O rádio é um recurso utilizado há muitos anos para proceder a retransmissão entre dois pontos diferentes. Com o desenvolvimento deste retransmissor nasceu o rádio de comunicação. Junto com ele, é possível se conversar com outro alguém, até mesmo estando distante.

Ele foca juntar dois indivíduos em distância e que não tenham fones em disponibilidade ( o modo mais comum). Com o rádio de comunicação a ligação entre as pessoas é simplificada e a informação é passada no mesmo momento, sem a cobrança de tributos por tal transmissão.

Bastante usado em fábricas, o rádio de comunicação concede que os empregados de uma firma possam comunicação, mesmo que estejam em ambientes de acesso difícil, ou locais em que não apareça uma rede de telefonia. Isto é um dos pontos importantes que permite com que ele se mostre a escolha acertada para os que desejam comunicação e custo baixo, em um transmissor eficiente.

Dentre os mais conhecidos são os analógicos, os digitais, os pequenos portáteis e os móveis. Cada um deles cumprindo como fazer a comunicação exata em locais de inacessibilidade, locais longes, zonas de perigo e regiões de pouco acesso.
O preço de um rádio de comunicação se mostra em relação à sua eficiência e com os variados recursos oferecidos. Quanto mais extenso for os variados recursos oferecidos, mais dispendioso é o custo, mas igualmente as vantagens aumentam, considerando que será um equipamento com todas as especificidades indispensáveis para cumprir a necessidade dos clientes.

Existem firmas que fazem o aluguel do equipamento. Essa é uma excelente solução no caso de um evento social, um evento industrial, um workshop, como exemplo. Em tais casos, o cliente entra em contato com o distribuidor da marca que escolheu e explica qual a sua necessidade, qual o evento que participará e qual tipo poderá ser o mais certo para ele. O revendedor faria um contorno desse cliente e oferecer as grandes opções para o determinado evento, seja de lazer ou de empresa.

É muito importante saber que um rádio de comunicação é uma poderosa ferramenta para se comunicar e as indústrias preferem tal tipo de comunicador em vez de telefones celulares. Eles contêm uma extensão em captar o sinal muito poderosa fazendo o papel mais premente: enviar e receber comunicações no mesmo instante, do modo que o consumidor que utiliza mais precisar.