O RACISMO COMO POLÊMICA ESCOLAR


ERICA BARBOSA BAIA
FERNANDA MARQUES DE ALMEIDA
ROSIANE MACHADO FERREIRA


RESUMO


O objetivo principal do nosso artigo é debater o racismo no âmbito escolar, social e familiar, focando o preconceito que esta implícito no nosso Estado e em nossas escolas. Este trabalho mostra os obstáculos encontrados pelos negros e o Apartaide. A ideia surgiu para expor que o preconceito está camuflado dentro de nossa sociedade que não assume que são preconceituosos. O direcionamento desse trabalho se volta para as escolas publicas, para que os coordenadores, professores e diretores possam trabalhar de forma efetiva o combate contra o racismo, dentro de suas escolas. Para que eles possam resolver o problema criado pelo racismo que contamina qualquer sistema de ensino. Conscientizando que o racismo é crime que pode levar a prisão.

Palavra-chave: Racismo História. Racismo social. Racismo educacional.


SUMMARY


Our main objective is discussing the racism in scope school, social and Family, concentrate the prejudice that is implicit in our Amapá state and our school. This works look for to indicate the difficult, is the Black people, apartheid. I this Idea arose to show that prejudice was inserted in our society, is does not assume they?re racists. The direction this Works is to public school, to coordinators, teachers, and principals can work form efficient against racism in the school to resolve something about problem create. Racism is crime and takes at the prison.


Passwords: History Racism. Social Racism. Educacional Racism.


INTRODUÇÃO


Racismo foi criado na história depois que o povo europeu começou a colonizar o povo africano, existia ai uma concepção de que os negros eram uma raça inferior e por isso deveriam ser descriminados, mas em nossa historia sabemos que não racismo só por parte dos negros, também com homossexuais, religiosos e incrível também de negros com negros e brancos com brancos e entre outros. O interesse de escrever este artigo e porque hoje existe tanto preconceito, na sociedade quanto dentro de nossas escolas. Levando com nossos alunos se descriminem uns aos outros, em aspectos como; financeiro, intelectual, emocional, e muito mais pela cor de sua pele tanto por parte dos negros, quanto dos brancos. Com esse artigo queremos mostrar que em pleno século XXI, o racismo está em destaque na nossa sociedade.
Para a realização e desenvolvimento de nosso artigo trabalhamos de forma qualitativa, fazendo pesquisa com alguns autores que escrevem sobre o racismo. Assim achando nossa problemática que visa discutir o racismo como problemática escolar.
Nosso interesse é tentar não resolver mais mostrar á população que a educação familiar é a solução para os problemas do racismo.



1 HISTORICIDADE


O Racismo surgiu, quando as grandes nações faziam guerras pela conquista de novos territórios, e outros povos, assim a relação era sempre de conquista dos povos cativos. Independe de cor e de raça o que perdia passava sempre a ser cativo do vencedor.
Há muito tempo é verificável que o racismo permaneceu latente até a expansão das nações europeias; não havia necessariamente o racismo, mas um sentimento de superioridade de origem religiosa. Ocorria devido ao poder politico que a igreja Cristã exercia na Idade Média que justificava a submissão dos povos conquistados para que eles fossem incorporados a Cristandade. E todos aqueles que não se submetiam ao poder da igreja cristã era aplicado o Genocídio, que gerava um grande sentimento racista por parte daqueles que venciam as guerras.



1.1 RELAÇÃO ENTRE O POVO PORTUGUÊS E O AFRICANO


Os contatos com os povos Africanos pelo povo Português no século XV não houve atrito racial. Os negros Africanos e outros povos da África entraram em acordo comercial com os povos europeus, que incluía o comercio escravo. Para aquela época era normal, um aumento dos números de trabalhadores, pois, não era uma questão racial.
Já no século XIX ,quando os europeus começaram a colonizar a África ou continente negro,foi aqui nesta época que realmente começou o racismo. Porque se criou a ideia de os negros eram uma raça inferior e com esse pensamento, os povos europeus empunharam suas leis e sua forma de viver, aos povos conquistados.
Ainda no século XIX, o caso mais conhecido foi o apartaide na África do Sul, essa descriminação surgiu na África do Sul, que haviam criadas leis contra os negros que viviam naquele lugar.



1.2 RENASCIMENTO


Com a tecnologia avançando naquele tempo, a Europa já estava em uma grande caminhada em direção à conquista econômica. Sua economia e sua tecnologia alcançava seu apogeu, isso porque as invenções europeias estavam ganhando cada vez mais destaque no planeta.
Então começou a surgi ás ideologias, que procuravam justificar o domínio europeu sobre outros povos. Uma dessas ideias era a suposta, existência, na Europa, de uma raça superior a outras e que ela era destinada por Deus para governar e dominar outras raças que não eram europeias e que eram consideradas inferiores.


1.3 AMERÍNDIOS E NEGROS


No continente americano, com a instituição da igreja, trazido pelos povos europeus, que também colonizaram o continente americano e trouxeram a ideologia que os índios habitantes da América não eram seres humanos. E sim animais e com isso eles acreditavam que era justificado por Deus a exploração dos índios, e então esta exploração passou a ser feita com os negros que foram trazidos da África pelos Europeus, no comercio de mão de obra, o escravismo.


