"O que eu posso fazer para inovar hoje no mundo do trabalho".

Diante da pergunta "o que eu posso fazer para inovar no mundo do trabalho vinculado à área têxtil", encaramos de imediato um importante desafio cuja envergadura transcende ao estudo do perfil individual do profissional ligado ao seguimento em questão, já que um ângulo de visão muito mais apropriado se obterá nas máximas do aspecto coletivo.
Isso porque, vemos nos dias de hoje, bons profissionais se deparando com o insucesso apenas por não levar em conta este importante quesito. Também é verdadeiro que o espírito de equipe ainda é o meio mais viável para que o processo produtivo alcance em seu decurso os melhores resultados de maneira sinérgica e harmoniosa.
O individuo deve trazer sempre em mente a idéia do todo, do agir em conjunto e da colaboração propriamente dita, a partir do que, se somam todos os resultados esperados ainda que nalgum momento estes não se mostrem em seus pontos culminantes. Entretanto, o conhecimento mútuo dos acontecimentos dentro do ambiente de trabalho é sugestivamente uma ferramenta com grande versatilidade, pela a qual, é possível medir o nível de participação e comprometimento dos colaboradores.
Entender as atribuições conferidas como grandes oportunidades de inovação em meio ao acelerado crescimento da indústria e da tecnológica, contrapostas às profundas transformações ocorridas no mercado de trabalho nos últimos dez anos (isso sem levar em conta o início real desse processo que remonta os cem anos) é sem dúvida, o ponto de partida para todo profissional cuja visão esteja voltada para o futuro. Não há forma mais fácil de estagnação (profissionalmente falando), do que a atitude de moldar ao perfil pessoal, os princípios ligados a atividades que por si só já instigam o envolvimento da equipe.
Sendo assim, os vetores de nossas vidas profissionais e, por conseguinte, o que pode nos "linkar" a novas e boas experiências são irremediavelmente a participação coletiva nas tomadas de ação e nos direcionamentos gerenciais; muitas vezes assimilando desafios que em razão dos quais, temos nossas habilidades sempre melhoradas. À bem da verdade deve-se acreditar que nem sempre o bom profissional e o bom ser humano são a mesma pessoa, no entanto, essa é uma situação em que o bom censo e o compromisso farão a diferença; agindo com destreza e focando os ideais.
Por isso mesmo, o objeto intrínseco deve receber a compreensão de que não se dará de modo consistente a não ser que seja visto como um produto da interação coletiva. De igual modo, seria a importante tarefa de garimpar com criatividade e competência, todo o potencial adquirido das experiências e do conhecimento naquilo que desempenhamos ao longo do trabalho. Destarte, observando cuidadosamente e dando a devida importância, sobretudo, naquilo que está ao nosso encargo, podemos com certeza contribuir paulatinamente para grandes inovações dentro de uma área de atuação.

LINDOJONHSON HOLANDA PEREIRA.
[email protected].


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
http://www.youtube.com/watch?v=b5_VwlMYI7Y
http://www.youtube.com/watch?v=mmWODyD6_XE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9wewvBwcsQ8&feature=related
FATEC-Americana
Dezembro 2010