A duvida é sempre maior inimiga de um ser humano, muitos não dão importância para o aprendizado e acabam em uma bifurcação. Neste momento a duvida prevalece, e a pergunta é inevitável. Qual é a direção certa a seguir? É neste momento que sentimos a falta do aprendizado, seja ele qual for. Você já imaginou um médico em uma sala de cirurgia, sem saber o que fazer? Um motorista de ônibus sem saber o itinerário a seguir? O piloto de uma aeronave sem a sua carta aérea com um rumo traçado de sua viagem? O capitão de um transatlântico sem as suas cartas náuticas e sem sextante já que o sistema de navegação por GPS falhou? O que fazer sem saber?

Penso que o saber é a solução para todos os problemas e duvidas de um ser humano. O que defino como saber? Saber é aprender todo dia com a vida cotidiana, a minha em particular, a matéria escolar de base, a mediana e superior, pós-graduada, mestrado, doutorado, pós-doutorado. O que vem depois de pós-doutorado? A experiência vivida com o aprendizado que se torna saber. Todo dia, cada segundo, cada hora o saber se faz necessário, sem o mesmo não poderia nem mesmo expressar esta ideia, mesmo tendo um editor de texto me auxilie.

Ouvir a voz de uma pessoa mais velha, mesma analfabeta nas letras, mas não na vida; tem o saber da vivência. Ouvir é saber aprender, aprender é saber ouvir. Podemos devanear e enveredar na ciência exata, na etimologia da palavra, no verbete da sentença, discutir o inimaginável, mas, como fazer sem saber?

O que você me diz?