Quando você começa a tocar violão popular, ou seja, acompanhar músicas com acordes, uma das primeiras coisas com que vai se deparar são os desenhos de acordes, como este,  abaixo ilustrado.

Acorde Bm (si menor) - imagem

O desenho, que na verdade é um diagrama, dá diversas indicações, como você pode ver. Ele mostra:

  • Em que casa se deve apertar as cordas
  • Com quais dedos apertar as cordas
  • Quais notas são usadas no acorde

(Veja a explicação mais detalhadas no artigo Desenhos de acordes para violão )

E mais. Para um principiante, à primeira vista, parece algo meio complicado. Mas na verdade não é. O estudante vai naturalmente reconhecendo no diagrama o braço do seu próprio violão e a mão, com o tempo, já vai automaticamente no lugar certo. 

O Ebook Diagramas de acordes, do blog Acordes de violão, utiliza exatamente o tipo de diagrama, muito completo, mostrado acima. E traz centenas de desenhos de acordes, teoria sobre formação dos acordes, dicas de sequencias, dicas para tirar músicas e muito mais. Conheça o Ebook Diagramas de acordes clicando no link abaixo:

Ebook Diagramas de acordes para violão e guitarra

Como são feitos os desenhos de acordes?

Para formar acordes, são necessárias notas musicais. Por exemplo, uma tríade (acorde natural), precisa de três notas (como o acorde Bm (si menor) acima ilustrado. Cada corda do violão, em cada casa, soa uma nota. Então são escolhidas num determinado trecho do braço do violão as notas que formam o acorde e daí surge o "desenho". 

É claro que os sites de cifras e outros já mostram os desenhos prontos. Mas é muito produtivo ao estudante compreender de onde surgiu aquele desenho, ou seja, como são formados os acordes. 

Foi para explicar tudo isso que criei o Ebook Diagramas de acordes. Confira aqui:

Ebook Diagramas de acordes para violão e guitarra