Muito se discute, atualmente, em relação às questões individuais e coletivas. Uma das preocupações - e obrigações - de um futuro arquiteto está diretamente ligada a esta problemática. A pergunta que se estabalece a partir disto é: qual real significado do profissional da arquitetura para a sociedade? É comum encontrar, na maioria dos lugares, pessoas que alimentam a ideia de que arquitetos são profissionais de elite e, principalmente, que não vale a pena investir em um serviço deste tipo pois no mercado há alternativas mais baratas.

Afinal, como realmente pode ser resolvida esta questão? Por vezes, a falta de conhecimento quanto às diversas alternativas de se fazer uma moradia confortável geram nas pessoas um modo de pensar que não coincide com a realidade. Como estudante de arquitetura, defendo a ideia de que o acesso a um profissional da área é de extrema importância para a qualidade de vida, já que é comum encontrar todos os dias com pessoas que reclamam do desconforto - térmico, acústico, lumínico -, em suas residências, questões que estão diretamente ligadas à saúde do usuário. Se fôssemos utilizar todas as alternativas já conhecidas pelo profissional da arquitetura, com certeza teríamos espaços infinitamente melhores em todos os quesitos.

Portanto, o principal papel do arquiteto na atualidade é desconstruir a ideia de "serviço de elite", e demonstrar ao usuário que seu trabalho é de vital importância para que sua moradia possa realmente ser chamada de lar.