Decidi escrever este artigo por indignação pelas vagas postadas à procura de profissionais de Marketing.

Diariamente temos uma enxurrada de novas oportunidades de emprego pra assistentes ou auxiliares de Marketing com requisitos que simplesmente não existem em nenhuma grade curricular.

Você pode ser graduado, possuir NBA, doutorado, até mesmo mestrado em Marketing e em nenhuma dessas formações, seja aqui ou no exterior, irão te ensinar ou solicitar que saiba ferramentas de edição ou criação de imagem.

A palavra Marketing atualmente tem sido utilizada para qualquer coisa, seja pra venda, seja para publicidade ou propaganda, seja para administração e agora para criação de arte.

O significado da palavra Marketing é:

Estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc...

Ou seja, recorrendo a, isso significa que o profissional de Marketing, para atingir seus resultados, recorre a outros profissionais de acordo com o planejamento e estratégias adotadas.

Este ano me formo em Marketing, graduação, depois de quatro longos anos estudando todas as vertentes que um profissional de Marketing pode atuar. Realmente, existem inúmeras formas de trabalhar, podemos atender todo e qualquer produto ou serviço, temos um oceano azul pela frente, mas definitivamente nossa missão é estudar o mercado, planejar, criar estratégias, estudar mais e posicionar nossos clientes a frente da concorrência ou pelo menos incomoda-los.

Nosso atual cenário econômico esta assustador, temos mais de 14 mil desempregados e o cenário político também não está ajudando, com isso vemos diversas vagas de emprego 2X1, sim, vagas pedindo que um profissional de Marketing tenha conhecimento em ferramentas de edição e criação de imagem como CorelDraw, Photoshop, Illustrator, entre outras, assim como vagas para designer, solicitam que eles tenham conhecimento em Html, ou seja, programação.

Um verdadeiro profissional de Marketing não executará sua real competência caso seja designado a múltiplas funções, devemos ensinar ao mercado o verdadeiro significado deste profissional e tudo que ele pode fazer para melhorar qualquer segmento.