Em II Crônicas 20:12 diz: "Ah! Deus nosso, porventura, não os julgarás? Porque em nós não há forças perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o eu faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti". Aqui podemos ver uma oração um tanto desesperadora de alguém com medo de uma multidão que estava indo em sua direção com a missão de destruir-lo, bem como todo o seu povo. Estamos falando do homem de Deus, o rei Josafá. Este homem foi rei de Judá e reinou 25 anos e buscou a Deus em todas as coisas. Era um homem que tudo que ia fazer orava e buscava a direção de Deus. Certo dia Josafá recebeu um aviso que estava vindo os exércitos de Moabe, de Amon e dos meunitas declarando guerra contra ele e todo o povo de Judá (II Crônicas 20: 1,2).
A bíblia diz que Josafá teve medo (II Crônicas 20:3). E quem não teria? Quem ficaria tranqüilo, feliz e despreocupado com alguém chegar à sua casa e dizer: Olha está vindo alguém amado até aos dentes, está muito furioso e disse que vai acabar com você, sua casa e toda sua família. Quem ficaria tranqüilo e sem medo diante de uma situação dessas? Claro que ninguém ficaria. E com o rei Josafá não foi diferente. Ele teve medo ao ponto de fazer está oração pedindo a Deus uma providencia diante daqueles exércitos fortes e poderosos que estavam vindo contra ele e todo o Judá (II Crônicas 20:12). Daí surge à pergunta "O que fazer quando não se sabe o que fazer?"
Diante da maior crise da vida de Josafá (II Crônicas 20:1,2) que parecia insuperável, ele tomou cinco decisões as quais respondem a pergunta em debate. Foram cinco passos que ele tomou que foram o suficiente para obter a vitória diante daqueles exércitos que viam com sede de destruição. Estes cinco passos tomados por Josafá poderão nos ajudar vencer as guerras, as lutas, as adversidades e os embates dessa vida que nos sobrevém no nosso dia a dia. Quantas vezes nos deparamos diante de situações tão tremendas nas nossas vidas que chegamos a ficar desesperados ao ponto de colocar-mos as mãos sobre a cabeça e dizer: Ai meu Deus e agora o que eu vou fazer? Se você não sabe o que fazer, faça como o rei Josafá fez.


1º LUGAR: BUSCAR AJUDA DE QUEM SABE (II Crônicas 20: 3,4)

Josafá buscou ajuda de quem sabe tudo e tem todo poder para resolver todo e qualquer problema, Deus. Ele havia ficado muito perturbado com a noticia que havia recebido, então resolveu pedir socorro ao Senhor e se pôs a buscar a Ele em jejum e oração, e convocou todo o Judá para fazer o mesmo porque ele sabia que ai estava a saída para vencer tamanha Crise que enfrentava. Se você não sabe o que fazer diante da crise que está enfrentando, dobre os joelhos na presença de Deus clame a Ele, peça-lhe socorro que Ele com certeza lhe socorrerá. Na bíblia sagrada encontramos exemplos de homens como o rei Ezequias que já estava decretada a sua morte mais orou e Deus reverteu à situação dando-lhe mais 15 anos de vida (Isaias 38.1-6), Elias que orou pra não chover e não choveu (IRs 18.41-46), e mulheres como Ana que era estéril e não podia gerar filhos, orou e Deus lhe deu um filho (ISm 1.9-19) e muitos outros homens e mulheres que através da oração alcançaram grandes vitórias e venceram crises que aos olhos humanos não tinha mais jeito, não tinha solução. O que fazer quando não se sabe o que fazer? Em primeiro lugar buscar ajuda de quem sabe. Só Deus tem poder para tornar o impossível possível. O salmista Davi disse: "Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra (Salmos 121.1,2).


2º LUGAR: CONFESSAR SUA INCAPACIDADE (II Crônicas 20: 12)

Depois ter buscado ajuda de quem sabe, Josafá se humilhou e confessou a sua incapacidade diante de Deus dizendo: "Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos", mais logo em seguida ele completou dizendo: "Mas os nossos olhos estão postos em ti". A humildade é uma qualidade muito importante para se obter vitória. A prosperidade do arrogante dura pouco tempo, mas a do humilde dura por muito tempo. Quando não sabemos o que fazer ou como resolver um problema, temos que pedir ajuda de quem sabe e confessar a nossa incapacidade diante dele. Mas infelizmente existem pessoas que não sabem resolver um determinado problema, não sabem conduzir uma situação e resolve pedir ajuda a alguém, mas se dirigem com arrogância e sem humildade querendo ajudar sem ter condições à pessoa para quem ele pediu ajuda. Mas Josafá nos deu um grande exemplo nesse sentido se humilhando e confessando a sua incapacidade diante de Deus. Se humilhe também diante de Deus, confesse a sua incapacidade diante Dele, porque Ele se agrada dos humildes e abate os soberbos (I Pedro 5.5,6; Tiago 4.6). O sábio Salomão disse: "Vindo à soberba, virá também à afronta; mas com os humildes está a sabedoria" (Provérbios 11.2).


