As juntas de obras nada mais são do que um tipo de descontinuidade que são projetadas em todas as estruturas de concretos, bem como barragens, obras de arte, edifícios, pisos, pavimentos, entre vários outros tipos de aplicações. Com toda a finalidade de distribuir as suas movimentações precisas, em segmentos totalmente independentes. Este processo evita que possam surgir trincas aleatórias, o que poderá manter assim toda a possível integridade existente de sua estrutura utilizada.

Como devem ser feitas as juntas na área da construção

As juntas deverão ser seladas devidamente para que não venham a acelerar todo o processo de deterioração das estruturas e ainda não venham a ser acumulados possíveis detritos que poderão gerar um desenvolvimento de possíveis microorganismos que sejam nocivos para a saúde, isto é fundamental no caso de indústrias alimentícias e também de laboratórios farmacêuticos.

Além de tudo isto as juntas que não são seladas poderão acumular definitivamente uma série de detritos como pedras, metais e ainda outros objetos de dureza considerada elevada, esta que durante toda a sua movimentação da estrutura acaba atuando como alguns tipos de concentradores de tensão. Este tipo de tensão concentrada nas bordas existentes das juntas poderão provocar algumas trincas e poderão inclusive desprender vários pedaços do piso reduzindo assim a sua vida útil e por isso são muito importantes.

Outra particularidade é que as tensões que são aplicadas por rodas de equipamentos utilizados de carga poderão ajudar a quebrar toda a borda das juntas, e por isso tão importante quanto a sua vedação das juntas é o tratamento relacionado com as suas bordas que poderão garantir uma maior integridade de juntas por muito mais tempo se utilizando com isto.

As movimentações absorvidas por juntas

Levando em conta dois grandes blocos de estruturas de uma construção, todas as juntas acabam sofrendo vários tipos de solicitações. E cada um destes blocos poderá ainda dentro de alguns limites se movimentar de forma totalmente independente. Os selantes deverão contar com características totalmente compatíveis aos comportamentos existentes das estruturas resistindo assim em todas as possíveis combinações de movimentos.