Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem essa rede social de contatos profissionais e não sabem o que estão deixando de ganhar com o uso dela. Mais de 200 milhões de profissionais no mundo têm um perfil na rede, 15 milhões só no Brasil. Mais de 3 milhões de empresas possuem “company pages” e os usuários do LinkedIn compartilham conhecimento em mais de 2 milhões de grupos. Até Universidades tem suas páginas no LinkedIn, com isso estudantes tem a oportunidade de encontrar informações institucionais e comentários de alunos e ex-alunos sobre a Universidade procurada, além de descobrir onde trabalham e quais cargos eles ocupam atualmente.

Números impressionantes, que só confirmam o quanto essa ferramenta pode ser útil para sua carreira. Você pode se conectar com antigos colegas de trabalho, se conectar com pessoas influentes na sua carreira ou até mesmo divulgar a sua empresa para potenciais clientes... são muitas as possibilidades. Não crie um perfil na rede com o intuito de ser chamado para uma oportunidade de emprego na outra semana, é um processo contínuo e com resultados a médio e longo prazo. Muitas pessoas utilizam o LinkedIn só quando estão procurando emprego e isso é um erro. Muitos headhunters procuram profissionais que já estão empregados nele, então é importante sempre manter o perfil atualizado, participar de discussões nos grupos, entrar em contato com suas conexões com uma frequência de pelo menos 3 meses.

Muitos profissionais já receberam propostas de emprego através do LinkedIn e você também poderá ser mais um. Basta ter um pouco de tempo e paciência para deixar o perfil completo, com todos os cursos que você fez, com as atividades e resultados alcançados em cada experiência profissional, trabalhos voluntários, projetos realizados... 

O LinkedIn também permite receber e conceder recomendações e é importantíssimo tê-las, com isso os recrutadores podem conhecer melhor qual o seu estilo de trabalho e como é a sua personalidade antes mesmo do processo seletivo. Também é muito importante investir em um resumo que chame a atenção do recrutador para o restante do perfil, pois ele é a primeira sessão que aparece. E coloque uma foto profissional, os perfis que possuem fotos são vistos sete vezes mais do que os que não possuem uma imagem.Saiba se vender, valorize seu trabalho e seu currículo, esteja visível para o mercado que com certeza conseguirá colher os frutos em um futuro próximo. 

Quem não está com o currículo na internet hoje em dia está invisível para os recrutadores. Pense nisso e crie logo o seu perfil no LinkedIn!