O objetivo das blindagens radiológicas é garantir a manutenção de níveis de dose de radiação tão baixos quanto razoavelmente exequíveis, não ultrapassando os níveis de restrição de dose estabelecidos no arcabouço legal nacional.

   A memória de cálculos de blindagem é um documento onde é especificada a espessura da barreira que irá constituir a proteção radiológica. A aplicabilidade destes cálculos ocorre em todos os ambientes onde há fontes radioativas naturais ou artificiais, como por exemplo, Raios X (médico, odontológico ou veterinário), tomografia computadorizada, mamografia, hemodinâmica, radiologia intervencionista, medicina nuclear, equipamentos híbridos como PET/CT, ou SPECT/CT, etc.

   Este documento além de ser requisito básico exigido pela Vigilância Sanitária para licenciamento e também em inspeções, é responsável pela otimização de custos no momento da aquisição dos materiais utilizados na barreira (chumbo, barita, placas de gesso, madeira maciça, etc.). Geralmente o custo de elaboração do cálculo é absorvido nesta economia trazendo ao cliente o conforto do respaldo profissional.

Fonte: http://www.fisicomedico.com.br/cb.html