3º LUGAR: OBEDECER A QUEM SABE (II Crônicas 20:14-18).

Quando temos um grande problema ou quando estamos enfrentando crises diversas nas nossas vidas, a primeira iniciativa é procurar alguém que tenha como resolver os nossos problemas. Se a pessoa procurada tem como resolver o problema e ela diz e orienta a seguir por tal caminho que por ele chegará a solução dos problemas, temos que obedecer as orientações dela, porque ela sabe que por aquele caminho dará certo. Josafá deu ouvido e obedeceu a orientação do Espírito Santo de Deus (II Crônicas 20:14-18). Nesse texto você vai ver que o Homem de Deus, deu ouvido ao Espírito Santo, obedeceu, seguiu e foi vitorioso. Você também poderá obter vitórias diante das crises da vida que parecem serem insuperáveis, buscando a Deus, confessando a sua incapacidade diante Dele e obedecendo a Ele. A bíblia diz que "Obedecer é melhor que sacrificar (I Samuel 15:22). Josafá ouviu, obedeceu e foi encorajado pelo Senhor Deus o todo poderoso assim: "Escutem-me, todos vocês, povo de Judá e de Jerusalém, e também o rei Josafá! assim diz o Senhor: Não tenham medo! Não fiquem assustados por causa deste exército poderoso! Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus! "(V 15). Assim como Deus falou e encorajou a Josafá, o mesmo Ele faz hoje com você. Portanto não fique com medo, não fique assustado. Faça o que o homem de Deus fez e com certeza você também chegará aonde ele chegou porque Deus vai entrar na batalha com você e por você.


4º LUGAR: CONFIAR TOTALMENTE NO SENHOR E NA SUA PALAVRA (II Crônicas 20:20).

Confiar significa se entregar com toda a segurança. Josafá já estava confiante e seguro da vitória porque ele estava depositando toda a sua confiança em alguém que poderia com toda certeza resolver o seu problema e lhe dar vitória. Tanto é que depois de ter ouvido o Espírito Santo a bíblia diz que no dia seguinte pela manhã bem cedo ele saiu com o seu exercito para o deserto de tecoa. No caminho Parou e chamou a atenção dele e disse: "Escutem-me, ó povo de Judá e de Jerusalém creiam no Senhor vosso Deus e vocês terão sucesso! Creiam nos profetas de Deus e tudo sairá bem (II Crônicas 20:20). Isto é total confiança em Deus e na sua palavra, e quem confia em Deus jamais será confundido, esquecido, desprezado, derrotado ou vencido. Quando depositamos a nossa confiança totalmente em Deus, isto significa que estamos reconhecendo a sua sabedoria, soberania e o seu poder.


5º LUGAR: RENDER GRAÇAS AO SENHOR (II Crônicas 20:21,22)

Ser grato é reconhecer e agradecer os benefícios, as bênçãos, ou tudo aquilo que alguém lhe faz ou lhe dar. E a gratidão é uma virtude que poucos têm. Existem pessoas que recebem ajuda e benefícios de outras e nem sequer se lembra de agradecer e quando volta a precisar daquela pessoa as portas já estão fechadas por causa da sua ingratidão. O rei Josafá depois de consultar os chefes do povo, ele decidiu que haveria um coro para guiar a marcha, e os membros do coro vestidos com vestes sagradas e cantando o hino: "Sua misericórdia é para sempre" enquanto caminhava cantando, louvando e agradecendo a Deus. E a bíblia diz que no momento em que eles começaram a cantar e agradece, o Senhor fez com que os exércitos de Amon, de Moabe e de Edom começassem a lutar entre eles mesmos, e eles se destruíram uns aos outros. Meu amado, minha amada eu não sei o que você tem passado, eu não sei como está a sua vida. Quem sabe esteja passando por momentos difíceis, tem enfrentado lutas e provações, esteja passando pelo vale ou pelo deserto e sem nenhuma esperança de escape e nem uma saída para a solução ao ponto de colocar as mãos sobre a cabeça e exclamar dizendo: "Ai meu Deus e agora o que é que eu vou fazer!!!!". Você lembra que o rei Josafá estava vivendo uma situação assim? Mas ele venceu e você também poderá vencer as guerras e as lutas da vida. Mas para que isso aconteça você tem que seguir os mesmo passos que ele seguiu. Buscou ajuda de Deus, confessou a sua incapacidade diante Dele, obedeceu a sua orientação, confiou totalmente Nele e na sua palavra, louvou ao Senhor e Ele lhe deu vitória. A bíblia diz: "Então voltaram para Jerusalém, com Josafá á frente do povo, cheios de alegria porque o Senhor os salvou dos inimigos, de maneira maravilhosa" (II Crônicas 20:27). Louve também ao Senhor na luta, na prova, no deserto ou no vale que Ele vai te livrar e te salvar dos teus inimigos e vai te dar vitória nas tuas provas, lutas, e dificuldades.

Ev. Edivaldo Santos