A insônia é uma praga moderna. Todo mundo parece ter algum grau de dificuldade para dormir. A insônia é algo complicado, abstrato, pessoal. Um amigo me falou que se sentia como "um fantasma" em sua própria vida. Outro disse que não havia pior "agonia" do que a insônia. Pesquisas afirmam que mais de 30 por cento dos adultos têm dificuldades para dormir. O que em nossas vidas que nos mantêm acordados?
Se você ler relatos da mídia, todas elas se resumem ao mesmo argumento. Levamos um estilo de vida 24 / 7, ou seja estamos vinte e quatro hora por dia, sete dias por semana absolutamente ligados. Passamos muito tempo em frente dos computadores. Falamos em celulares tarde da noite. Desaprendemos a desligar. Pelo contrário. Estamos constantemente buscando nos ligar ainda mais, com muita cafeína, e álcool em demasia.
Mas em um recente simpósio realizado na Inglaterra dedicado a insônia surgiu uma explicação espantosa: uma mudança em nossa atitude para com o próprio sono. Parece que o que estamos sofrendo é de uma epidemia de <a href="http://www.squidoo.com/ansiedade-e-insonia">ansiedade</a>. Nossos níveis de ansiedade sobre o sono passaram pelo teto do quarto.
Isso não chega a ser propriamente uma novidade, quando sabemos que a insônia é principalmente psicológica. É uma relação viciosamente circular. A ansiedade causa insônia, que causa ansiedade.
E onde é que a ansiedade sobre o sono começa? Porque não é possível relaxar - e aceitar a insônia? É a pergunta chave para insones: o que está por trás da ansiedade sobre o sono?
Parece não haver uma resposta simples e direta para esta pergunta. Insonia precoce é muitas vezes caracterizado pelo pensamento ansioso ou contemplativo sobre as coisas que nos preocupam. Causas específicas de ansiedade, muitas vezes diferem de pessoa para pessoa. Para algumas pessoas são as dívidas, para outros é uma questão familiar. Para outros ainda, é o trabalho. Seja qual for o fator específico causador da ansiedade, quase sempre tem esta qualidade contemplativa,quando encontramos nossas mentes gravitando em torno do tema que nos causa ansiedade. Isso é bastante revelador do nosso nível de estresse.Se um indivíduo está constantemente preocupado e está passando por períodos de insônia prolongados, então está claramente a conectando a sua ansiedade a episódios de insônia.
Não há cura fácil para a insônia - e muito menos para a ansiedade. O sono é algo que dinheiro não pode comprar - mas não por falta de tentativas. Nos Estados Unidos já é uma indústria de 20 bilhões de dólares, basicamente direcionado a pílulas para dormir (quase sempre inadequadamente prescritas). Pesquisas mostram que 60 por cento dos usuários sofrem efeitos adversos quando param de tomar as pílulas para dormir depois de duas a três semanas, devido à tolerância ou dependência. É por isso que a terapia cognitivo-comportamental é amplamente recomendada (embora nem sempre disponível): a tentativa de substituir padrões negativos de pensamento pelo pensamento positivo.