O QUE FAZER NAS FÉRIAS
OU: CARPE DIEM JÁ!

"Devia ter complicado menos/ Ter visto o sol se pôr/ Devia ter me importado menos com problemas pequenos/ Ter morrido de amor/ Queria ter aceitado a vida como ela é/ A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier."
(Trecho da música "Epitáfio", de Sérgio Britto/Titãs)

"Saúde é algo que faz você achar que agora é a melhor época do ano."
(Franklin P. Adams, jornalista norte-americano)

Chegaram aquelas tão esperadas férias. O que fazer agora, nesses meses de folga? O que podemos nos dar de presente? Fiquei a pensar no que desejo para mim e para você que me lê.

Afastei logo a ideia de shoppings e filmes em casa. Compra em Miami? Nem pensar! Convém conter esse consumismo desvairado e deslavado que nos assaltou e inflou a classe média.

E então? Talvez conviria insuflar-lhe ânimo para que deixe de fumar. O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: FUMAR PROVOCA CÂNCER E IMPOTÊNCIA SEXUAL. (Uma das frases obrigatórias em maço de cigarro, propaganda etc.). Então, isso já nos leva para uma outra constatação: O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES ADVERTE: ANDAR DE AUTOMÓVEL E VEÍCULOS CONGÊNERES PROVOCA TRAUMATISMO CRANIANO, LESÕES E HEMORRAGIAS INTERNAS, SEQUELAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, E ATÉ A MORTE. Segundo dados da revista Caros Amigos (2000): 40.000 mortes por ano em acidentes de trânsito; prejuízo com os desastres: 10 bilhões por ano. Me chega também a lembrança de que precisamos dar a nossa contribuição pela preservação do nosso planeta, não é mesmo? E que tal dar um tempo para o carro nessas férias e usar mais a bicicleta? Andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo: não exige mais que um simples equilíbrio, permite vencer grandes distâncias, não depende muito do tempo ou do terreno e, ainda de quebra, proporciona excelente condicionamento aeróbico. Pedalar é, ao mesmo tempo, um hábito de promover saúde e uma forma simples, barata e sem alardes de se trabalhar pela ecologia. É preciso pensar mais no mundo e em si próprio. Pedalar não é trabalho, não é obrigação, não é política, não é compromisso e definitivamente você não está sentado sem fazer nada. Claro que nem sempre é fácil: as crateras, os bueiros, as poluições do ar e sonora e os caminhões de nossas cidades às vezes nos desencorajam, mas você precisa permanecer lá, porque é algo que você precisa fazer para o seu corpo e a sua cabeça.

Cuidar da alimentação e do corpo é a chave para uma vida saudável. Especialistas são categóricos ao afirmar que a prática de exercícios também contribui para o bom funcionamento da mente. Aproveite então as férias para exercitar mais o corpo e a mente! Ler faz bem à saúde. Hábitos simples podem lhe fazer muito bem. Porque se informar também é uma forma de se cuidar. Cuidado com você!
Outras boas dicas para as férias. Mande flores. Viaje sem rumo. Regue uma planta ? melhor: plante uma árvore! Faça um poema. Saia para pescar com os amigos. Escreva uma carta de amor. Vista uma roupa esquisita e saia para passear. Declare amor infinito a seus pais. Brinque mais com seus filhos. Admire a natureza sem pressa. Gaste mais tempo com seus amigos. Sinta o vento. Fique menos tempo na internet. Escale uma montanha, serra ou monte. Empine uma pipa. Jogue futebol (ou outro esporte). Dê uma boa gorjeta. Pinte um quadro. Deixe uma chuva de verão lavar sua alma. Fale em público. Vá ao zoológico. Faça uma massagem. Vá ao circo. Faça um penteado radical. Alimente um animal. Devore uma barra de chocolate sem culpa. Faça uma tatuagem. Reze ou ore em voz alta. Abra o coração para quem você ama. Perdoe. Conte uma piada. Faça ginástica. Pegue uma criança no colo e leia um livro para ela. Coma um pão bem quentinho, na padaria da esquina. Beba um bom vinho. Solte um passarinho da gaiola. Ande descalço o dia todo. Ria muito alto. Inicie uma dieta. Beije na boca. Dê um bom dia a seu vizinho. Pule corda com seus filhos. Cante no banheiro. Lave os pratos junto com ele/ela. Arrume os discos e livros.

Enfim. Esse planeta é uma bola. Num planeta quadrado não haveria espaço para futebol, sexo ou rock?n?roll.

Carpe diem, do latim, quer dizer "aproveite o momento, aproveite o dia". E um dia é tempo suficiente para escrever um poema, preparar uma festa, ler um livro, fazer um/a amigo/a, se apaixonar. Viva intensamente, aproveite cada momento dessas férias, e do ano que está chegando. A vida é um desafio a cada manhã. É preciso aprender com o novo. Viver com alegria as boas coisas da vida. Conhecer novos lugares e pessoas (pela internet não vale!). Construir a família, a casa, a carreira. São coisas que devem servir como combustíveis nessas férias e no ano que está iniciando...

Boas férias, amigo/a.

(Márcio Melo, um cara que esperou muito por essas férias, mais do que nos outros anos).