O que fazer depois de receber Jesus?

 

 

  1.  

    1.      Apresentação

 

Ao aceitar Jesus, os “novos convertidos” são como criança recém nascidas, precisam se desenvolver, crescer, aprender a falar, andar, dentre outras atividade e habilidades cabível ao ser humano; de muito cuidado, atenção e principalmente, amor. Muitos ficam sem saber o que fazer e um dos principais motivos é a falta de informação. Recebendo a Cristo, reconhecemos que precisamos de Sua salvação e nos arrependemos de nossos pecados. Temos que entender é que a expressão, “convertido” tem um grande significado.

Converter vem de mudar, transformar.

Antes de aceitarmos a Cristo, vivíamos uma vida “sem direção” e somo muitas vezes Injustos, impuros, idólatras, adúlteros, efeminados, sodomitas, ladrões, avarentos, beberrões, maldizentes e roubadores. Sendo assim, não herdaríamos o Reino de Deus. (1 Co 6:9, 10). Mas agora fomos lavados, santificados, justificados. E depois? O que fazer?

Segundo Santos (S/D), há três auxílios permanentes ao nosso crescimento espiritual, nessa perspectiva iremos estudar os três em capítulos.

 

  1. 1.      Oração

O que seria orar? Basicamente, falar com Deus. Mas não palavras repetidas (Mt 6:7). Jesus nos deixou a oração do “Pai nosso” como modelo e muitas pessoas repetem-na todos os dias de forma mecânica e religiosa, sem nem saberem o que estão dizendo, acham que só pronuncia-la, obteve comunhão com Deus e ou proteção; mas não é bem assim.

A oração é a nossa comunicação com Deus. É um diálogo entre duas pessoas que se amam: Deus e o homem (SANTOS, S/D). Sendo assim, da a entender que orar é um bate-papo com Deus. De acordo com Silva (S/D), aprender a orar é uma das coisas mais importante da vida cristã. Falar com Deus é falar espontaneamente e naturalmente como se fala com seu amigo, com seu pai. Os judeus não podiam chamar Deus de Pai, mas você, pela fé em Cristo, foi feito filho de Deus e pode entrar com ousadia na presença Dele, chamando-o de Pai. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (Jo 1:12).

 Mas deve-se...

 

1)      Fazer uma oração sincera. Com toda liberdade. Conte os seus problemas para Ele e peça, em nome de Jesus, a solução de todos (Jo 16:24);

2)      Ser constantes na oração. Ore sem cessar e nunca desfaleça (Rm 12:12; 1Ts 5:17; Lc 18:1);

3)      Orar com fé, pois sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11:6).

Não esqueça: “a oração é uma de nossas armas contra o diabo e devemos “pegar” essa arma e usa-la, se quisermos vencer” (SILVA JUNIOR, S/D).

 

  1. 2.                  Ler a Bíblia

A Bíblia é a Palavra de Deus, um dos meios a qual Deus fala conosco. Assim como Ele nos ouve, Ele também quer falar conosco. Ao iniciarmos nossa caminhada ainda estamos com muitas duvidas a serem esclarecidas e conceitos a serem visto, é algo que com certeza nos ajudará é a renovação de nossa mente (Rm 12:2).

Ela é muito mais que um simples livro e muito importante para nossas vidas. Veja o porque :

  •  “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Tm 3:16). Sendo assim, conheceremos a Plena vontade de Deus para nossas vidas, pois o “Espírito tudo esquadrinha, mesmo as profundezas de Deus” (Rm 2:10).
  • Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele” (Pv 30: 5).
  • Ela é a Verdade que nos purifica e santifica: “Com que limpará o jovem seu caminho? Com o guardar de Tua palavra (Sl 119:9); Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17).
  • Ela nos consola e nos fortalece: A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra” (Sl 119:25); Ela é meu consolo em minha aflição, porque Tua palavra me vivifica (Sl 119:50).
  • Ela é Luz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho (Sl 119:105); “A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos simples” (Salmos 119: 130).
  • Ela nos gera fé: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17).