1.4 O RACISMO NO BRASIL


O racismo surgiu no Brasil no período colonial, quando os negros foram trazidos pelos portugueses. Os negros eram provenientes da África, de uma área onde hoje se localiza a Nigéria e a Angola de onde veio à capoeira e o candomblé culturas africanas, que tiveram grande destaque no Brasil.
Esses negros foram trazidos para o Brasil para trabalharem nos engenhos de cana- de- açúcar, isso porque era difícil escravizar, os primeiros habitantes do nosso Brasil, em que se a relatos são os ameríndios.
Com a igreja católica passando por uma grande religiosa, eles eram contra a exploração dos ameríndios, porque queriam catequiza-los, consequentemente, mais adeptos para a igreja católica. Mas a igreja não era contra a escravidão negra, pois a igreja acreditava que trazendo os negros da África era muito fácil de catequiza-los. Então o papa Nicolau V, emitiu em 1455 um documento chamado de bula que deu plenos poderes aos portugueses a manter o comércio de escravos. Outro ponto forte na escravidão foi o trafico negreiro, pois, esta forma de comércio trazia muito dinheiro para os portugueses no período colonial.
No reinado de Dom Pedro II, ele se dedicou muito para que a escravidão tivesse um fim, mais os grandes políticos e fazendeiros discordaram. E Dom Pedro II sofrera um grande golpe de estado que o tirara do poder que acabaram com a monarquia, no ano seguinte em 1889 muda a maneira que os negros são tratados isso porque se estabeleceu um regime racialmente preconceituoso.
Até chegarmos à abolição da escravatura. Demorou isso ocorreu porque foram criadas leis para retardar a abolição como a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários para que os escravos não fossem libertos.
Quando a abolição foi decretada, não foram realizados projetos para ajudar os negros na inclusão social, isto fez com que eles fossem tratados ainda como inferiores e fazendo com que a sua cultura fosse marginalizada, assim criando danos nos afrodescendentes até os nossos dias. Ainda no século XX, os negros brasileiros enfrentam todos os tipos de dificuldades para que possam superar as descriminações que sofrem no mercado de trabalho e na sociedade devem ser criados novos projetos sociais.
Mesmo com a constituição de 1988, que considera o racismo como um crime inafiançável e que pode levar a prisão, ainda assim temos muito casos de pessoas que descriminam os negros.
Para tentar fazer a inclusão dos negros na sociedade, o governo brasileiro institui-o o sistema de cotas para os estudante afrodescendentes e estudantes que vem das escolas plublicas,para prestarem vestibulares nas universidades federais para ajudar na socialização dos negros brasileiros.

2 CONCEITOS DE RACISMO SEGUNDO ESTUDIOSOS


No decorrer da história do racismo humano, segundo MARTINEZ. (1999) "O negro é visto pela sociedade como um marginal, por causa de sua pele". Como podemos ver os negros enfrentam muitos preconceitos seja fisicamente, quanto intelectualmente. A sociedade os julga pela cor de sua pele, pela sua cultura, e pela sua religião. Mediante TREVISAN (1999) ele afirma que o racismo praticado pelos brancos contra os negros é de uma crueldade que até hoje vem sendo praticado. Porque os brancos não aceitam que os negros frequentem o mesmo espaço que eles frequentam.
O racismo ainda é bastante presente nos tempos atuais, apesar de ser uma coisa vergonhosa e reprovável. Porque ninguém assume que é preconceituoso, mas quando o seu filho de cor clara vai para a escola e lá tem uma menina negra imediatamente à mãe não quer que esse menino se aproxime dessa menina porque ela é negra. De acordo com estudiosos o racismo continua até os nossos dias, seja nas escolas ,na sociedade, na religião, em fim em todos os lugares podemos presenciar o racismo.


3 RACISMO NO ESTADO DO AMAPÁ



No Brasil há diversas formas de preconceitos contra os negros e no Amapá não é diferente. Pois a sociedade descrimina os negros pela sua cor. Os "brancos se julgam superiores aos negros, por acharem que eles são mais inteligentes, e bonitos do que os negros que na concepção dos brancos não passam de uns burros". Se analisarmos o racismo no Amapá que vem desde o período colonial, quando os portugueses chegaram às terras amapaenses trazendo com sigo os africanos, para trabalharem na construção da fortaleza de São Jose de Macapá, havendo assim muita mão-de-obra africana e indígena.
Os negros e índios trabalhavam na retirada de pedras do fundo do rio para construírem a Fortaleza de São José. Muitos desses negros e índios morreram, mas os que sobreviveram construíram e mantiveram uma cultura negra no Amapá que são: O Marabaixo, o Batuque, e o candomblé.
É lamentável ver que o racismo contra os negros exista, porque todos nós seres humanos temos as mesmas capacidades, a mesma inteligência, então vamos deixar de lado todos esses preconceitos contra os negros, judeus, deficientes físicos etc. E vamos escrever uma nova historia todos de mãos dadas independente de cor ou de raça, vamos fazer um país sem descriminações, sem violência, formando assim uma única raça.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Este artigo nos deu a visão que a escola pode fazer muito para ajudar a acabar com o racismo com a ajuda de nossas famílias podemos fazer a diferença na educação contra o racismo, conscientizando nossos alunos para que entendam que o racismo é um crime, e que pode levar a prisão e, contudo a participação dos pais na escola pode mudar a maneira de como é tratado o racismo e que se elimine toda e qualquer expressão racial das nossas escolas. Assim deixaremos o preconceito racial de lado e trabalharemos para uma melhor educação no Estado.


REFERÊNCIAS


BARBUJANI, Guido. Invenção das raças, A. São Paulo: Contexto, 2007. ISBN 978-85-7244-364-7
MARTINEZ, Paulo. Direito de cidadania-Um lugar ao sol. São Paulo: Editora Scipione, 1999.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_racismoCategoria Racismo