O que fazer para acabar com as desigualdades.

Lara Maria Silva Queiroz

          A desigualdade social é um problema que a maioria dos países enfrentam. Onde se existe em todos os países, sendo ele rico ou pobre, este conceito de desigualdade abre um grande leque, que se abrange diversos tipos de desigualdade .

       Que são elas: desigualdade de escolaridade, desigualdade de renda, desigualdade de oportunidade, desigualdade de gêneros, entre outras. No geral a desigualdade mais conhecida ainda  é a desigualdade econômica ou  seja, desigualdade de renda, dada pela distribuição de forma desigual à sociedade.

       Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. Apesar de se lutar muito contra este problema, o Brasil ainda nos dias atuais ainda é um dos países mais desiguais do mundo. Houve uma melhora, mas porém ainda é insignificante esta mudança, quase imperceptível em meios de tantas desigualdades social.

        Apesar de varias tentativas de mudar este quadro, segundo Rousseau, a desigualdade tende se acumular ainda mais. Pois ele acredita que só pessoas que vêm de  famílias em sucedidas conseguirão manter seu padrão de vida. E que pessoas com pobres, ou com baixo nível de escolaridade, obtém pouquíssimas chances de chegar a um status social alto.

       Portanto lutar contra estas desigualdades social, será uma luta incansável, e  interminável, porém sem grandes vitorias. Pois para que consiga reverter este quadro é preciso que mude todo o mundo, e os pensamentos egoístas de toda a nação.