O DVD R nada mais é do que um tipo de mídia equivalente ao CD-R apesar disto ele conta com uma capacidade de 4,7 GB de dados, além de ser um disco onde podem ser gravados dados de vídeos apenas uma vez.

Existem dois tipos de discos de DVD R, como por exemplo DVD-RA (autoria) e DVD-RG (uso geral).  Podemos dizer que no caso da mídia de DVD-RA é possível se utilizar quando o disco de DVD é encaminhado para uma fábrica para a gravação de DVDs que sejam comerciais. Já no outro caso é uma mídia convencional para utilização caseira e geral, que roda na maior parte dos players de DVDs onde em casa o usuário poderá inclusive ter cópias de seus próprios filmes.

Existem alguns tipos de player mais antigos que não aceitam alguns tipos de mídia de DVD R e também não podem  ser lidos outros tipos de discos.

Sobre outras versões do DVD R

No caso do DVD – R ele conta com outros tipos de versões que permitem que sejam regravadas. E com isto para utilizar este tipo de mídia é preciso se comprar um disco chamado de DVD – RW, estes que são discos que poderão tocar tranquilamente em DVD players comerciais mais novos sem que tenham problema algum. Na maioria das vezes os players mais antigos não reconhecem este tipo de mídia, e por isso precisam que ele esteja finalizado para que possa ser regravado. Depois que este disco for finalizado, é possível se gravar dados novamente apenas a partir do momento que formatar o seu disco, fazendo com que seus dados anteriores possam ser perdidos.

Sobre o DVD + R

Este é o tipo de mídia mais comum existente que poderá ser gravado para assistir filmes em seu DVD Player, e apenas poderão ser gravados em gravadores convencionais, podendo apenas ser reproduzidos em detectores de mídia em DVD – R. Existe uma teoria de que um deles é mais rápido do que o outro, mas isto é somente perceptível quando o usuário realiza a gravação de dados e não de vídeos.