O QUE É O LAZER
 
O QUE É O LAZER
 


Resumo

O presente artigo trata do tema "O que é o lazer ? Entendendo o lazer passivo e Educando para o lazer ativo" e terá como finalidades tentar explicar de forma coerente o que é o lazer e sua importância, focalizando os dois aspectos de classificação de lazer os de "tempo e atitude". Por outro lado iremos abordar o lazer passivo e o lazer ativo e suas respectivas características. O trabalho trata ainda de propostas com o objetivo de educa para o lazer ativo e administração do tempo.
Palavras Chaves: lazer; tempo; atitude; lazer passivo e lazer ativo

O lazer faz parte da vida dos seres humanos, pois ele é um dos requisitos da vida, que proporciona prazer, liberdade, sensação de bem estar entre outros benefícios. Mas dependendo de como o individuo encara a realidade atual ou mesmo o tipo de lazer que exerce, implicará ao proporcionamento ou não dos benefícios que o lazer pode oferecer.

E partindo desse pressuposto o presente artigo se baseia no "O QUE É LAZER (Entendendo o Lazer passivo e Educando para o Lazer ativo)". E atribuiremos o assunto ao nosso cotidiano.

O que se pretende neste trabalho é tentar explicar de forma convincente o que é o lazer e sua importância, fazer a comparação entre lazer ativo e passivo ressaltando suas características focalizando dois aspectos de classificação de lazer os de "Tempo e Atitude", como também teremos como finalidade a exposição de idéias de como administrar o tempo e procurarmos entender a passividade como forma de lazer. Este trabalho não tem como finalidade dar uma definição própria de lazer, mas tentar encontrar respostas para a melhor forma de praticar o lazer em nossas vidas.

Em razão dos problemas abordados resumidamente na introdução e a fim de colaborar com outros estudos já publicados nesta área, tentaremos adotar uma boa estrutura metodológica para alcançarmos nossos objetivos.

Segundo Marcelino em sua obra Estudos do Lazer uma introdução (2000 p. 18) classifica o lazer em seis áreas fundamentais: os interesses artísticos, os intelectuais, os físicos, os manuais, os turísticos e os sociais, ou seja, o individuo pode realizar atividades de lazer em diferentes áreas, como por exemplo ir a academia pode ser considerado dentro da área dos interesses físicos, ou mesmo, ir ao cinema ou ao teatro como interesses artisticos.

Para alguns, algumas atividades pode ser consideradas como lazer para outros não, por exemplo como ir a uma pescaria ou jogar futebol. Porém, para um pescador que precisa realizar tal atividade como instrumento de trabalho para sobrvivência e também para um jogador profissional que tem a bola como ferramenta de trabalho pode ser considerado lazer para ambos? Acreditamos que sim, ambos estão em momentos de trabalho, portanto denpendendo da atitude (prazer) diante de tais funções pode-se considerar como atividade de lazer.

O lazer ligado ao aspecto tempo considera as atividades desenvolvidas no tempo liberado do trabalho, ou no "tempo-livre", não só das obrigações profissionais, mas também das familiares, sociais e religiosas. Por outro lado o lazer considerado como atitude será caracterizado pelo tipo de relação verificada entre o sujeito e a experiência vivida, basicamente a satisfação provocada pela atividade. Sobretudo para toda atividade ser considerada lazer é preciso que se esteja dentro dos dois aspectos, "Tempo e Atitude".

De forma clara e convincente definimos lazer como uma forma de você utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que você goste de fazer, ou seja, é tudo aquilo que estar relacionado ao tempo livre (não trabalho) e atitude (prazer) diante da atividade exercida.

Entendemos como Lazer Passivo como toda atividade que poupe energia do ser humano e os conduza ao modismo e é um tipo de lazer onde o indivíduo se expoe a produção e ao consumo, ou seja, alimenta a propaganda da indústria do lazer. Com isso o lazer é visto como um produto de compra em que envolve não somente o tempo mas o capital, e que não há possibilidades do individuo participar de forma integral como capaz de escolha e crítica.

Segundo Marcelino (2000):

"As poucas pesquisas que dispomos na área dão conta de que a grande maioria do tempo disponível é usufruida nos próprios locais de moradia, dentro das casas, o que propicia a formação de um "público cativo" da Televisão."

Porém, não se deve excluir o lazer passivo, até por que é inevitável nos tempos atuais, e as vezes a atividade passiva pode gerar tão quanto prazer como o lazer ativo, como por exemplo: um torcedor de futebol que torce em casa, com muita impolgação, vibração e alegria pode estar se satisfazendo prazerosamente até mais de quem estar torcendo ao vivo no estádio, ou quando uma pessoa resolve ler um bom livro, ou seja, para tudo depende do tempo livre e da atitude presente nas atividades. Mas vemos o lazer passivo como modismo estando relacionado ao consumo atraves de propaganda da industria do lazer e aos jogos eletronicos, a televisão, os computadores entres outros queafetam as pessoas desde a sua fase de criança até a fase adulta poupando-o em: energia, a não interação social, assim como os efeitos do modismo e criatividade. Até aqui, tratamos de determinado segmento social que dispõe do tempo e do dinheiro para o lazer.