A Palavra de Deus como vêm é de grande importância, não importa quanto tempo estivermos na igreja, ela continuará sempre um alimento indispensável. E não importa qual seja o problema, a Palavra de Deus tem algo a dizer a respeito.

 “Se você foi constituído sacerdote e mensageiro de Deus, deve esforçar-se para adquirir este conhecimento divino” (SILVA JUNIOR, S/D). Ml 2:7.

 

  1. 3.                  Obediência

 “A chave para o crescimento espiritual é a obediência completa e espontânea a vontade de Deus” (SANTOS S/D).  Assim como um pai quer que seus filhos lhe obedeçam, assim Deus quer de nós, filhos obedientes (1Pe 1:14). Conhecer os princípios para o crescimento e não os aplicar à vida de nada vale.

Jesus nos disse para aprendermos com Ele que é manso e humilde de coração, mas também nos deu exemplo de obediência. “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz[1] (Fp 2:6-8).

Muitas vezes Deus nos surpreende com Seus pedidos, veja Gn 6:9-22; Gn 12: 1; Gn 22:1-18; Ex 3 10-12.  Lembrem-se, os pensamentos de Deus são maiores que os nossos e de muitíssimo valioso. (Sl 40:7; Sl 92:5; Sl 139:17; Is 55:8, 9).

Através da obediência você pode:

a) Provar o seu amor a Deus (Jo.14:21);

b) Permanecer no amor de Jesus (Jo. 15:16);

c) Fundamentar a sua vida sobre um alicerce firme (Lc. 6:46 ‑ 49).

Segundo Santos (S/D), os três auxílios (Oração, Ler a Bíblia e Obediência) permanentes ao nosso crescimento espiritual, mas citarei o quarto capítulo, indispensável, no qual não devemos esquecer.  

 

  1. 4.                  Frequentar a igreja regulamente

“O cristianismo não é para ser vivido sozinho. A vida em comunidade é a forma bíblica de vivermos a vida cristã” (Aluízio).

 Deus não habita na igreja, mas Ele se manifesta. A igreja é um lugar de adoração, e não devemos deixar de congregar (Hb 10:25). Na declaração de Davi em Sl 122:1, nos mostra o quanto ele ficou feliz em ser convidado a ir à presença de Deus. Não necessariamente pelo Templo, mas por Deus.

A Bíblia ensina que somos da família de Deus. (Gl 6:10; Ef 2:19). Está em comunhão com os irmãos é algo muito importante e maravilhoso (Sl 133) "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu Nome, ali estarei no meio deles" (Mateus 18: 20). Entenda uma coisa, Deus não habita em templo feito por mãos humanas, mas sim, habita no Templo que Ele mesmo formou, “você” (Is 66:1; At 7:48; 1 Co 6:19). 


 

  1. 5.                  Referencias:

Bíblia Versão (Reina valera, João Ferreira de Almeida e Nova Tradução da Linguagem de Hoje).

Manual para grupos familiares: Instruções práticas para evangelismo nos lares. Ed: Karis. Goiânia, GO, 2012, 172p.

ROCK, Lois. Quem é Jesus? Uma enciclopédia sobre a vida de Jesus. Ed: SBB. 128p.

SANTOS, Elaine Ferreira dos. Discipulado KERIGMA. S/D

 

SILVA JUNIOR, Walmiro Amador da. Sete Passos Para a Salvação. S/D.

SILVA, Aluísio A. Curso de consolidação. Ed: Vinha. Goiânia, GO, 2009, 128p.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrario, Ele abriu mão de tudo o que era Seu e tomou a natureza de servo, tornando-Se assim igual aos seres humanos. E vivendo a vida comum de um ser humano, Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte- morte de cruz. (NTLH).