O setor operacional de diversas indústrias possui máquinas e equipamentos extremamente complexos, que são essenciais para o funcionamento do sistema de produção. Um dos equipamentos mais utilizados no campo industrial são as roscas transportadoras, que facilitam o trabalho de deslocamento e controle de fluxo de pós, granulados ou sólidos.

Este equipamento pode ser utilizado em diversos segmentos, como alimentício, farmacêutico, químico e outros.

Confira a seguir uma breve explicação sobre as roscas transportadoras:

A rosca transportadora é um equipamento de transporte de correia, produzido em materiais especiais que suportam corrosão e abrasão.  A rosca conta com um helicóide que pode receber tratamentos em sua superfície ou deposição de materiais duros que aumentam sua resistência.

O equipamento pode operar na horizontal ou em plano inclinado, de acordo com as necessidades da indústria. As diversas capacidades de vazão e opções de velocidade facilitam os sistemas de pesagem e dosagem. A rosca também pode operar dentro de padrões específicos de aquecimento e resfriamento de acordo com os critérios de manipulação do produto.

A montagem pode ser feita em estrutura tubular ou calha com tampas removíveis que facilitam a limpeza e inspeção do equipamento. 

Para adquirir uma rosca transportadora para indústria, aconselha-se realizar uma ampla pesquisa de preços entre as empresas que fabricam o equipamento. Também é necessário verificar a qualidade do material para garantir a resistência e durabilidade da rosca transportadora.

Não se esqueça de analisar as possibilidades de manutenção e assistência técnica, dando preferência à empresas que oferecem estes serviços após a compra.

Em alguns casos, é necessário contratar um engenheiro de produção, que poderá planejar da melhor maneira a forma de instalação das roscas. Isso facilitará todo o processo do setor operacional economizando tempo e evitando trabalhos desnecessários.

O engenheiro também poderá auxiliar o setor de produção, analisando as necessidades de mudanças e controlando os fluxos para atingir rapidamente as metas estabelecidas pela indústria.