Acreditamos que ao contrário do lazer passivo que consiste na propaganda bem-montada da indústria do lazer, ao contribuir, por sua vez, com esse processo de alienação, orienta as escolhas e o modismos, manipula o gosto, determinando os programas. O lazer ativo, por sua vez, se caracteriza pela participação integral da pessoa como ser capaz de escolha e de críticidade.

Dessa forma, o lazer ativo permite a reformulação da experiência, o que não ocorre com o lazer passivo, no qual a informação recebida ou a ação executada não se reorganizam, de modo que nada acrescentam de novo, ao contrário, reforçam comportamentos mecanizados.

Outras caracteristicas do lazer ativo consiste muito no que se diz respeito a recreação e atividades físicas proporcionando assim interação social e saúde. Onde o indivíduo procure buscar algo que lhe transmita prazer e ao mesmo tempo relaxamento, tentando esqueçer um pouco suas tarefas e reações de estresse da sua vida cotidiana.

Segundo Marcelino (2000), não se pode deixar de considerar o termo lazer como carregado de preconceitos, motivados por um pretenso caráter superfluo de algumas icorporações como nos luminosos das lojas, nos títulos das revistas, nas seções dos jornais, entre outras situações da vida cotidiana, contrapondo-se à situação socioeconômica de algumas pessoas, grupos ou mesmo comunidades.

Pois, pela visão de algumas pessoas o lazer só faz parte da vida daqueles que possuem um certo capital, colocando assim a maioria dos individuos como seres participantes apenas de atividades trabalhistas para suprir suas necessidades, sem tempo e nem capital para usufruir deste bem (lazer).

Dessa forma para algumas pessoas lazer é futebol, assistir tv, para outras é pescaria, ou jardinagem, etc. O que pretendemos mostrar é como dividir as horas disponíveis no dia-a-dia, aliando-se o lazer ativo como parte das ocupações para distração e relaxamento.

Procure fazer o que você realmente goste e sente prazer, mesmo que seja algo anunciado por alguma insdustria de lazer, mas que você se sinta bem realizando tal atividade, porém, realize tarefas ativas voltadas para as atividades físicas e de saúde, atividades que envolva interação social, que possa colocar-lhe como ser capaz de escolher e críticar as atividades compostas e expostas a si.

Sabemos que nossas escolhas cotidianas vem afetando a maneira de como e por quanto tempo vivemos. Não basta apenas uma alimentação saudavel, um bom emprego ou uma boa forma de se socializar, necessita-se antes de tudo de um tempo pra cuidar de si mesmo exteriormente e interiormente.

É manter, ou melhor, tentar manter um novo padrão de qualidade de vida. Então vem a necessidade de administrar de forma consciente o tempo a que se dispõe as diversas atividades que compõe o dia-a-dia. Na questão Sócio-ambiental vem a adminstração da moradia, transporte, segurança, assistência médica, condições de trabalho, educação de qualidade, opções de formas de lazer.

Ainda padronizando o tempo individual que é muito impotante e incondicional a cada ser humano. É trabalhar seu estilo de vida, buscar formas de controlar seu stress seja através de uma atividade fisica, de um curso de pintura, um passeio com a familia e alguns amigos, atividades que incentivem a utilização do raciocinio lógico, relacionamentos com outras pessoas e comportamento preventivo em diversos aspectos (sociais, pessoais, sexuais e etc).

Seria abrir caminho para uma nova forma de viver, já que estamos em uma era que o tempo corre muito e nunca encontramos tempo pra nada, ou pensamos não ter tempo pra nada.

Apartir das informações acima mencionadas, podemos entender um pouco da vida nos tempos atuais, acumulada de muito trabalho, ocupações do dia-a-dia e muito stress, resultado de uma sociedade capitalista. E por outro lado as pessoas que vivem nesta sociedade apresentam um outro "sintoma", a falta de tempo. Devido a correria do dia-a-dia muitas pessoas pensam não ter tempo pra nada, e desta forma acabam sem a prática de lazer. Este que é um direito de todos e se torna cada vez mais dificil o seu acesso devido as caracrerísticas da sociedade atual.

Portanto o lazer é uma forma de se libertar das ocupações do dia-a-dia, seja, do trabalho assalariado, e das obrigações diárias, é se satisfazer com algo que esteja relacionados em dois aspectos, tempo livre (não trabalho) e atitude (prazer),ou seja, atividades que esteja fora do tempo das ocupações diarias em geral e ao mesmo tempo que lhe proporcione prazer e sensação de liberdade. Vemos o lazer ativo como o tipo de lazer mais apropriado ao ser humano, principalmente nos dias atuais, por meio de que ele se caracteriza pela participação integral da pessoa como ser capaz de escolha e de crítica, assim como também estar relacionado muitas vezes as atividades físicas, que é um fator primordial contra o sedentarismo e stress.
 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
77 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou Ricardo Oliveira discente do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri - Urca, residente na cidade do crato -ce.
Membro desde julho de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: