Muitos cristãos tentam ter os dois, querem a liberdade que há em Jesus e a escravidão do mundo satisfazendo os seus desejos, seus sonhos e vivendo a sua vida deleitando-se nos prazeres e distrações do mundo.
Deus dá ao homem a opção de escolher o caminho que quer seguir. Deus não vai impor a sua vontade sobre nós, se escolhermos conquistar as glórias do mundo, nos deleitar no prazer e diversões que o mundo oferece, o Senhor não nos impedirá. Ele nos deixará escolher o que mais amamos e desejamos.
Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
O diabo está sempre tentando manter o homem longe do verdadeiro conhecimento de Deus. O maligno conquista a amizade do homem porque apela para sua natureza carnal.
Um cristão carnal vai querer escolher a forma de cristianismo que o diabo oferece, um cristianismo que se encaixa no estilo de vida que ele quer, ou seja, como ama a sua vida neste mundo, não quer abandonar suas práticas carnais e pecadoras, por Jesus.
A nossa vontade é a fonte de todas as nossas ações sob o controle do pecado, do ego, da vaidade, do orgulho, da soberba e da altives. Nossos desejos farão com que ajamos para satisfazer o nosso próprio prazer e desejos. Deus nos chama para rendermos a nossa vontade a Ele, afim de que Ele possa assumir total o controle de nossas vidas, e desse modo fazermos somente o que agrada a Deus.
Se obedecermos a este chamado de Deus, e nos apresentarmos ao Senhor como sacrifício vivo, a Deus, Ele vai tomar posse da nossa vontade e começará a agir em nós.
Assim como a justiça própria é a maior inimiga da verdadeira justiça, a vontade própria do ser humano é opositora e inimiga da vontade de Deus. Só seremos cheios do Espírito Santo, se nos esvaziarmos do nosso eu (da nossa vontade própria), se não chegarmos a Deus e entregarmos as nossas vontades, desejos e nossos direitos a Ele, jamais saberemos o verdadeiro significado de sermos cheios do Espírito Santo.
Paulo nos lembra que:
(II Corintios 5:14) - Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.
(II Corintios 5:15) - E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
(II Corintios 5:16) - Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.
(II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Isso significa que Jesus morreu por todos os que nele crêem, e todos que crêem em Jesus morrem para o pecado e para o sistema do mundo, que é contrário aos ensinamentos de Jesus. Logo, nos que vivemos (quem crê em Jesus e pratica, tudo o que a Bíblia ensina), não podemos mais viver para nós mesmos (para satisfazer as nossas vontades, sonhos e desejos), devemos viver para Deus e para fazer a vontade Dele.
O que são coisas velhas e o que é tudo novo? O cristão tem que mudar totalmente a sua vida. É inconcebível uma pessoa se dizer cristã e continuar tendo a mesma vida que antes. As coisa velhas, quer dizer, vida de pecado, a vida seguindo a direção do sistema do mundo.
Temos que entender que quando aceitamos a Jesus somos transformados em uma nova criatura, isso significa que estamos sendo transformados a semelhança de Jesus. Isso quer dizer que não podemos mais viver para nós mesmos e para satisfazer as nossas vontades e desejos. Agora vivemos em função de Jesus e para Deus, o nosso objetivo de vida é ser igual a Cristo e pregar o evangelho a toda criatura.
Seguir a Jesus e tomar a sua cruz, significa renunciar a si mesmo, ou seja, abrir mão de sua vida, por Jesus. Isso é uma morte diária por escolha própria. No entanto, poderíamos entregar algo para o Senhor que não nos custe algo?
(Mateus 16:24) - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
(Mateus 16:25) - Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
O espírito em que uma pessoa está, determina sua vida espiritual. Você pode declarar ser um soldado de Cristo, mas se o espírito que move a sua vida é o espírito do mundo, a sua vida vai estar voltada para os seus interesses, sua vontade, seu sonho e terá sempre os seus problemas em primeiro lugar. Agora se o espírito que move é a sua vida é o Espírito Santo, você vai viver para fazer a vontade de Deus, renunciará a sua vida, pregará o evangelho, e terá como preocupação o seu próximo. A eficacia da sua batalha depende do seu modo de viver, e em que espírito você está.
A batalha espiritual é sobre definir a quem iremos nos submeter, infelizmente, mas do que percebem, a maioria dos cristãos está obedecendo ao diabo (seguindo o curso do mundo, amando as coisas desse mundo e conformados com esse mundo e o que há nele).
(Lucas 14:26) - Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
(Lucas 14:27) - E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
(Lucas 14:28) - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
(Lucas 14:29) - Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
(Lucas 14:30) - Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
(Lucas 14:31) - Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
(Lucas 14:32) - De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
(Lucas 14:33) - Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
(Lucas 14:34) - Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?
(Lucas 14:35) - Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Temos que pesar na balança se teremos condição de seguir a Jesus e sermos seus discípulos. Temos que nos perguntar: "Eu quero renunciar a minha vida e o conforto, a diversão e os prazeres desse mundo, para seguir a Jesus?"
Porque se não renunciarmos a tudo isso por amor a Cristo, não adianta segui-lo. Quem é morno ou frio não será salvo, esses são os crentes infiéis de Mateus 7:21-23. Nós somos o sal da terra, se nós perdermos as qualidade de salgar, nos tornaremos imprestáveis para Deus, e não serviremos nem mesmo para ser jogados no lixo ou na lixeira (monturo).
É hora de acordar, parar de seguir esse evangelho falsificado que está sendo pregado, e tornar-se verdadeiramente discípulo de Jesus.


Evangelista Rogério Reis.