Na humanidade frívola e de sonhos fúteis, a onde o olhar do homem nunca está direcionado para o bem comum e sim para si mesmo ressaltando o egocentrismo e a anarquia moral, o ser humano se mergulha em angustias e frustrações por deixar aquilo que é e tentar a ser aquilo o que ele não é.

O ser humano foi criado a imagem de Deus (Gn. 1:27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.) para ser esta imagem de glória, graça e amor neste mundo (Efésios 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.), mas contudo, o ser humano não permaneceu no caminho em que Deus traçou para ele, mas, antes, procurou se enveredar dentro de sua vaidade e pensamentos perniciosos (Eclesiastes 7:29 Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.). Quando o ser humano aparta-se de Deus o resultado é a queda em constante degradação moral.

O que separa o homem de Deus? A Bíblia afirma categoricamente que a separação da humanidade com Deus é provocada pelo pecado (Isaías 59:2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.). Ação de estar apostado, não que o pecado tenha algum poder, ou porque este pecado anula o poder de Deus, mas sim é, que o pecado aliena o entendimento do ser humano contra Deus (Efésios 4:18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração), isto é, o que separa a humanidade de seu criador é o pecado.

O pecado não seria o ato errado, mas sim o desprezo do conhecimento de Deus (Romanos 1:21-23, 28 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis... E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes...), o desprezo a Deus é a raiz do pecado. Quando a humanidade despreza a Deus, o temor a Ele, será inexistente (Provérbios 1:29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR), nesta ausência do temor não haverá sabedoria de Deus e não seguiram seus estatutos em temor e em santidade (Salmos 50:16-17 Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras?) e nada adiantará ter um suposto credo ou uma suposta fé, se logo o fim destes que vivem em pecado será a destruição, que é a total separação de Deus (Mateus 3:10 Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. João 15:6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.).

A conseqüência do pecado na vida da humanidade é obscurecimento da glória Deus revelada no homem (2 Coríntios 4:4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.), isto faz com que a humanidade deixe a personalidade de Deus e, viva, uma personalidade destorcida daquela que o Senhor quer para ela. Deus anseia que a humanidade venha ser santa como Ele assim o é (1 Pedro 1:15-16 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.), este sentimento de Deus é para a proteção desta humanidade, pois o pecado, é provocador de danos devido ao que ele conduz o pecador a fazer (Gálatas 5: 19-21 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.), tais práticas atraem: dores, lamentos, tristezas, contendas, frustrações, mágoas, enfermidades (físicas, mentais e espirituais)... A Santa Escritura aponta a humanidade o caminho do gozo e da alegria, mas, contudo, quando esta humanidade não segue este caminho ela só encontrará a desolação e profunda angustia (Provérbios 26:2 Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre. Tiago 4:1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Tiago 3:14-16 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.). Esta é a conseqüência dos que semeiam na carne, colhem para sua própria predição e perdem a alegria da vida, da salvação e da presença de Deus. Se este é o motivo da humanidade ser frívola, cabe a pergunta: Como vencer o pecado?

O pecado só poderá ser vencido pela humanidade quando esta retornar ao conhecimento de Deus, a Santa Escritura fala a respeito da libertação da ação do pecado pela restauração do conhecimento de Deus (João 8: 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.), o pecado que tormenta e ruína a humanidade é vencido pela a verdade de Deus. Toda a Bíblia fala e aponta a esta verdade (João 6:45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.). Este conhecimento da verdade que nos traz a libertação do pecado é o pleno conhecimento da Pessoa de Cristo (João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.), esta verdade é o Cristo de Deus que nos religa a Ele.

A humanidade réproba e desprovida de Deus não é desprezada por Deus, antes Deus a conduz a Ele mesmo (João 16:13 quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.), o Espírito de Deus é o que conduz a humanidade à verdade de Deus, o pecador é afastado de Deus por causa de sua escolha, não por causa de Deus, pois este sempre apontará o caminho para o pecador, o Senhor que criou a humanidade e que foi traído por ela age de bondade para com a mesma para a fazer livre de seu mal (Salmos 25:8 Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores.).


A humanidade sem liberdade encontrará a liberdade quando a mesma deixar sua estultícia e se vesti de simplicidade a Deus (Salmos 25:9 Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.), a simplicidade é a percebida de humildade para a compreensão do mandamento de Deus, e, é de fundamental importância para um novo proceder (Oséias 6:3 Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Malaquias 4:2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.), o pecado é vencido pelo aceitar da vontade de Deus na vida dos que se aproximam a Ele (Mateus 11:29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.), apesar de ainda haver um julgo, este julgo não é de desassossego mas sim de descanso e plena paz, porque estes que o carregam, alcançaram a libertação de sua alma dos grilhões e os açoites do pecado, logo que absorvem o conhecimento de Deus que é Cristo Jesus (João 20:31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.), e foram completamente livres para Deus (João 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.), e alçaram a mudança do seu ser na palavra de Deus (João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.). Desta forma a humanidade será plenamente restaurada de seu proceder, e então seu mal será transformado em vida em abundância.