O QUE PODEMOS DEIXAR AOS FILHOS?

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

Em meio ao início do ano escolar uma velha indagação ronda a mente dos pais: o que deixar como ‘herança’ aos filhos? Os apelos da sociedade materialista e consumista deixam os pais inquietos e, muitas vezes, perdidos a respeito de quais “bens (materiais) devem ser deixados aos filhos para ter futuro promissor”! Será essa a maneira correta para os filhos obter prosperidade? E, que dizer daquele que venceu na vida sem receber bem material algum dos pais?

Estes questionamentos devem ser refletidos, pois demonstram como se conduz os filhos na caminhada existencial. Cada criatura tem sua história e não há regra geral quando o assunto é “ser vencedor”! Escrevo este artigo convicto que muitos pais conseguiram demonstrar aos filhos que o sentido da vida consiste em valorizar princípios (vindos de berço) como: honestidade, sinceridade, bondade (caridade), humildade e respeito que solidificam o caráter humano! E, atrelado a esses valores, o estudo é um grande tesouro que deveria ser deixado aos filhos.

Essa importante reflexão, vinda junto com o inicio do ano escolar de 2015, precisa ser instigada e acompanhada pela família junto ao estudo do filho; infelizmente muitos pais não têm essa preocupação como base do futuro dos filhos e, pior, não acompanham o crescimento intelectual vindo dos estudos. A verdade é essa: não basta matricular o filho na escola, é preciso acompanhar seu empenho escolar, envolver-se e estimulá-lo no desempenho intelectual.

O que podemos deixar aos filhos? Este que vos escreve não tem a menor dúvida que são os estudos, pois num mundo tão competitivo, a vida intelectual, demonstrada na formação acadêmica, serve de apoio para a prosperidade, inclusive a material! Desenvolver essa tarefa não é fácil! Fazer o filho estudar, em muitos casos é dificílimo, mas são necessárias e precisam de comprometimento, tanto de quem estuda como de quem incentiva. Nunca esquecendo que o estudo de hoje é luz e do futuro!

Conversando com um conhecido, ele expressava sua tristeza: seu filho de quinze anos deixou o sexto ano do Ensino Fundamental, para ter “uma profissão”, ou seja, ser ajudante de um profissional de determinado ramo! Não julgo, apenas escrevo, milhões de famílias no Brasil colocam em último lugar a vida estudantil, para eles os estudos não servem para nada.

Confesso ser este o verdadeiro entrave para a melhoria do país! As famílias passam por dificuldades, não apenas financeira, mas especialmente na sua estruturação, onde buscam somente os ‘bens materiais’ e, princípios e valores ficam em segundo plano.

O que podemos deixar para nossos filhos? Essa pergunta cada cidadão responda, não apenas para si, mas discuta com sua família. Não basta criticar e afirmar que a ‘sociedade ou os jovens estão perdidos’, faz-se necessário buscar as causas e, a pergunta inicial deste artigo, pode ser um bom começo.

Sucesso a todos que estão com essa preocupação! A educação familiar e escolar são alicerces desta sociedade desestruturada! Descruze os braços e faça bem feita sua parte! Lembre-se: o exemplo sempre é melhor e também maior que as palavras!

Um abraço! Deus abençoe!