Ana Maria Santana de Souza1
Antonio Carlos Bruno de Andrade2
Gabriela Menezes Schramm3
Roger Santos França

1 INTRODUÇÃO

Em pleno século XXI, quando o uso das redes sociais é um meio de interação e possibilita a busca e troca de conhecimento, cabe ao professor procurar adaptar o uso desta nova ferramenta. Ao tentar introduzi-la, em sua prática pedagógica diversos desafios vêm à tona, e estes devem ser incorporados e superados para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Sendo assim, os alunos frente a este novo cenário, passam a aproveitar mais essas ferramentas, pois, com essas redes os docentes podem fazer grupos de estudos e auxiliar alunos que têm dificuldade de se comunicar, tornando-os mais participantes nessas redes. Essas redes sociais devem ser usadas de maneira inteligente, para fazer com que o aluno se envolva e seja levado a descobrir novos usos das redes. É uma metodologia atual e uma nova forma de interação. Usar as comunidades para tirar dúvidas em tempo real e mostrar novidades e curiosidades para os seus alunos. O professor pode passar a conhecer melhor os seus alunos e pode ter uma relação mais íntima e amigável com eles.
Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é criar um método de ensino utilizando essas novas redes para melhorar o aprendizado do aluno. Para isso, fazse necessário identificar os tipos de redes sociais presentes no cotidiano dos alunos e prepara-los para o uso dessas redes estabelecendo regras na sala de aula. Este estudo, então, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica desenvolvida através de livros e artigos científicos já publicados. O referencial teórico que embasa as discussões deste trabalho ampara-se, fundamentalmente, em concepções definidas por Conceição (2012), Freire (2011), Roberto (2009), dentre outros.
O esforço deve ser feito em prol da melhora do processo educacional - seja ensino no básico ou superior. - Diante disso, é relevante a discussão da influência dessas redes sociais na educação, trazendo à tona a necessidade do avanço das práticas educativas na formação dos alunos.