relacionamento agregado a objetivos e  criatividade. A liderança faz o papel principal de um bom relacionamento interpessoal pois é preciso saber ouvir, sentir , buscar ideias          e levar ideias  as informações; e nunca para o lado pessoal e sim profissional.

Portanto o relacionamento interpessoal significa a arte de se relacionar com outras pessoas, o autoconhecimento que comprova que se tem um bom relacionamento com si próprio e que é importante reconhecer suas qualidades, seus pontos negativos e saber lidar e identificar as diferenças e aceitar as pessoas como cada um realmente é. Esse profissional sim é reconhecido e valorizado pelo fato de saber como gerenciar pessoas, lidar e ser capaz de praticar o relacionamento interpessoal.

 
Download do artigo
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Nicoly Alves Pereira
Talvez você goste destes artigos também