Com o imperialismo, foram criados conflitos, uma disputa constante entre potências que levou a divisão de continentes, hoje conhecidos como zonas de influência; já o capitalismo por sua vez traz grandes transformações quanto a realidade e ao saber da geografia.
Um monarca estudioso, Rei Leopoldo II, em 1876, consegue a presença de sociedades geográficas de vários países, junto de diplomatas e exploradores famosos na Conferência Internacional de Geografia que foi realizada em Bruxelas, Leopoldo tinha por objetivo mostrar a importância da geografia como um saber, e as razões de que a mesma se tornaria um saber der prestigio em conjunto aos governos, com isso o imperialismo avança sobre a África, Ásia e Oceania.
O imperialismo deixava de ser organizado, como o capitalismo o mesmo começa a introduzir a ciência em seu processo produtivo, em relação a produção industrial; expedições eram destinadas a exploração e mapeamento de terrenos.
A história da geografia é estudada através de registros feitos pelo próprio homem, não é possível ter progresso nesse estudo, se não partir daquilo que se tem nas mãos, pois não é possível haver história se a mesma partir do nada.
No pensamento de La Blache, a geografia estuda os lugares, não os homens, a sociedade por sua vez coloca em pauta a relação, homem e natureza, e o espaço assim produzido por essa relação.
A escola alemã, trilhando seu caminho para o status científico estuda duas vias da geografia: a geografia política estatística e a geografia pura.
Ratzel um grande estudioso da geografia fica encantado quando Darwin cria a ??teoria das seleção natural das espécies??, onde acontece uma luta intensa pelo espaço, quando o mais forte morre, quer dizer, a uma briga pelo espaço que fica sem o seu respectivo dominante; Humboldt que também contribuiu para a geografia na escola alemã, tinha ênfase na geografia ecológica que estudava a natureza como uma unidade, e envolvia o homem como também parte desta; já Ritter em sua geografia histórica, estuda a concepção de mundo, tendo como ponto de partida o homem.
A escola francesa só nasce quando a França é derrotada pela Alemanha na guerra em 1870, a geografia francesa por sua vez, mantém um modelo imperialista da geografia alemã, entretanto a geografia alemã se apoiava no idealismo kantiano, como Humboldt se diferenciavam na escala de referência, Humboldt era totalmente totalizante e Ritter regional portanto, a geografia que temos hoje em nossas escolas e universidades, é a geografia por eles sistematizada.
Os estrategistas da guerra do Vietnã, foram os geopolíticos, contudo é possível afirmar que a geografia vinha se tornando uma arma precisa de controle d e espaço, Yes Lacoste afirma que _ a geografia serve antes de mais nada pra fazer a guerra.
A luta que se tinha na década de 70 do socialismo e da democracia, vem da combinação da crise do capitalismo, resultando na desistalinização da composição da política mundial.
Pierre George foi o responsável pela perda da divisão natural dos continentes, portanto o mundo acaba por se dividir em dois sistemas, o capitalista e o socialista, a geografia se inclui nos países, dependendo da organização de seu sistema econômico.
O desenvolvimento na formação do pensamento geográfico se faz necessário, a partir do momento em que o homem se dispõe a querer se por à par dos fundamentos e da estrutura da mesma.
Pestalozzi afirmava que a geografia era melhor compreendida quando à um contato de interação com o mundo exterior, ele privilegiava a natureza para ter um melhor recurso de aprendizagem.
Com a mercantilização das mercadorias, o capitalismo tem força suficiente para se expandir de forma que a sua subsistência era garantida pela natureza, todo esse processo só mostrava que se podia afirmar que tanto o homem e o capital, mais cedo ou mais tarde entrariam e contradição com a natureza.
É o trabalho que funde o homem a natureza e ao mesmo tempo os demarca, pois o homem é o único ser, que se reproduz conscientemente; os processos de trabalho se modernizam e com isso a uma acumulação no espaço, exemplo disso é a verticalização das cidades, com isso a disputa de classes é presente constantemente.
A geografia portanto, é uma medida para a melhoria e bem de todos, depende somente dos homens que a fazem que a usem de uma forma correta para reorganizarem espaços, explorarem lugares, e expandir seus conhecimentos sobre a mesma.