Mesmo com tantas novas tecnologias revolucionando o panorama do mundo atual, muitas pessoas ainda estão ariscas em relação à estas novidades. Um dos principais exemplos está na internet.

E para falar mais sobre esse assunto, nada melhor do que falar sobre e-commerce. Um grupo de acadêmicos de Publicidade & Propaganda de Foz do Iguaçu desenvolveu uma pesquisa que levanta alguns fatores principais que levam uma pessoa a ter medo de comprar em lojas de e-commerce.

1) "Compra online é coisa pra jovens". Há lojas especializadas para adultos e pessoas da terceira idade.

2) "Medo de roubarem dados do meu cartão de crédito". Antes de realizar a compra, é necessário encontrar uma loja de renome e que tenha certificados de segurança, além de atualizar o anti-virus e itens de segurança do próprio computador. Na pior das hipóteses, prefira pagar em boleto bancário ou por cobrança, ou seja, você paga para quem entregar o produto.

3) "Algumas lojas não cumprem os prazos de entrega". Pesquise sobre a reputação da loja e verifique as condições de estimativa de tempo (noite e fins de semana não contam, entrega em horários limitados), em alguns casos você deve buscar a encomenda nos Correios.

4) "Não sei se as lojas online são confiáveis". Quando você possui referências do site em questão, se estiver com todos os itens de segurança ativados em seu computador, não há necessidade de preocupação. Em caso de maiores dúvidas, consulte a parte de "Termos" no sites das lojas. Ali deve estar especificado em quais condições os seus dados pessoais podem estar envolvidos.

5) "E se eu quiser trocar o produto?" Pesquise as condições de cada loja antes de realizar a compra, algumas podem oferecer o serviço de troca.

6) "Só despacham para cidades grandes". Mito: 86% das maiores lojas virtuais fazem entrega para todo o Brasil e outras até para o exterior.

7) "O consumidor online está desprotegido". Segundo o Procon, as novas regras se alicam também para o comércio online.

8) "É vantajoso e mais barato". Claro, se a pesquisa for bem realizada e você tiver boas referências, irá encontrar melhores preços online que em lojas físicas, além de poder receber a encomenda até mesmo antes do prazo. Fique apenas de olho nos fretes de uma loja pra outra.

Para você que acha muito empenho realizar essa pesquisa pelo menor preço, há ferramentas que facilitam a sua vida: comparadores de preços, como o BuscaPé e o Bondfaro, por exemplo. Se for realizar uma compra online, agora já sabe qual é a melhor dica.

E você... o que pensa sobre esse meio?