Lisboa está na moda e não são só os monumentos históricos que atraem os visitantes nacionais e estrangeiros. Também as esplanadas são sítios cool e para saber o porquê precisamos de reflectir um pouco sobre o modo como a capital de Portugal tem evoluído nos últimos tempos. De seguida vamos abordar o tema das esplanadas em Lisboa e a razão de estarem na moda:

Melhor e maior exploração dos recursos naturais da cidade- Lisboa sempre teve potencial para atrair visitantes mas ultimamente têm-se registado modificações que valorizaram de forma substancial a cidade. As obras da Expo em 1998, na zona oriental da cidade, ainda continuam a surtir efeitos positivos e as esplanadas que se situam naquele lugar privilegiado da capital chamam a si inúmeros turistas e não só, que ali acorrem atraídos pelos passeios à beira-rio, pelos espaços verdes e pela possibilidade de terem Lisboa ao alcance de qualquer meio de transporte. Da mesma forma as obras de requalificação da zona ribeirinha de Lisboa perto da Praça do Comércio e que se estenderam até bem depois do Cais do Sodré devolveram o rio Tejo à cidade e desenvolveram todo um manancial de possibilidades para as esplanadas de beira-rio.

Maior abertura de Portugal ao estrangeiro- A entrada em vigor do Espaço Schengen que permite a livre circulação de mais de 400 milhões de cidadãos europeus por grande parte da Europa trouxe a Portugal um sempre crescente número de visitantes e Lisboa usufrui de um número nunca antes visto de turistas estrangeiros. A maior parte destes visitantes gostam de ar livre e de sol encontrando nas esplanadas lisboetas um Eldorado para descansarem e para se refrescarem do Verão e do sol a que alguns não estão acostumados na sua terra natal.

Conflitos em muitos dos antigos destinos de férias- Portugal além do bom clima, do sol e das praias tem ainda outro tesouro importantíssimo a oferecer a quem o procura para passear: PAZ. A existência de inúmeros conflitos armados nos antigos destinos de férias preferidos por milhares de turistas permitiu que Portugal fosse o destino escolhido devido à paz, à tranquilidade e à simpatia das suas gentes. Lisboa sendo a capital portuguesa é obviamente o destino privilegiado de grande parte desses visitantes e por consequência as esplanadas em Lisboa beneficiam da conjuntura favorável.

As esplanadas são mais económicas do que os restaurantes- Nos tempos que correm poupar tornou-se na palavra de ordem e se é verdade que almoçar ou jantar num restaurante é sem dúvida dispendioso, petiscar numa esplanada sai muitas vezes mais em conta e é mais acessível à maioria das pessoas. O factor económico é pois outros dos motivos que levam a que as esplanadas lisboetas estejam tanto na moda. Elas são mais procuradas tanto por nacionais como por estrangeiros devido a proporcionarem refeições leves e a preços bem mais económicos do que grande parte dos restaurantes.

Correcta divulgação nos roteiros turísticos - Muitas das esplanadas em Lisboa estão já assinaladas nos roteiros turísticos de grande parte dos visitantes que chegam vindos do estrangeiro. Algumas esplanadas estão tão estrategicamente situadas que visitá-las torna-se quase numa obrigação para quem chega a Portugal. Longe vai o tempo em que o turismo era feito quase todo na base da descoberta do dia-a-dia, hoje os turistas sabem ao que vem e procuram por aquilo que querem conhecer. Incluir as esplanadas de Lisboa na lista dos lugares a visitar foi uma aposta ganha no sentido de trazer à capital mais lucros e às esplanadas mais frequentadores.

Melhor formação do pessoal que trabalha nas esplanadas- Os visitantes estrangeiros constituem a maior parte dos clientes das esplanadas de Lisboa e nos últimos tempos tem-se vindo a registar uma melhor preparação do pessoal que trabalha em contacto directo com os turistas. Hoje em dia já é frequente encontrar nas esplanadas empregados que falem vários idiomas e que percebam os pedidos feitos pelos clientes sem necessidade de recurso a tradutores ou a linguagem gestual. As próprias ementas contemplam as línguas estrangeiras mais faladas e quem chega de fora acaba por se sentir por vezes mais em casa do que os próprios cidadãos nacionais. Embora possa não ter grande importância o facto de os empregados das esplanadas estarem melhor formados para receber e lidar com os visitantes tem contribuído e muito para que as esplanadas de Lisboa estejam na moda.

Esplanadas são lugares de descanso e lazer por excelência aonde o tempo por vezes parece que para numa contemplação deliciada da paisagem e no saborear descansado de bebidas refrescantes. As esplanadas de Lisboa têm tudo para oferecer a quem as procura e estão entre as mais bonitas e mais agradáveis da Europa. Por isso e porque o clima também ajuda em muito, as esplanadas alfacinhas estão na moda e provavelmente assim ficarão por muitos e bons anos.