Os reguladores de pressão nada mais são do que dispositivos que são totalmente construídos com o intuito de regular a pressão existente de um fluido em específico, seja em ar, água, gases, tudo isto normalmente conta com uma entrada de altas pressões de ordem variável e fornecem em sua saída um tipo de pressão que é considerada mais baixa e relativamente estáveis.

Os redutores de pressão para gás são considerados como um tipo de dispositivo que fica acoplado a um botijão de gás doméstico, o que permite uma boa redução de pressão do botijão que fica em torno de 100 libras para uma pressão de sopro forte, que é em torno de 0,5 libras. Toda a sua utilização é algo essencial para que o funcionamento do sistema de gás funcione corretamente alimentando os fogões e também os fogareiros.

Aqui no Brasil as normas do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia prevê a existência de um vencimento de um regulador por um prazo de até cinco anos de sua data de fabricação. De forma alguma os reguladores poderão ser alterados em suas especificações técnicas realizadas de fábrica, com a possibilidade de colocar em risco o seu utilizador ou mesmo seus consumidores finais.

A invenção deixada de lado

Os reguladores de pressão são considerados como uma invenção alemã que foi criada no ano de 1922, esta que surgiu quando houve a disseminação de todos os primeiros fogões a gás. Seu inventor acabou  inclusive deixando de lado o dispositivo sem ter interesse no mesmo ou ainda em sua comercialização. Ele pretendia apenas ter um redutor de pressão existente entre os botijões para a respectiva pressão de sopro.

Apesar disto com o passar do tempo muitas indústrias que são ligadas a este ramo acabaram percebendo em toda a instalação uma boa e lucrativa fonte de renda. De todos os primeiros reguladores de pressão, hoje eles são peças de museu, grandes e desajeitados, porém mudaram bastante, agora estão leves e versáteis. Por isso é um equipamento muito utilizado que porém muitas pessoas não lhe dão a sua devida importância.