Neste primeiro capítulo, apresentamos uma abordagem sobre a história do rádio no Brasil para podermos compreender sobre o rádio e sua contribuição na formação da sociedade brasileira. Desde sua implantação no país, o rádio abrigou o modo de viver do brasileiro e foi o primeiro veículo a conquistar as massas, tornando-se o principal meio de integração cultural do país.

Segundo Gisela Ortriwano (1985), o surgimento do rádio auxiliou o crescimento da difusão da notícia, onde a imprensa deixa para trás uma época em que a maior parte da população era excluída de uma vida social e política. O consumo da informação passa a ser em massa.

A partir da década de 20 - repercussão do novo meio de comunicação de massa era notável. Ortriwano (1985) afirma que o Rio de janeiro é considerado a primeira cidade brasileira a instalar uma emissora de rádio. Antes disso, porém, experiências já eram feias por alguns amadores, existindo documentos que provam que o rádio, no Brasil, nasceu em Recife, no dia 6 de abril de 1919.

A primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922, durante as Comemorações do Centenário da Independência, realizada no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, transmitindo o discurso do então presidente Epitácio Pessoa.