Mais do que nunca, é absolutamente necessário que todas as pessoas passem a refletir com calma sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, antes que os danos se tornem irremediáveis.

Apesar de a situação estar atingindo níveis alarmantes, felizmente, começam a surgir soluções para mudar esse cenário preocupante, como é o caso das políticas e ações de sustentabilidade. A seguir, apontaremos algumas alternativas para driblar a crise energética e ambiental, respondendo a uma questão: o que é tecnologia limpa?

As tecnologias limpas – ou tecnologia ambiental –, no panorama atual de esgotamento de recursos naturais e impactos negativos profundos no meio ambiente, têm enorme importância, e muitos pesquisadores se dedicam ao seu desenvolvimento constante, para que se tornem, cada vez mais, uma realidade disponível para todos.

Essa ecotecnologia consiste em uma união importante entre dois campos centrais no mundo contemporâneo: tecnologia de ponta e redução drástica de produção de resíduos poluentes. Como consequência, o impacto ambiental da implementação dessa tecnologia é bem próximo a zero, ou seja, há foco total na sustentabilidade.

Alguns dos maiores exemplos da aplicação da tecnologia limpa são os chamados produtos verdes, que são artigos que não produzem quantidades relevantes de gases poluentes, ou que, para ser produzidos, se valem de energia renovável. Portanto, a ecotecnologia  se preocupa com economia de energia; aplicação, na linha de produção, de elementos recicláveis; e produtos com perfil retornável ou reutilizável.

Dessa forma, os princípios de nosso consumo cotidiano também são alterados, isto é, não é viável que se adquira bens e produtos de maneira indiscriminada, para posterior descarte no lixo; deve-se sempre, reutilizar e reaproveitar esses objetos, para que o planeta seja poupado.

Fontes energéticas renováveis

Energia eólica, solar, biomassa, maremotriz, ondas, biocombustível, entre outras, são os pilares da ecotecnologia, pois quais não se esgotam, mesmo com o uso constante.