Quando somos crianças, nossos pais cuidam de nós. Mas o quadro se inverte ao passar dos anos. Os idosos, de certa forma, são como as crianças. Necessitam de atenção, de cuidados especiais, são frágeis e muitas vezes dependentes. A responsabilidade dos cuidados cai sobre os filhos quando os pais atingem a terceira idade.

Todos os familiares compartilham essa mesma preocupação: como cuidar de uma mãe confusa, que já não consegue mais cozinhar? Como apoiar um pai que parece depressivo e sem forças para aproveitar as antigas paixões? Como auxiliar uma avó com Alzheimer que precisa de atenção constante enquanto você está no trabalho?

Seja por doenças ou incapacidades, muitos velhinhos não são capazes de realizar atividades básicas e rotineiras, como tomar remédios, alimentar-se corretamente, caminhar com estabilidade, tomar banho e higienizar-se de maneira correta, entre outros. A assistência domiciliar fornecida pelo home care visa preservar ao máximo a autonomia e a independência funcional do idoso ao fornecer um cuidador de idosos para acompanha-lo em sua rotina. Dessa forma, é possível que a pessoa envelheça com segurança e qualidade de vida.

Essas empresas são especializadas em oferecer serviços de cuidadores de idosos: profissionais treinados, experientes e confiáveis que acompanham a rotina do idoso enquanto a família trabalha e se preocupa com outros afazeres.

O trabalho de cuidar de uma pessoa é extremamente delicado e importante. Cuidar significa zelar pelo bem-estar ou pela saúde de alguém, é tratar da saúde e sustentar uma pessoa. Os home cares são totalmente responsáveis pelos clientes e devem garantir bem-estar, um estilo de vida saudável e oferecer companhia para o idoso não se sentir só. Assim, também traz tranquilidade e segurança para os familiares que não podem estar presentes durante o dia e a noite na residência do idoso.

De acordo com a coordenadoria da Guardiões de Vidas, home care no mercado brasileiro há 6 anos, os cuidadores de idosos são profissionais formados no curso auxiliar ou técnico de enfermagem ou que possuem o curso profissionalizante de cuidador de idosos. “Independente da formação, todos recebem treinamento especial da empresa antes de ingressar na residência dos clientes e são acompanhados pelas enfermeiras que visitam o paciente para prescrever o que é necessário na rotina daquele idoso. Eles mantem o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa, educam a família sobre a saúde e orientam sobre as necessidades do idoso,” afirma Magno Montanha, diretor da Guardiões de Vidas.

A principal diferença entre contratar um home-care ou um cuidador de idosos individualmente é a estrutura fornecida pela empresa. Além dos profissionais cuidadores, a home-care fornece atendimento 24 horas para eventuais emergências, põe a disponibilidade do cliente outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e outros, fornece transporte em ambulância para consultas e exames médicos e ainda fornece materiais de apoio, como cadeiras de rodas, camas manuais e cadeiras de higienização. “Fornecemos todo o suporte que o idoso precisa e cuidados com qualidade superior por onde quer que a necessidade exista. Nosso objetivo é oferecer tranquilidade e segurança para a família,” expressa o diretor da home care.