O regime de totalitário de 64 e sua atuação em Nova descoberta Udh 24, local de pesquisa trecho Nova descoberta com Avenida norte até a bifurcação com Avenida vereador Otacílio de Azevedo.

Autor: Dario Galdino

O regime militar foi um grande causador de danos em todos os aspectos sociais no Brasil, pois por sua atuação o país não se desenvolveu como deveria, pois ate mesmo em lugares remotos como um bairro recém formado e com necessidades básicas de infra-estrutura não foi poupado nem mesmo cidadãos que lutavam apenas por melhorias para suas comunidades, é claro que dentro dessas reivindicações existiu a participação da juventude operaria de orientação socialista na época, havia também os estudantes que ousavam ajudar as pessoas da comunidade a se politizarem, muitas vezes esses cidadãos desconhecidos da história nacional foram presos e torturados e outros pagaram com a vida por orientarem e educarem as comunidades, um grande exemplo da época foi a igreja católica com seu grande representante D. Helder Câmara que em muito ajudou as famílias dos que eram torturados pelo regime totalitário.

Palavra chave: Regime militar; comunidade; politização; tortura.

The military regimen was a great causer of damages in all the social aspects in Brazil, therefore for its performance the country if did not develop even though as it would have, therefore in remote places as a quarter just formed and with basic necessities of infra structure it was not saved not even citizens who fought only for improvements for its communities, is clearly that inside of these claims the participation of youth existed would operate at the time of socialist orientation, also had the students that they dared to help the people of the community if to politicize, many times these unknown citizens of national history had been imprisoned and tortured and others they had paid with the life for guiding and educating communities, a great example of the time was the church catholic with its great representative D. Helder Chamber that in very helped the families of whom they were tortured by the totalitarian regimen.

Word key: Military regimen; community; politicalization; torture.

A causa da criação do conselho de moradores foi justamente a de buscar juntos aos órgãos públicos maneiras de resolver os problemas da comunidade, que naquele momento tinha sofrido com uma enchente desproporcional para os moradores da localidade que embora já existissem pessoas para representar a comunidade não sabiam fazê-lo, eram seu Oscar e um senhor por nome João noventa.

Durante a quinta década do século XX a família de seu João Vicente se mudou de Carpina para a localidade de Nova descoberta, onde seus familiares se engajaram nas reivindicações para melhoria da comunidade e com o apoio da Igreja católica N.senhora de Lourdes e de D. Helder câmara e de políticos como Cristóvão Buarque entre  outros, a comunidade se politizou e aprendeu a reivindicar seus direitos juntos aos órgãos públicos, fazia se reunião nas casas das pessoas da comunidade e  as reuniões eram nos morros já que a falta de infra-estrutura era acentuada nesse espaço da comunidade.

Fundaram um conselho de moradores para se fortalecerem como grupo social e serem percebidos como comunidade organizada, suas reivindicações eram feitas através de abaixo assinados, entre seus feitos se encontra o primeiro censo organizado no bairro, feito por estagiários de Universidades e faculdades como orientadores e por cidadãos comuns que aos sábados e domingos deixavam seus afazeres para realização de tal tarefa, fato esse acontecido entre 1969 e 1970 e que culminou com uma contagem de aproximadamente 4600 pessoas já naquela época. A sociedade civil  era mais engajada na luta social participando dos movimentos sociais profissionais como médicos assistentes sociais e psicólogos.

Esse movimento de reivindicação comunitária se manifestou antes do golpe de 31 de março de 1964 é claro que como estavam em grupos politizados e o regime se sentiu incomodado o que levou ao embate com alguns desses lideres, embora o conselho fosse mantido com contribuições dos comerciantes e dos moradores da comunidade, o conselho era também apartidário e os políticos só eram chamados por convites para debaterem as soluções dos problemas da comunidade, entre eles estavam Jarbas Vasconcelos, Marcos freire, Geraldo Magalhães.

Na época de Pelopidas Silveira começou o calçamento da rua que ate aquela época era estrada de barro (argila), dando continuidade às obras a gestão de Augusto Lucena.

Enquanto esses fatos aconteciam o regime implantou na comunidade seus espiões para observarem os lideres comunitários, o que culminou no rapto de alguns deles e que felizmente com o apoio de D.Helder câmara foram soltos dias depois.

O ato de assombro para a comunidade que era politizada, foi o AI – 5  ,quando os lideres comunitários estavam reunidos souberam do mesmo temeram por suas vidas já que tiveram seus direitos cassados pelo regime de terror implantado naquele momento,o fato ficou na lembrança porque os lideres estavam panfletando quando a noticia foi divulgada.

Uma das lideres assim como seu irmão foram levados presos por pessoas do regime que se identificaram na época como policiais federais, invadiram a casa de seu João Vicente mais conhecido como João careca e levara a senhora Josefa Maria Tavares que estava grávida, mesmo assim ela sofreu torturas de cunho psicológico tendo de dormir em folhas de jornais passando a mesma quatro dias presa e quando interrogado era colocado na mesma um capuz, o mesmo usado desde que sua casa foi invadida por esses policiais.

 Bibliografia

Josefa maria tavares da silva

Severina maria da silva,ambas participantes do conselho de moradores da área objeto da pesquisa ,morando em Nova descoberta Nº 1420.