O Reconhecimento do Sentimento de Infância na Historia da Humanidade 

Não pesquisei relatos sobre a infância na pré historia, mas  na antiguidade, e na idade media, o sentimento em relação as crianças não era de que elas constituíam um caráter como nos acreditamos hoje, acreditamos ser de sua necessidade um universo lúdico, e de que o trabalho para elas é prejudicial. Quando aquela criança nascia claro que eles tinham sim sentimentos amorosos em relação aquela criança, no entanto assim que elas se fortaleciam e alcançasse uma certa idade, estaria consideradas aptas para o trabalho.

Na historia Social da Criança e da família; Por volta do século XVI, os costumes da população eram bem diferentes das de hoje. As crianças eram tratadas como um adulto em miniatura quando eles atingiam certa idade, por volta dos  7 anos eles já tinham que trabalhar.

Ajudar a sua família para uma criança, não pode ser aconselhado do ponto de vista para nos do século XXI, mas na época era isso o que se esperava da criança. Os homens que começaram a ver as crianças com outra visão. Elaboraram idéias de educar de forma repressora, e ainda tinha a questão da Igreja que nos oprime até hoje.

Numa sociedade sufocada pelos valores, e a visão preconceituosa da burguesia em relação aos pobres, apesar da sociedade querer seguir um parâmetro igual ao da burguesia, tanto naquela época  como hoje ainda é assim.

O modelo de sociedade e sua moral foram construídos a partir do momento em que os grupos se diferenciaram, e as características dominantes deviam ser respeitadas. Apesar da família e a escola terem conseguido tirar a criança do meio dos adultos, essa educação pensada acabou sendo opressora ela "privou a criança da liberdade da qual ela gozava"

Penalidades, chicotadas era empregadas, e a prisão como castigo. Existe a presença dos moralistas esses moralistas eram contrario a lutavam com determinação contra a anarquia ou o que lhe aparecia anárquico. Mas tarde a Igreja iria impor a sua crença a educar a, seu estilo.    

A cognição quer dizer inteligência acontece desde os primeiros anos de vida, a partir do momento em que nos vamos aprendendo as coisas. Para Piaget, nos ao entrarmos em contato som algum aprendizado, nos passamos por um momento de adaptação do aprendizado, depois de acomodação daquilo que foi aprendido junto como que nos já sabemos.

Se uma criança vê um cavalo, onde já teve um contato com um cachorro ela vai dizer que é um cachorro. Ate alguém dizer que não, que aquilo é um cavalo ai ele vai passar pelo processo de adaptação, a acomodação. Para poder inserir o conhecimento, de que aquilo é um cavalo.    

Para Piaget as crianças passam por estágios, estagio sensório motor,pré operatório e operatório. Onde o processo de inteligência se dá pela assimilação e acomodação.

O ápice do desenvolvimento da inteligência é dos 11 em diante. Não pode chegar com 15 sem ter se estabilizado, se não significa problema. Também na fase dos 7 aos 11 anos ela vai começar a se inserir nas classes sociais, como; Ter as melhores amigas querer as melhores coisas etc.  Quando criança elas não conseguem ver o outro por isso elas arrancas de outras crianças os brinquedos.      

A idéia de Vygotsky faz oposição as de Piaget, porque esse não pensou com relação com os animais, de que o homem é diferente deles pois só ele faz cultura e consegue transmitir para as futuras gerações. Para Vygotsky, não pode ser estabelecido uma idade certa para as funções ou fases acontecerem, ela pode acontecer tanto nos 2 anos com aos seus sucessivos, nesse ponto ele descorda de Piaget. Para Vygostky, nos somos frutos da formação psíquica da sociedade, ou seja, da cultura, nos absorvemos o que ela tem a oferecer para nos, nesse contexto estão a religião, possivelmente musicas etc. 

Também tem o papel social do desenvolvimento, para ele a educação e a aprendizagem são fundamentais para o desenvolvimento da criança. É a partir desse contato que ela vai estabelecer o seu padrão na sociedade. Três pensamentos básicos desse teórico: Funções psicológicas também na atividade cerebral; cultura que faz parte da cultura humana; necessidades com os outros inseridos. Junte-se aos educadores e transforme a sociedade com educação. Aprendendo a educar para crescer.

Sebastião Pereira Viana Júnior
[email protected]
(91) 8869-3808