“O QUE FAZER COM O 13º SALÁRIO? DICAS”

 

Welinton dos Santos é economista

 

              Com o 13º Salário surgem várias oportunidades, desde colocar contas em dia até compras com descontos ou mesmo planeja viajar, aqui vão algumas dicas para aumentar o seu rendimento e ter economia. Lembre-se que há a necessidade de planejamento, portanto, coloque no papel tudo que deseja de fato adquirir no final de ano, para evitar gastos desnecessários e estourar o orçamento.

               1º) Para quem têm dívidas este é o momento de renegociá-las, peça descontos, principalmente para contas antigas, chore, chore, após receber o último valor, não feche a transação, diga que vai pensar e faça contra proposta com valor que caiba no seu orçamento. Se optar por parcelamento cuidado com as contas de início de ano.

               2º) Aos que não têm dívidas, existem algumas sugestões, como: guardar uma parte para os gastos extras de janeiro, onde há o acúmulo de IPVA, IPTU, material escolar, outros impostos diversos, recolhimento a entidades de classe, dentre outros, portanto, reservar parte dos recursos para evitar o estouro no orçamento no primeiro trimestre é aconselhável.

               3º) Antecipar compras de final de ano, pesquisando e solicitando descontos em todos os produtos que não sejam perecíveis, no caso de compras de móveis, utensílios, equipamentos, eletrodomésticos, outros, lembrando-se da famosa pesquisa de preços e importante solicitar descontos, pegar vários panfletos, comparar preços entre concorrentes, inclusive pesquisar na internet e optar pelo melhor valor, na melhor condição financeira, lembre-se que produtos em vários pagamentos sem juros, sempre têm descontos à vista. Verifique também se existe diferença de preço para pagamentos com cartão de débito ou a dinheiro, assim poderá economizar um pouco mais.

               4º) Planejar uma viagem, quanto antes for feito reservas de hotéis e passagens aéreas, maior será o desconto, portanto programa-se e faça seu dinheiro render mais.

               5º) Investir em treinamentos neste período é interessante, pois, com a diminuição da procura por cursos no fim de ano há a possibilidade de negociar melhores taxas, mesmo que faça o curso no decorrer do próximo ano, conseguindo bom desconto.

                6º) Não esquecer das festas de fim de ano, a sugestão é comprar antecipadamente alguns presentes, frutas secas, bebidas e etc.

                7º) Com a facilidade do crédito é possível adquirir aquela máquina dos sonhos e começar seu negócio, mas lembre-se que é necessária disciplina, conhecimento de mercado e muita força de vontade para iniciar uma nova atividade, muitas vezes, paralela ao trabalho que já executa neste momento obter informações de órgãos como o SEBRAE é muito importante.

                Procure ter sempre paciência na hora de comprar. Boas compras!