O reggae surgiu na Jamaica, berço de grandes artistas do genêro, como Bob Marley, Peter Tosh e tantos outros. No Brasil, o ritmo musical ganhou força no estado do Maranhão. A capital, São Luís, é conhecida como a Jamaica brasileira e exporta bandas de reggae para o país inteiro. Um grupo da cena local maranhese, que levanta a bandeira rastafari, respeitada por todos os fãs de reggae, é a Tribo de Jah.

A banda foi formada em 1986, na Escola de Cegos do Maranhão. Foi nesta escola que os cinco integrantes da banda se conheceram. Quatro são cegos e um tem apenas uma visão parcial, apenas um olho. O fato de serem cegos não foi, em nada, relevante quanto à qualidade musical da banda. A Tribo de Jah é referência quando se fala em reggae no Brasil. Além de serem responsáveis pela difusão do reggae no Maranhão e por sua fama de “Jamaica brasileira”.

A Escola de Cegos foi a grande formadora dos músicos. Os integrantes viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música criando instrumentos e descobrindo timbres e acordes de objetos comuns. Não demorou e o grupo já estava fazendo seus primeiros shows. Foi neste momento que o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, que já havia morado na Costa do Marfim, grande fã da cultura reggae, emprestou sua voz grave, digna de um radialista, para a banda.

O reggae, quando brotou no Maranhão, logo foi hostilizado por uma minoria intelectual, mas foi abraçado pela grande massa. O resultado foi o surgimento de centenas de clubes e depois diversos programas de rádio. Aos poucos a música jamaicana invadiu muito mais que o gueto de São Luís. Foi neste cenário que a Tribo de Jah surgiu e difundiu o seu reggae roots, com mensagens de amor, paz, políticas, sociais e religiosas, semelhantes às frases de Bob Marley. As gravadoras, rádios, televisões e jornais ignoravam o reggae da Tribo. De forma independente, a banda foi fazendo shows e divulgando seu trabalho. Depois de muito trabalhar, ganharam reconhecimento e distribuição nacional de suas músicas e mensagens.

Em mais de 25 anos de carreira, a banda já subiu no palco principal do maior festival de reggae do mundo, o Reggae Sunsplash Festival, na Jamaica, 1995. No Brasil, já passou por todos os estados e capitais do país. No exterior, públicos da Argentina, França e Itália já prestigiaram o show da Tribo de Jah.