Há muito pouco debate realmente profundo sobre fotografia profissional na Internet. Quer se trate de HDR, marcas d'água, Nikon vs. Canon, Mac vs. PC, fotografia direta vs. pós-processamento;

Entretanto não há escassez de debate. Um dos debates mais recentes e a confusão sobre o que faz um fotógrafo profissional.

Na verdade não há uma resposta preto no branco.

Antes  de tudo, vamos ver a definição de profissional e de amador e liquidar este debate rápido.

Profissional
1 Que diz respeito ou pertencente a profissão
2 Diz-se de quem executa as suas obrigações ou funções laborais e forma diligente, escrupulosa e eficiente.

Amador
substantivo
1 O que cultiva qualquer arte ou esporte, por prazer e não por profissão; curioso.
2 Aquele que trabalha sem remuneração.

Um fotógrafo profissional é alguém que é pago pela ocupação de fotografia. Um amador é alguém que se envolve em fotografia sem o pagamento apenas para o amor a arte. Então, o que há de errado nisso?

Ninguém quer ser um amador.

Bem, quase ninguém. Existem muitos amadores que preferem ser amadores, muitos temem perder a pureza e a liberdade de criação.  Quando você recebe dinheiro e tem clientes envolvidos, a pureza da criação de arte é contaminada até certo ponto, especialmente quando você está criando imagens para atender às necessidades de seus cliente.

Ser um profissional não tem nada a ver com a qualidade do trabalho. Existem amadores que fotografam melhor que muitos profissionais.

Há fotógrafos profissionais que a 30 anos fazem as mesmas receitas de bolo: mão no queixo, cabeça levemente inclinada, pano de fundo para simular um estúdio. Mas de criatividade nada. Cobram razoavelmente, mas não se desenvolvem técnica nem criativa mente.

Por outro lado existem fotógrafos amadores, que ganham dinheiro com outras profissões, que viajam o mundo e fotografam por hobby, mas todo dia experimentam ângulos novos, buscam estudar técnicas novas, se informam e criam. Mas não ganham um centavo com seu trabalho.

imagem feita em curso de fotografia


 A grande pergunta que fica é: quem é feliz? O amador ou profissional.

A resposta é simples: aquele que está onde quer fazendo o que deseja.

Basta apertar um botão e se considerar profissional? Na minha opinião não, num curso de fotografia é comum encontrar gente que fotografa a anos e nunca tirou a máquina do modo automático.

Uma coisa é ser um profissional, outra coisa é ser um profissional completo. Para ser um qualquer basta comprar uma máquina e pegar dicas com o balconista da loja, sempre vai ter alguém disposto a pagar.

Mas para ser um profissional completo, você precisa viver fotografia, respirar fotografia, aprender fotografia, cursar em tempo integral a escola de fotografia que só a vida pode dar.

Que tipo de fotografo profissional é você?