O QUE PRECISA PARA AS NOSSAS ESCOLAS
*ROSINALVA APARECIDA MARTINS DE OLIVEIRA
A primeira forma de mudar a educação de hoje e tornar os brasileiros mais interessados pela escola, e consequentemente, mais inteligentes, é oferecer aos professores cursos de reciclagem (renovar os seus conhecimentos) de forma gratuita. Buscar novas formas de educar, e não mais o velho passa no quadro e o aluno copia. Temos que buscar alterar a forma como ensinamos, só porque está no caderno não quer dizer que os alunos aprenderam, devíamos ter salas apropriadas para cada matéria, com demonstrações de utilizações práticas daquilo que aprendemos em tempo real.
Ex: em ciências, devíamos ter aula em um laboratório com tudo que o professor precisa, se ele está a falar sobre o corpo humano, poderíamos ter um exemplar em tamanho real para estudo.
São coisas simples, que podem fazer a diferença. Com o passar do tempo poderias ensinar no fundamental, o que hoje é ensinado no 2º Grau, sem perder a qualidade na educação, muito pelo contrário, ganhando ainda mais, com escolas de turno integral, com mais matérias, com um material didático mais rico de cultura, com interação, com um aluno que poderia vir sem o caderno, porque este já é um autodidata graças à educação que recebe, com um futuro brilhante pela frente, e melhorando cada vez mais o meu, o seu, o nosso país.
Na escola onde eu trabalho são muito os problemas que enfrentamos, porém, a meu ver, o maior deles é a violência que os alunos trazem para a sala de aula fruto do ambiente social em que vivem. , penso que toda a escola deveria definir um conjunto de valores morais mínimos com os quais todos os seus membros devem se comprometer, inclusive os responsáveis que matriculam as crianças nas escolas. Esses valores devem ser preservados pelas escolas acima dos interesses de alguns alunos e pais que protegem erroneamente seus filhos quando eles praticam agressões.
Vivemos em um tempo em que tudo pode ser questionado. Entretanto, sejam quais forem os valores éticos do círculo familiar, é a partir deles que os limites para a educação das crianças podem ser estabelecidos. É sempre melhor dar limites do que não os dar. Na dúvida, os pais devem optar pelos valores que aprenderam. O problema surge quando os pais, por medo ou receio de serem antiquados, se omitem. A omissão terá um preço alto para a criança com reflexos na escola.
A solução para tantos problemas enfrentados pela escola está num conjunto de ações que reúne políticas públicas, comunidade e família. Não existe uma receita pronta, mas, um maior investimento por parte do governo em políticas públicas já é um começo.
*Professora de história da rede municipal dos municípios de Picuí e Cuité
Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFSM/RS e pós graduada em Educação pela UFCG/Cuité