Este artigo é dedicado exclusivamente para você, que ama ouvir um bom som e sempre teve vontade de possuir aquela caixa de som no seu automóvel, e para você também que já possui um e vai descobrir algumas verdades sobre esse mundo automotivo, alucinante, que fascina milhares de pessoas.

Você vai conhecer um pouco sobre o mundo automotivo, curiosidades e dicas de lugares que trabalham para proporcionar a melhor caixa de som automotiva, vai conhecer um pouco melhor, de uma forma simples e objetiva, tudo que precisa conhecer para mergulhar de uma vez, no que muitos dizem ser uma das maiores paixões dos brasileiros.

O principal aparelho do som automotivo serve para a fonte de áudio, como um cd ou DVD player. Geralmente são ligados com alto-falantes diretamente e com saídas para um amplificador externo, que aumenta a potência dos alto-falantes. Os mais modernos possuem controle de subwoofer, equalização e displays de cristais líquidos.

Os alto-falantes servem basicamente para dividir e reproduzir as faixas de freqüência, que aumentam a qualidade do som. Os amplificadores, como o nome já diz, tem a função de amplificar o áudio que vem da fonte principal, alimentando os alto-falantes. Existem os subwoofers, que recebem este nome por estarem abaixo dos woofers e reproduzir baixas freqüências. O woofers reproduzem graves e médias freqüências.  

No entanto, alguns problemas ocorrem devido aos aparelhos de grande potência instalados, como a queima dos alto-falantes, algo muito comum quando se fala em som automotivo.

O clipping é uma causa, aonde há um exagerado ganho de potência, causando distorção em volumes altos e conseqüentemente a queima dos mesmos.

Há diversas empresas especializadas no assunto espalhadas em todo o país, oferecendo serviços de som automotivo e caixa de som.

Procure uma com tradição no mercado e com profissionais capacitados que podem oferecer o melhor serviço para quem já vive neste mundo do som e para quem está cheio de vontade e curiosidade para ingressar nesta moda, que pelo que tudo indica tende a crescer cada vez mais, até porque levante a mão quem não gosta de curtir aquela música preferida com som de alta qualidade.

Em sites de venda na internet, como o mercado livre, e alguns sites próprios de empresas especializadas oferecem hoje em dia diversos kits completos, com caixa dutada ou selada, subwoofers e cornetas, a diversos preços que atrai aquele que quer realmente “turbinar” seu som automotivo com aleatórios acessórios ou aquele que apenas quer fazer um upgrade no som, pra curtir aquela música do momento de um jeito mais empolgante. De uma forma ou de outra, impossível encontrar algum brasileiro que não seja apaixonado por música, por isso, um som de qualidade é essencial!