Inerentemente somos humanos, apesar da também inerência de termos o selvagem dentro de nós mesmos. Mas o que realmente nos define como humanos? As escolhas coerentes e com humanidade? E quanto àquelas que nos fazem parecer com alguns animais igual a mula que empaca? É, somos muitos teimosos. E isso acontece muitas vezes por não entender sobre o mundo que nos rodeia, mas também pela nossa natureza "medrosa". Sim, nós seres humanos sentimos muito medo, medo de ser qualquer coisa ou estar em qualquer lugar, simplesmente medo de algo que nos faça sentir algo diferente ou não esperado. Vivemos com esse medo.
É como se a nossa mente ou o nosso eu não estivesse preparado para lidar com toda a magnitude que implica "ser humano".
Temos um corpo animal melhorado e possuímos o mais complexo sistema de todo o universo, nosso cérebro. Será que ele é demais para nós? Pois com o seu uso adequado poderíamos resolver os problemas de todo o mundo e inclusive os nossos.
Mas por algum motivo temos medo de aceitar nossa complexa natureza de pensamentos, sentimentos que deveriam controlar nossos comportamentos desse monte de hormônios (necessários) que nos deixam em extremos em nosso comportamento e faz com que fiquemos mais parecidos com os bichos que não possuem cérebro.
Mas o medo o qual me refiro nesse texto é o medo da transição, do diferente. Quando escutamos que algo foi modificado em nossa vida, seja no trabalho, fisicamente ou nas relações pessoais, sentimos medo e perguntamos: e agora, como será?
Ninguém faz faculdade para ser mãe ou pai, ser despedido, enfrentar uma doença ou até mesmo a morte.
Entretanto nascemos com o maior potencial e capacidade de entendermos, lidarmos e nos adaptarmos com toda e qualquer intempérie que possa vir. Isso é fato, mas como tudo na vida temos que acreditar.
A consequência de todo esse potencial é um sentimento estranho que sentimos e pode ser comparado a desconforto ou dor. Mas a gente aguenta, e depois não vai mais parecer com dor, apenas um sentimento de quem exerce sua humanidade.
Nós somos muito maiores do que pensamos ou imaginamos. E como milhões de gigantes interiores como nós podem sentir tanto medo, por quê?
Nada pode nos ameaçar, pois dentro da gente estamos abastecidos com tudo o que precisamos para encarar a realidade e qualquer possível mudança inesperada, só precisamos reunir dentro de nós mesmos tudo o que precisamos e enfrentar cada situação com esclarecimento, dignidade e verdade, e se doer e você ficar triste, acredite: vai passar!