O que foi a Insurreição Pernambucana de 1816.

A presença de muitos portugueses no Brasil a partir exatamente do ano 1808, maior parte deles foram para Pernambuco. Eles recebiam muito privilégios da metrópole prejudicando o cidadão comum e, sobretudo os proprietários rurais na região.

Para os portugueses sobravam benefícios para os proprietários de terra, trabalho e impostos pesados por parte da coroa, essa situação geral descrita foi agravada com problemas regionais, como por exemplo, baixa produção da cana e do algodão devido à seca.

Principais produtos a cana e o algodão provocaram uma grande recessão regional devido naturalmente à queda da produção e as variações de preços.

 Levando obviamente ao empobrecimento dos produtores locais, por outro lado, à insensibilidade dos portugueses em referência à própria crise produtiva.

Outra questão que deve ser analisada os portugueses eram quem controlavam o comercio interno e externo, a exportação e a importação, comprando os produtos da colônia com preços insignificantes e vendendo aos  produtos de fora com alta elevação tributária e lucros comerciais.

Esse mecanismo provocou empobrecimento interno, desenvolvendo a impossibilidade do desenvolvimento da agricultura local, endividamento e dependência constantes dos grandes proprietários em relação aos portugueses comerciantes que financiavam ao sistema de produção agrícola.

Essa conjuntura econômica criou uma crise política com consequência separatista que alastrou pelo nordeste afora. Uma grande indignação da aristocracia agrária nordestina contra a metrópole e os portugueses comerciantes.

A indignação aristocrática rural teve como participação outros setores da sociedade da época, eles entendiam que a crise que a sociedade atravessa os motivos principais a exploração da coroa e dos portugueses que estavam no Brasil sobre a tutela de Portugal.

Por ultimo, um terceiro elemento fundamental, a difusão do reformismo iluminista português formulado principalmente pelo clero esclarecido, em junção naturalmente a um forte sentimento antilusitano.

Somado todos esses fatores levaram a nascer o movimento separatista em março do ano 1817, propagando para outras regiões do nordeste, o povo desejava criar uma república separada de Portugal e do restante do Brasil.

Os insurretos organizaram uma constituição provisória tendo como princípio o direito de consciência, de imprensa e do culto religioso, quando os revolucionários imaginavam que tinha de fato realizado uma revolução.

O governo português organiza uma grande reação, fazendo uso das forças militares da Bahia e do Rio de Janeiro com isso recuperando as províncias perdidas.

  Após muitos confrontos, em maio de 1817 terminou a resistência, com punições rigorosas, sendo que os principais lideres foram condenados a morte.

Edjar Dias de Vasconcelos.