A motivação é muito importante para os funcionários dentro de uma organização. Ela está diretamente ligada com os fatores psicológicos conscientes ou inconscientes, referindo-se ao autoconhecimento, educação, trabalho e família, pode também ser de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva determinando assim a conduta do indivíduo em relação aos demais.

Para entender melhor sobre a motivação no trabalho, foi aplicado um questionário nos meses de setembro e outubro de 2010 pelos alunos do 4º período do curso de Gestão de Recursos Humanos das Faculdades SPEI ? Unidade Torres, em 700 trabalhadores de Curitiba e sua região metropolitana, sendo 57% mulheres.

Observamos que esse é um dos temas que mais influenciam as pessoas dentro das organizações, o qual pode então determinar uma variação de performance. Apuramos que 83% dos respondentes atuam basicamente em três segmentos, serviços (40%), comércio (27%) e indústria (16%).

Do total geral de participantes, 89% possuem até cinco salários míninos como remuneração e o principal fator motivacional para eles é o pacote de salário + benefícios que alcançou o índice de 33%. Já para os demais, cuja remuneração é superior aos cinco salários mínimos, os maiores fatores motivacionais ficaram distribuídos de forma proporcional com destaque para os 22% que apontaram o plano de carreira e 19% para a qualidade de vida no trabalho.

Podemos então verificar que a motivação pode ser ampliada através de recompensas financeiras (salários + benefícios) e reconhecimentos.
Constatamos ainda que 33% do total de respostas associam que o principal benefício proporcionado pela motivação está relacionado com o sucesso profissional, ficando mais claro entre jovens de 23 a 28 anos de idade. Isso se dá possivelmente ao fato de estarem em início de carreira e em processo de formação acadêmica.

O fator menos evidenciado como benefício da motivação é o da realização pessoal com 20% das respostas. Isso demonstra que estas pessoas não estão preocupadas em fazer aquilo que gostam, mas alcançar apenas o sucesso vinculado à satisfação financeira.

A motivação é tanto bem estar como necessidade, bem estar para os trabalhadores e necessidade para as organizações, pois funcionário satisfeito representa qualidade.

É importante que as empresas passem a olhar suas equipes de trabalhos com olhos atentos, com uma visão diferente, preocupados com as particularidades e necessidades individuais. A empresa é um todo, formada pelo somatório individual de ideias, sentimentos, sonhos, angústias, expectativas e realizações. As empresas devem ter uma relação de "ganha-ganha" com seus empregados, observando suas necessidades e desejos, para que os objetivos mútuos sejam alcançados, garantindo um crescimento sustentável e com melhor qualidade de vida.

Portanto, você pertence a uma parcela de funcionários que buscam nas oportunidades oferecidas pelas empresas uma fonte de motivação ou está enquadrado naquela fatia de funcionários que buscam realizações pessoais para sua auto-motivação e assim conseguir o equilíbrio para atender suas expectativas?

Assinam este artigo os alunos do Curso de Gestão de RH, Daghinani Palaro, Daiane da SIlva, Karin Tavares e Lourival Abreu