O que é o poder político.

 A respeito do poder são varias definições dadas no decorrer da história da filosofia, e do desenvolvimento econômico de um determinado país.

 Uma ideia  básica de poder político, podemos determinar com a seguinte conceituação: A força que o Estado tem, com a finalidade de controlar a coletividade, ou seja, o conjunto da sociedade.

 Com o desejo  de garantir formas de desenvolvimento da sociedade a partir de relações distintas entres as forças que promovem o próprio desenvolvimento.

 O Estado por mais democrático que seja tem a finalidade de opressão, de marginalização de partes da sociedade, no sentido de não dar a todos os mesmos direitos, com o  motivo  de  fazer com que algumas forças tenham privilégios em relação as outras, dando legitimidade a discriminação.   

Então o que se entende como força de Estado,  na sociedade humana existem muitas forças em contradição, interesses diversos em conflito, então o que é legal diante dessas contradições.  

Aquilo que o Estado determina como institucional, e, se o Estado é uma Instituição tendenciosa, no sentido que não é um  ente metafísico, faz as leis com objetivos de beneficiar certas forças contrárias a outras forças.  O Estado é democrático apenas na  aparência e não em sua essência.

Nesse aspecto o Estado interfere na vida das pessoas, prejudicando classes sociais, em benefícios de outras, é exatamente a natureza do Estado.

 Quanto mais for uma força política de direita incorporada ao Estado com mecanismo de poder, nesse caso um partido político ou conjunto de forças partidárias pior será para o conjunto da classe trabalhadora.

 Eu desconheço na história, que o mundo tenha mudado para melhor por alguma coordenação de direita.  Com todos os erros da esquerda referendar a direita é no mínimo ser absolutamente idiota, trabalhar naturalmente contra as forças que merecem justiça social.

 Seja qual  for a natureza das classes trabalhadoras, aquelas cujo conceito define-se como os que vendem suas forças de trabalho, os que fazem o real desenvolvimento de um país.

  As piores formas discriminatórias de uma sociedade são institucionais e não individuais, naturalizam-se  tão somente pelo poder político.   

Em um jogo complexo de interesses particulares, vence sempre aquele que tiver mais força social, melhor souber conduzir ideologicamente forças opostas em benefícios de outras.

 Quando alguém da direita ou um conjunto de forças conservadoras na política conseguem conduzir um processo fazendo essa natureza de  manipulação e chegam ao poder, são  os que representam certas formas  de partidos incorporados no Estado como força política.

  A pessoa pobre com pouca cultura política pode muito bem ser ludibriada e isso acontece sempre, o que é importante ressaltar que as forças sociais marginais, são oprimidas na estrutura do Estado, nem sempre por meio de uma coerção organizada conseguem modificar a estrutura do Estado.

Nas sociedades organizadas com melhor nível de politização, as forças sociais possuem graus diversos  de força social. No entanto é sempre o Estado que possui o mais alto grau dessa força, e, procurar superar as diferenças das forças organizadas em benefício de forças superioras, nesse caso especifico,  as  forças dominadoras.

É muito difícil superar o Estado em benefício, dos verdadeiramente oprimidos, existe uma relação hierárquica de oprimidos, a opressão não se dá ao mesmo nível das relações ou de forças sociais.

 Mas o Estado burguês tem apenas uma finalidade, defender a estrutura política burguesa de dominação.  O Estado trabalha com dois mecanismo para ser como Instituição,  benfeitor dos privilegiados, um dos níveis imbecilizar a cabeça do trabalhador, fazendo  ele entender que tudo que acontece na sociedade é perfeitamente normal.

Segundo nível de dominação a força bruta, se o trabalhador, ou forças sociais se organizarem  para  tomar o Estado por meio da democracia, e estabelecer um sistema justo de distribuição de renda, provocando uma relativa igualdade entre as forças de produção.

 A  reação do Estado organizado é violenta e age com  todas as formas de violência,  inclusive criminalizado as forças sociais organizadas, um pouco o que hoje acontece com o partido dos trabalhadores.

 Uma tentativa de mostrar a sociedade que a esquerda é um bando de marginais, perigosos à própria sociedade, entendo esse fenômeno como uma organização de reação, não estou aqui referindo à questão do mensalão.

Até porque ninguém pergunta como a direita do Brasil faz para pagar contas milionárias das sobras de campanha política, outros meios são perfeitamente normais, ao que aparenta a sociedade democrática, o que parece ser até natural.

    Não é apenas o partido dos trabalhadores que tem  muita dificuldade para pagar somas milionárias quando perde ou ganha as eleições.

  É que tudo isso merece uma reflexão profunda, se os criminosos políticos do Brasil, fossem apenas Jose Dirceu e José Genoino, tudo maravilhosamente, eles serão presos e pátria encantadora voltará produzir as benesses, para um povo induzido à consciência ingênua.

Edjar Dias de Vasconcelos.