O rádio móvel começou em 1921, transmitindo em uma onda que funcionava muito acima dos comunicadores da época. Eram utilizados só para atividades policiais e de maneira empírica. Com o passar do tempo apareceram amplos melhoramento aparecendo até os equipamentos amplamente modernos e de muita tecnologia como encontrados hoje em dia.

O rádio móvel é usado amplamente no campo das telecomunicações por firmas do setor das indústrias, em segurança, em hotéis, em empresas mineradoras, na construção e em muitos outros setores industriais e diversificados. Ele seria de dois tipos: o analógico e o digital. Cada um demonstram especificidades e podem ser escolhidos em acordo com as necessidades de cada consumidor. Ele poderia ser usado como uma base fixa em alguns transportes ou em estações de repetição. Em uma distância de aproximados 50 km, o rádio móvel tem um bom alcance, sem precisar usar estações de repetição, e tornando esse artigo a escolha de muitos. Se considerarmos a quantia de estações repetidoras utilizadas, esse alcance poderia acabar se tornando sem limite e essa é uma das especificações mais determinantes ao se escolher um tipo de rádio na hora da transmissão mais ampla.

Há uma extensão grande de rádio móvel industrial cuja utilidade deveria ser totalmente considerada ao se citar em interação entre equipes de trabalho específicas e distantes que necessitem de ações mais complicados. Existem certos rádios que têm especificidades que conferem um alto desempenho como estar capacitado a juntar junções de conversas, impedimento seletivo do aparelho no caso de roubo, acompanhamento, retransmissão que ocorre por voz , entre outras especificações que oferecem ao rádio móvel uma tecnologia avançada e de acordo ao perfil de um usuário.
Com o objetivo de melhorar a eficácia dos negócios e da performance do empregado, ter um rádio disponível é uma das melhores escolhas para as firmas que desejam unir tecnologia à modernidade e eficácia em transmissão.

É importante verificar com a indústria fabricante todas as especificidades que contém o rádio móvel determinado, como também de que material é feito. existem equipamentos fabricados em alumínio fundido que melhoram para isolar o aumento da temperatura e extinguir o problema de impactos. Se a carência é por equipamentos de resistência e de muita duração esse rádio seria o preferido, sendo usado tanto para menores, como médias e amplas indústrias.

As indústrias que trabalham com mudanças, transporte, comércio, estabilidade, entre algumas outras, recebem o benefício de vários séries de rádio em disponibilidade pelas fabricantes, tanto com a base fixa para automóvel, quanto nas estações repetidoras.