Estamos na época em que as empresas começam a elaborar o orçamento para o ano que vem e para os próximos cinco anos e cada vez mais a elaboração do orçamento torna-se um desafio para os gestores que precisam conciliar metas operacionais com metas financeiras e isso não é muito fácil!
É muito comum quando da elaboração de Planos Estratégicos subestimar custos e superestimar receitas ou economia trazida por novas práticas implantadas em anos anteriores, porem algumas dessas ações devem ser acompanhadas de perto pela empresa, para se medir a real eficiência destas e permitir que se façam adaptações para novas realidades dos mercados ou regiões geográficas, principalmente em casos de empresas que atuam em vários países ou regiões brasileiras.
Problemas como implantação de vários modelos e técnicas para enxugamento de custos também influenciam na elaboração do orçamento, pois no desejo de que os resultados apareçam rapidamente às empresas tendem a usar vários modelos de gestão de custos ao mesmo tempo o que pode causar confusões.
Outros fatores também devem ser considerados como ausência de dados históricos referentes as novas atividades ou esforços iniciais muito grande para obter informações irão compor as novas exigências trazidas por novos processos orçamentários.
Uma das técnicas orçamentarias que estão sendo usadas para resolver questões como: quanto se deve gastar? ou Qual é o impacto financeiros ou economias trazidos por novas operações ou melhorias? é a implantação de um campo chamado de Justificativa de todo e qualquer gasto realizados pelos gestores, estes deverão descrever as razões da solicitação das verbas orçamentárias e devem apresentar também anexo a essa justificativa um quadro com a demonstração da verba no formato da equação do orçamento P x Q (preço x quantidade) ,estas posteriormente sofreram uma análise criteriosa por parte da controladoria da empresa, de modo a fornecer subsídios à diretoria para aprovação dos orçamentos de centro de custos e unidades de negócios.
As justificativas orçamentarias poderão ser apresentadas mais facilmente se as equipes responsáveis pela elaboração de orçamento de filiais ou departamentos receberem treinamento adequado para a elaboração do orçamento através de conhecimento das metodologias com o ABB-Orçamento Baseado em Atividades ou o OBZ- Orçamento Base Zero, além de uma comunicação eficiente dos novos moldes e conceitos envolvidos na elaboração do orçamento.
Caso esses cuidados não sejam observados levarão as empresas e principalmente gestores de departamentos enfrentarem alguns problemas orçamentários para anos seguintes, que podem ser do tipo "Bota a mão na cabeça que vai começar o Rebolation Orçamentário" quando o gestor tem que se rebolar daqui e de lá para conseguir atingir a meta anual, o que diferente da musica, não é nada bom.