Há uma pergunta que inquieta muitas pessoas: "Será que blasfemei contra o Espírito Santo em pensamento?" Enquanto pesquisava algumas opiniões sobre este tema me deparei com muitas pessoas de bom senso aconselhando sabiamente a quem precisava de ajuda.  Por outro lado vi também muita gente sem conhecimento suficiente acerca do assunto e assim complicavam ainda mais a situação de alguns internautas.  Podemos dizer que estes conselheiros são semelhantes a médicos despreparados os quais se apressam logo em diagnosticar a doença antes de examinar ou mesmo conversar um pouco com o paciente. É razoável sabermos que não temos o direito de condenar ninguém sobre quaisquer assuntos.

Realmente conforme Marcos 3.29 para esse tipo de pecado não existe mais perdão. Mas a questão é saber: Quem garante que o caso de muitas dessas pessoas deprimidas significa que realmente cometeram o pecado imperdoável? Será que a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado tão comum à semelhança dos demais?  Felizmente não é assim.

Mas afinal, em que consiste a blasfêmia contra o Espírito Santo? De um modo geral o principal indício no comportamento de uma pessoa que blasfemou contra o Espírito Santo é sua indiferença para com o pecado. Tal pessoa perde totalmente a sensibilidade ao erro e se vende para praticar o mal sem arrependimento algum.  Por esta e outras razões acreditamos que ninguém que tenha blasfemado contra o Espírito Santo vai em busca de  ajuda neste sentido, nem mesmo na internet. Então o fato de as pessoas irem à rede em busca de socorro deve ser tratado com muito respeito e amor. Afinal Deus é a pessoa mais interessada em ajudá-las neste particular.

Na Bíblia a palavra de Deus O texto de 1 Timóteo 2.4 simplesmente afirma que Deus "quer que todos os homens se salvem, e venham ao pleno conhecimento da verdade." A verdade plena sobre este assunto é que há esperança sim. Muitas pessoas já pensaram ter cometido esse pecado e passarram  muito tempo sendo torturado por pensamentos involuntários. Graças a Deus através de uma saudável ministração da verdade descobriram que era apenas uma ameaça satânica sem fundamento nenhum. Que Deus conceda sabedoria e discernimento a todos acerca deste assunto, a fim de possamos ajudar a tantos quantos necessitam encontrar a liberdade no Evangelho de Jesus Cristo. A Deus seja a glória.