Santo Agostinho, grande doutor da Igreja, um dia fez essa pergunta: O que é o tempo? E chegou a seguinte conclusão: “Se ninguém me perguntar, eu sei; mas, se alguém me puser a questão e eu quiser responder, já não sei”. Albert Einstein diz que o tempo “é uma ilusão. A distinção entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão”.

                        “O tempo é apenas uma medida relativa da sucessão das coisas transitórias; a eternidade não é suscetível de medida alguma, do ponto de vista da duração; para ela, não há começo, nem fim: tudo lhe é presente”. (A Gênese, Cap. VI, 2) Para Deus tudo é presente, porque Ele é eterno. “Para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia” (II Pedro 3:8)

                        No princípio, quando Deus criou céus e terra, o tempo estava divido apenas em dia e noite. Essa era a única divisão do tempo para o homem poder se situar no espaço onde estava inserido. Depois, o homem foi criando outras medidas de tempo, tais como: milênios, séculos, anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos. O tempo é uma medida necessária somente para quem vive no mundo material, pois, uma vez no mundo espiritual, já não estamos mais sujeitos ao espaço e ao tempo, estamos na eternidade.

                        A idéia de que o amanhã será melhor é muito relativa e pode não passar de uma ilusão para quem não está disposto a mudar de atitude ou de comportamento. “Se você continuar fazendo as mesmas coisas, obterá sempre os mesmos resultados”, porque o tempo é um só. O ontem e o amanhã é somente uma idéia de passado e de futuro, porém o que existe é o presente. A grande verdade é que somos o resultado dos nossos pensamentos. O que a neurociência vem comprovando cientificamente hoje e os psicólogos estudam há anos, já era verdade a mais de mil anos em outras culturas: somos o resultado do que pensamos! Ken O’Donell, em Caminhos para uma consciência mais elevada, afirma: “Se tenho pensamentos positivos, movo-me numa direção positiva. Se tenho pensamentos negativos, movo-me numa direção negativa. Se não tenho nenhum pensamento, não vou a lugar nenhum”. Porém não basta somente pensar, é preciso agir. Pensamento e ação, eis o segredo da verdadeira mudança em nossas vidas.

                        Então, que tal fazer o propósito de realizar pequenas ações em seu dia-a-dia, abandonando os velhos paradigmas, dogmas e pré-conceitos? Experimente diariamente coisas novas. Abra sua mente para novas possibilidades. Arrisque! Desfrute as novas oportunidades. Comece pensando positivamente sobre você e tudo que está a sua volta. Não fique preso ao tempo, contando quantos anos você já viveu ou pensando quantos anos ainda viverá. Viva o presente com intensidade e seja feliz!

 

João Vitor Mariano

Uraí - Paraná