Ao assistir um noticiário, ler uma revista ou jornal, deparamo-nos com milhares de reportagens que utilizam termos super-complicados sobre investimentos. Mas antes de tentar entender esses termos, a pergunta é: O que é investimento e por que nós investimos ou devemos investir? Você saberia responder?

Na verdade, esse termo "investimento" está empregado de maneira errada. Na teoria econômica há uma pequena diferença entre investimento e poupança.

Quando acessamos o Home Broker ou ligamos para um corretor e damos uma ordem de compra de 1k de ações da Petrobrás, por exemplo, estamos apenas poupando. No entanto, quando adquirimos um novo bem de capital, isto é, bens que geram novos bens (riquezas), de fato investimos.

Isso porque quando compramos ações, títulos ou qualquer outro ativo financeiro aumenta-se a poupança nacional e quando se compra novas máquinas ou terrenos para aumentar a produção caracteriza-se investimento, agregando-se valor à produção do país.

Pode-se entender facilmente por que, na visão macroeconômica, a poupança (sua carteira de ações, por exemplo) não gera efetivamente renda ao país, visto que seu cálculo é dado pelo total da produção nacional subtraído o consumo das famílias e os gastos do governo. Entretanto, a ampliação da capacidade de produção de uma fábrica é um fator de aumento no PIB nacional, o que leva a um aumento efetivo de riqueza do país.

Mas, por pura convenção e pelo fácil entendimento do público, o termo investimento é usado quando nos referimos a qualquer aquisição de ativos financeiros.

Como o propósito do site não é dar um curso específico de economia, também utilizaremos esse termo para tratar de uma compra de ações, CDs (Certificados de Depósito, veremos mais tarde) ou qualquer outro ativo negociado no mercado.

Em resumo, investimento (poupança) é a privação do uso de recursos disponíveis hoje para receber um valor superior no futuro. Neste "receber um valor superior no futuro" está implícito o conceito de juros, que nada mais são do que o prêmio por abrir mão desses recursos hoje (discutiremos isso com mais detalhes nos próximos artigos!). E vale ressaltar também que dentro do termo juros está embutido outro prêmio extra pelo risco que corremos de não receber de volta o valor investido.

Partindo dessa idéia de juros, podemos discutir dois termos muito comuns em economia e finanças. O primeiro é "valor do dinheiro no tempo", ou seja, 1.000 unidades monetárias hoje não serão iguais a 1.000 unidades monetárias no futuro. E o outro termo é "custo de oportunidade" que, grosso modo, é o que você perderia ou ganharia se estivesse comprado em outro ativo.

Enfim, partindo para a segunda questão exposta: Por que nós investimos ou devemos investir? Por que existem pessoas no mundo todo que gastam tempo e dinheiro, como muitos de vocês, para entrar nesse negócio tão complicado?

A resposta seria bem simples: ganhar mais dinheiro. Mas será que é só isso mesmo? A resposta é não. Existem "n" motivos para se investir que pode variar de pessoa para pessoa.

Ganhar mais dinheiro pode ser o objetivo mais primitivo, mas a verdade é que todos nós pensamos em investir para, por exemplo, comprarmos uma casa quando casarmos, pagarmos a faculdade de nossos filhos, fazermos um tratamento de saúde, termos uma aposentaria tranquila, para nos sentirmos mais confiantes perante nossos amigos e família, ter a sensação maravilhosa de fechar uma posição ganhadora ou, simplesmente, o frio na barriga quando erramos o pé e diminuímos nosso capital em alguns minutos.

São inúmeros motivos além do aumento do patrimônio e seria impossível listá-los todos aqui. Porém, hoje em dia, você pode encontrar, na internet ou em livros, diversos títulos sobre o assunto. Uma sugestão é o livro "Aprenda a Operar no Mercado de Ações" que foi escrito por Alexander Elder – grafista formado em Psiquiatria – e é de grande valia para a compreensão da psicologia do mercado e os motivos pelos quais as pessoas investem, sobretudo em ações.

Espero que tenham gostado desta primeira publicação, uma ótima semana a todos e ótimos trades !!!

Preparem-se que virá muito mais pela frente!

Powered by Hotmoney.blog.br