Sem a fonte para notebook adequada dificilmente o aparelho irá funcionar e por isso é importante mantê-la sempre nas melhores condições. Por falta de cuidado ou mesmo pela ação do tempo, algumas delas tendem a parar de funcionar e o problema pode ser fácil de solucionar, entretanto, em outros casos será necessário procurar um técnico ou mesmo adquirir uma nova fonte para notebook. Saiba como identificar pequenos problemas, solucioná-los ou se não tiver reparo, como destinar adequadamente o periférico. 

Identificando o problema

Fonte Notebook

Se o notebook parar de funcionar, o problema pode ser na fonte, dessa forma, ele não irá ligar da forma esperada. Ao ligar a fonte, verifique se as luzes acendem e depois apagam, se isso não ocorrer é provável que o defeito é na fonte. O próximo passo é identificar se o defeito ocorre no cabo ou se é na própria caixa, dependendo, o próprio usuário pode fazer o reparo, caso tenha algum conhecimento. Para identificar o problema no cabo basta passar a mão por ele e ver se os fios estão quebrados ou usar um cabo igual. Se for este o problema basta comprar um cabo novo e usar na fonte, sendo este bem barato. O usuário pode ainda usar uma fonte igual ou semelhante ao notebook para ver se o problema é realmente na fonte, que ainda é mais fácil de solucionar do que um defeito no próprio aparelho.

Para identificar se o defeito é na própria caixa da fonte será necessário usar um multímetro para ver se está passando corrente pela caixa. A fonte para notebook tem como função transformar a eletricidade de 120/220 volts, vinda da corrente elétrica convencional e alternar a corrente para 60 Hz ou outra que se adéqua ao notebook. Quando a fonte não realiza essa tarefa de forma adequada, podem haver oscilações no fornecimento de energia, contudo esse problema pode ser contornado.

Fazendo pequenos reparos na fonte

Os reparos podem ser feitos em uma fonte que tenha circuitos e componentes queimados ou danificados pelo tempo. Para isso será necessário abrir a caixa da fonte e procurar por esses circuitos e identificá-los. Os circuitos queimados são geralmente de cor preta ou estão quebrados e para repará-los, o ideal é usar uma solda elétrica, mas para isso é preciso um pouco de conhecimento e prática. O usuário terá de aplicar soldas nos locais com as falhas e utilizar o multímetro para verificar se está passando corrente. Se mesmo assim não funcionar, o próximo passo é levar a fonte para um profissional que irá fazer o reparo, se ele informar que não é possível, será necessário comprar uma nova fonte.

Comprou uma fonte nova, o que fazer com a antiga?

Lixo Eletrônico

As fontes quebradas e outros eletrônicos possuem componentes que podem ser prejudiciais ao solo, água e também a vida se forem descartados no lixo comum ou em qualquer lugar. Nesses casos será necessário fazer o descarte apropriado, que geralmente pode ser feito nos grandes centros e lojas que fazem a venda desses componentes. Os eletrônicos são reutilizados ou reciclados, dessa forma, não traz danos ao meio ambiente.